DECRETO Nº 25.430

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Homologar a Resolução nº 005/2015, de 24 de junho de 2015, em anexo, exarada pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - CONDECON.

 

Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Cachoeiro de Itapemirim, 25 de junho de 2015.

 

CARLOS ROBERTO CASTEGLIONE DIAS

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

 

CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR - CONDECON

 

RESOLUÇÃO N° 005, DE 24 DE JUNHO DE 2015.

 

O plenário do CONDECON - Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, no uso de suas competências regimentais e atribuições legais, conferidas pela Lei Federal nº 8.078, de 22 de setembro de 1990, Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997, e Lei Municipal nº 7078, de 01 de outubro de 2014, em decisão aprovada em reunião ordinária realizada no dia 24 de junho de 2015,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Aprovar o anexo Relatório Bimestral de Atividades do CONDECON, referente ao 2° bimestre de 2015.

 

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Cachoeiro de Itapemirim, 24 de junho de 2015.

 

ROGERIO DA SILVA ATHAYDE

Presidente do CONDECON

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

 

RELATÓRIO BIMESTRAL DE ATIVIDADES – 2º BIMESTRE DE 2015 CONDECON

 

FICHA 1 - PROJETO PROCON NO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR.

OBJETIVO: Promover a 1ª Jornada de Difusão do Conhecimento do Direito do Consumidor realizada nos dias 11 e 12 de março de 2015 no Teatro Municipal Ruben Braga.

STATUS: Concluído – Todos os documentos relativos a execução deste projeto encontram-se disponíveis para consulta no portfólio do projeto.

COORDENAÇÃO: Auditor fiscal: Magda Aparecida Gasparini.

ORGANIZAÇÃO:  Auditor fiscal: Janaina Mouro Noé.

APOIO ORGANIZAÇÃO:   Informados no relatório do 1º. Bimestre de 2015.

RECURSOS MATERIAIS:  Informados no relatório do 1º. Bimestre de 2015.

NÚMERO DE PARTICIPANTES:

 

Programação do dia 11/03/2015:

18:00 horas -Apresentação da Camerata Tocando em Frente – Projeto Casa Verde.

18:30 horas – Abertura oficial (pronunciamento de autoridades convidadas).

19:10 horas até 19:50 horas – Painel : “O papel do Ministério Público Estadual na Defesa dos Consumidores” proferido pelo Dr. Cleto Vinícius Vieira Pedrollo.

19:50 horas até 20:00 horas – Intervalo.

20:00 horas até 21:30 horas – Palestra: “Relação de Consumo, Sujeitos e Objetos” proferida pelo Dr. Cristiano Heineck Schmitt.

21:30 horas até 22:00 horas – Grupo de discussão.

 

Programação do dia 12/03/2015:

18:00 horas -Apresentação de  Contação de Histórias – Maria Elvira Tavares Costa.

18:30 horas – Abertura oficial (pronunciamento de autoridades convidadas).

19:10 horas até 19:50 horas – Painel :“A atuação do PROCON – Resolução de conflitos pela via administrativa” proferido pelo Dr. Igor Rodrigues Britto.

19:50 horas até 20:00 horas – Intervalo

20:00 horas até 21:30 horas – Palestra: “Superendividamento e Publicidade na Relação de Consumo” proferida pelo Dr. Leonardo de Medeiros Garcia.

21:30 horas até 22:00 horas – Grupo de discussão.

FACCACI – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim:

Inscritos: 96

Participação dia 11: 88 alunos

Participação dia 12: 80 alunos

FDCI – Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim:

Inscritos: 81

Participação dia 11: 44 alunos

Participação dia 12: 40 alunos

Faculdade MULTIVIX:

Inscritos: 61

Participação dia 11: 33 alunos

Participação dia 12: 36 alunos

Centro Universitário São Camilo:

Inscritos: 60

Participação dia 11: 39 alunos

Participação dia 12: 39 alunos

Inscrições realizadas na sede do PROCON Cachoeiro:

Inscritos: 40

Participação dia 11: 31 alunos

Participação dia 12: 26 alunos

Inscrições PRONATEC:

Inscritos: 33

Participação dia 11: 00

Participação dia 12: 20 alunos

Total geral de participantes dia 11 e 12  - 476 alunos

Dia 11: 235 alunos

Dia 12: 241 alunos

 

FICHA 2 - PROJETO PROCON NA ESCOLA

OBJETIVO:  Ministrar nas escolas do município de Cachoeiