DECRETO Nº 15.391

 

DISPÕE SOBRE ALTERAÇÃO NA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA BÁSICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REMANEJA OS RECURSOS HUMANOS, MATERIAIS E PATRIMONIAIS.

 

O Prefeito Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espirito Santo, no uso de suas atribuições legais e com fulcro no art. 4º da Lei Municipal nº 5.287, de 28 de dezembro de 2001, que autoriza extinguir ou agregar Secretarias Municipais,

 

DECRETA:

 

Art 1º - Nos termos do art. 4º da Lei Municipal nº 5.287, de 28 de dezembro de 2001, a Estrutura Administrativa Básica da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, com a extinção ou agregação de Secretarias ou de Órgãos  Municipais, e, ainda, com a mudança de nomenclaturas, passa a ser a seguinte:

 

I-     O Gabinete do Prefeito passa a denominar-se SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO – SEGOV, agregando a Assessoria Executiva de Gabinete, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, os Órgãos de Aconselhamento, a Comissão de Licitação e a Gerência Especial para Assuntos Institucionais.

 

a)      Fica transferida a Gerência Geral da CEASA Regional Sul, subordinada à atual Secretaria Municipal de Governo, para a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

b)      Fica transferida a Coordenação de Comunicação Social e seus órgãos, subordinada a atual Secretaria Municipal de Governo, para a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais, subordinada ao Gabinete desse Secretário.

 

c)      Fica transferida a SUPERINTENDENCIA GERAL DO CMU, subordinada a atual Secretaria Municipal de Governo, para a Secretaria Municipal de Administração, subordinada ao Gabinete desse Secretário.

 

d)      Passa uma ASSESSORIA TÉCNICO–ADMINISTRATIVA, subordinada à atual Secretaria Municipal de Governo, a denominar-se ASSESSORIA DOS ÓRGÃOS DE ACONSELHAMENTO.

 

e)      Fica transferida a COORDENADORIA TÉCNICA E ADMINISTRATIVA, subordinada à atual Secretaria Municipal de Governo, para a Secretaria Municipal de Saúde.

 

f)        A GERÊNCIA ESPECIAL PARA ASSUNTOS INSTITUCIONAIS, subordinada à atual Secretaria Municipal de Governo, passa a denominar-se COORDENADORIA MUNICIPAL DE PROJETOS ESPECIAIS DE TURISMO.

 

g)      A ASSESSORIA EXECUTIVA DO GABINETE, subordinada à atual Secretaria Municipal de Governo, passa a denominar-se COORDENADORIA MUNICIPAL DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA.

 

h)      Fica transferida a ASSESSORIA DE APOIO ESTRATÉGICO, subordinada à atual Secretaria Municipal de Governo, para a COORDENADORIA MUNICIPAL DE ARTICULAÇÃO POLÍTICA.    

 

i)         A SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR, subordinada a Secretaria Municipal de Governo, passa a denominar-se COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

 

j)        Passa a ASSESSORIA TÉCNICA ADMINISTRATIVA, subordinada ao Gabinete do Prefeito, a denominar-se ASSESSORIA DOS ÓRGÃOS DE ACONSELHAMENTO.

 

k)      Fica transferida a ASSESSORIA DE CERIMONIAL, subordinada à Coordenadoria de Articulação Política, para a Secretaria Municipal de Governo. 

 

l)        O Departamento Administrativo e de Controle Documental, subordinado à Secretaria Municipal de Governo, passa a denominar-se DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO, vinculado à Coordenadoria de Projetos Especiais de Turismo.

 

m)    Fica transferida uma Assessoria Técnica Administrativa, da Secretaria Municipal de Governo, para a Secretaria Municipal de Cultura.

 

II-        A Coordenadoria de Planejamento passa a denominar-se SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO - SEPLOG, agregando a Secretaria Municipal de Administração, a Secretaria Municipal de Recursos Materiais e a Secretaria Municipal de Transportes.

 

a)      Fica transferida a SUB-SECRETARIA, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, para a Secretaria Municipal de Governo, subordinada ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se ASSESSORIA EXTRAORDINÁRIA DE GOVERNO.

 

b)      Fica transferido o DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DE TRANSPORTE PÚBLICO e sua divisão, da  Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DE POSTURAS E TRANSPORTE PÚBLICO.

 

c)      Ficam transferidas oito Assessorias Especiais da atual Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão para a Secretaria Municipal de Governo.

 

d)      Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Transportes para a Secretaria Municipal de Governo, passando a denominar-se COORDENADORIA DE GABINETE, que agregará o Departamento de Apoio Logístico, a Divisão de Recepção e Distribuição de Documentos e a Divisão de Administração e Controle de Material.

 

e)      Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Administração para a Secretaria Municipal de Governo, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

f)        Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Recursos Materiais para a Secretaria Municipal de Governo, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

g)      Fica transferida a Assessoria para Assuntos Administrativos e Financeiros, a Assessoria para Assuntos de Recursos Humanos e a Assessoria de Gerenciamento de Gastos de Pessoal, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão para a Secretaria Municipal de Governo que passam a denominar-se Assessoria Técnica Administrativa. 

 

III-      ­PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO – PGM;

 

IV-     SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA – SEMFA;

 

a)      Fica transferido o Departamento de Elaboração Orçamentária e seus órgãos, da Secretaria Municipal de Fazenda, para a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, subordinados ao Gabinete do Secretário.

 

b)      Fica transferida a Divisão de Controle e Processamento, subordinada ao Departamento de Contabilidade Geral da Secretaria Municipal da Fazenda, para a Secretaria Extraordinária de Auditoria Geral.

 

V-       A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural passa a denominar-se SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL - SEMDER;

 

a)      Fica transferido o Departamento de Parques, Jardins e Unidades de Conservação e sua Divisão de Manutenção de Parques, Jardins e Arborização, da atual Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, subordinadas ao Gabinete desse Secretário.

 

b)      Fica transferida a Divisão de Recursos Hídricos e Reflorestamento, subordinada ao Departamento de Parques, Jardins e Unidades de Conservação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, para a Secretária Municipal de Meio Ambiente, subordinada ao Departamento de Recursos Naturais.  

 

VI-     A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável passa a denominar-se SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – SEMMA;

 

VII-   A Secretaria Municipal de Cultura passa a denominar-se SECRETARIA DE ESPORTE, LAZER E CULTURA – SELC , agregando a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Eventos.

 

a)      Fica transferido o DEPARTAMENTO DE TURISMO e sua DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E EVENTOS TURÍSTICOS, da atual Secretaria de Esporte Lazer e Cultura, para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, subordinados ao Gabinete desse Secretario.

 

b)      Fica transferida a DIVISÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO, da atual Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura, para a Secretária Municipal de Saúde, passando a ficar subordinada ao Departamento de Assistência Odontológica.

 

c)      Fica transformada a SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, em ASSESSORIA TÉCNICA E ADMINISTATIVA, Símbolo CC.2, subordinada ao Gabinete do Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Cultura.

 

d)      Fica transformada a SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, LAZER E EVENTOS, em ASSESSORIA TÉCNICA E ADMINISTRATIVA, Símbolo CC.2, subordinada ao Gabinete do Secretário Municipal de Esportes Lazer e Cultura       

 

e)      Ficam transferidas oito Assessorias Especiais, da atual Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, para a Secretaria Municipal de Saúde, ficando subordinadas ao Gabinete desse Secretário.  

 

VIII-      SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEME

 

a)     Fica transferido o CENTRO DE REABILITAÇÃO DE DEPENDETES QUÍMICOS “IDÁLIA PEREIRA MALTA”, da Secretaria Municipal de Educação, para a Secretaria Municipal de Ação Social, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário.

 

b)     Fica transferido o CENTRO DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS “MÃE PEREGRINA”, da Secretaria Municipal de Educação, para a Secretaria Municipal de Ação Social, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário.

 

IX-     À SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS – SEMO, agregam-se a GERÊNCIA MUNICIPAL e a GERÊNCIA ADMINISTRATIVA REGIONAL.

 

a)      Fica transferido o cargo de GERENTE MUNICIPAL, da Secretaria Municipal de Obras, para a Secretaria Municipal de Governo, subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL..

 

b)      Fica transferido o cargo de GERENTE ADMINISTRATIVO REGIONAL, da Secretaria Municipal de Obras, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

c)      Fica transferida a SUPERVISÃO GERAL DE FISCALIZAÇÃO e seus órgãos, da Secretaria Municipal de Obras, para a Secretaria Municipal de Saúde, ficando subordinada ao Gabinete desse Secretário e passando a denominar-se ASSESSORIA TÉCNICA E ADMINISTRATIVA, e os FISCAIS SUPERVISORES, passando a denominar-se ASSISTENTES SUPERVISORES. 

 

d)      Ficam extintas vinte e duas Divisões Regionais de Segurança e Fiscalização, subordinadas à Coordenação Regional de Segurança e Fiscalização.

 

e)      Fica transferida a Coordenação Regional de Segurança e Fiscalização, da Secretaria Municipal de Obras, para a Secretaria Municipal de Governo, subordinada ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se Assessoria Administrativa de Governo.

 

f)        A Divisão de Fiscalização de Obras, Serviços e Tributos, da Gerência Administrativa Regional, passa a denominar-se DIVISÃO DE APOIO LOGÍSTICO, subordinada à Secretaria Municipal de Obras. 

 

g)      Ficam transferidas da SEMO para a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais duas Assessorias Técnico-Administrativas, passando a denominar-se  Assessor Técnico para Assuntos de Jornalismo e Assessor Técnico de Apoio Institucional.

 

h)      Fica transferida a Divisão Operacional da 2ª Região para a Secretaria Municipal de Ação Social, subordinando-se ao Departamento de Apoio de Gabinete.

 

i)        Fica transferida a Divisão de Apoio Administrativo da  5ª Região para a Secretaria Extraordinária de Articulação Comunitária, subordinando-se ao Departamento de Articulação Comunitária.

 

j)        Ficam subordinadas 04 Divisões de Apoio Administrativo e 03 Divisões Operacionais das Administrações Regionais ao Departamento de Administração e Controle.

 

k)      Fica subordinada ao Departamento de Máquinas, Serviços e Administração a Divisão de Obras Emergenciais.

 

l)        Passa a denominar-se Assessor Técnico e Administrativo as 06 Administrações Regionais.

 

m)   Ficam transferidas para a SEMUS, 03 Assessorias Técnicas e Administrativas.

 

X-       Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS;

 

XI-     À Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR, agrega-se a Secretaria Municipal de Eletrificação.

 

a)      O Departamento de Manutenção de Frota passa a denominar-se DEPARTAMENTO DE GERENCIAMENTO DA FROTA.

 

b)      A Divisão de Manutenção e Gerenciamento passa a denominar-se DIVISÃO DE GERENCIAMENTO.

 

c)      Fica transformada a SECRETARIA MUNICIPAL DE ELETRIFICAÇÃO, subordinada ao Gabinete da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, em ASSESSORIA TÉCNICA E ADMINISTRATIVA, Símbolo CC.2..

 

d)      Fica subordinada ao Departamento de Fiscalização de Posturas e Transporte Público a Divisão de Fiscalização de Posturas, hoje, subordinada ao Departamento de Limpeza Pública.

 

XII – A Secretaria Municipal de Ação Social passa a denominar-se Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SEMDES, agregando as atividades da SETRAB, SEMCA, e SEAC.

 

a)  Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Trabalho e Habitação, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

b)  Fica transferido o cargo de Secretário Municipal da Criança, do Adolescente e da Juventude, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

c)  Fica transferido o cargo de Secretário Extraordinário de Articulação Comunitária, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

d) Fica transferido o Departamento Administrativo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, para a Secretaria Municipal de Governo, subordinado à Coordenadoria Municipal de Projetos Especiais de Turismo.

 

e) Ficam transferidas as Divisões de Apoio Estratégico – DAE e Divisão de Administração e Atendimento Público – DAAP para a SEMSET, subordinando-se ao Departamento Estratégico e Logístico.

 

XIII – A Secretaria Extraordinária de Auditoria Geral passa a denominar-se Controladoria Geral do Município - CGM, agregando as atividades da  Ouvidoria Geral do Município.

 

a) Fica transferido o cargo de Ouvidor Geral do Município, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

b)      A Sub-Procuradoria da Controladoria Geral do Município passa a denominar-se Assessoria Jurídica.

 

c)      As Assessorias  Técnico-Administrativas passam a denominar-se, respectivamente,  Ouvidoria e Sub-Controladoria.

 

d)      Fica transferida a Divisão de Apoio Administrativo da CGM para a SEMUS, passando a denominar-se Divisão de Licenciamento e Apoio Administrativo.

 

XIV – À Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito  - SEMSET,  agregam-se as atividades da SEMUDEC.

 

a) O Departamento de Apoio Administrativo e Logístico, subordinado à Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, passa a denominar-se CORREGEDORIA.

 

b) Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

XV – À Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDEC, agregam-se as atividades do Banco do Povo, SEMCAP, SEMTEC e SICOMTUR.

 

a)      Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Captação e Aplicação de Recursos Especiais, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

b)      Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Assuntos Legislativos, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.

 

c)      Fica transferido o cargo de Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, para a Secretaria Municipal de Governo, ficando subordinado ao Gabinete desse Secretário, passando a denominar-se COORDENADORIA ESPECIAL.     

 

XVI – A Secretaria Extraordinário de Projetos Especiais passa a denominar-se Secretaria Municipal de Comunicação Social - SEMCOS, agregando as atividades da SEMUI.    

 

a)      Fica transferido o Departamento de Obras e Infra-Estrutura, a Divisão de Conservação e Limpeza e a Divisão de Manutenção de Máquinas e Equipamentos, para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, subordinados ao Gabinete desse Secretário.

 

b)      Fica transferido o Departamento de Projetos Especiais da SEMCOS para a SEMUS passando a denominar-se Departamento de Vigilância Sanitária, subordinando-se a este Departamento a Divisão de Vigilância Sanitária e a Divisão de Licenciamento e Apoio Administrativo.

 

c)      Fica transferida a Divisão de Obras por Administração Direta para a SEMO, subordinando-se ao Departamento de Obras.

 

d)      O Departamento de Interior passa a denominar-se Departamento de Imprensa.

 

e)      As Divisões de Fiscalização de Obras, Serviços e Tributos de Pacotuba, Soturno, São Vicente, Condurú e Burarama passam a denominar-se, respectivamente, Divisão de Rádio, de TV, de Mídia Impressa, de Documentação e de Marketing.

 

f)        O Departamento Administrativo e Financeiro passa a denominar-se Departamento Administrativo e de Controle.

 

g)      A Divisão de Apoio Administrativo e a Divisão de Cadastro e Controle de Material passam a denominar-se, respectivamente, Divisão de Apoio Logístico e a Divisão Operacional.

 

h)      Fica denominada Divisão de Pesquisas a Divisão de Administração e Expediente e Divisão de Publicidade e Propaganda a Divisão de Divulgação e Publicidade, subordinadas diretamente ao Gabinete do Secretário.

 

  Art. 2º - Ficam relotados nas Secretarias e Órgãos Administrativos, resultantes das alterações ensejadas por este Decreto, os recursos humanos lotados nas secretarias e órgãos agregados.

 

Art. 3º - Determina-se à Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão providenciar a adequação do Cadastro Patrimonial  à nova estrutura organizacional.

 

Art. 4° - Determina-se à Secretaria Municipal da Fazenda providenciar a adequação da Estrutura Organizacional Básica da Prefeitura Municipal na organização e montagem final do Orçamento Programa deste Município, para o Exercício de 2005.

 

Art. 5º - Este Decreto entrará em vigor na data da sua publicação, com seus efeitos orçamentários e financeiros a partir desta data, revogadas as disposições em contrário.

 

Cachoeiro de Itapemirim, 01 de janeiro de 2005.

 

 

ROBERTO VALADÃO ALMOKDICE

                               Prefeito Municipal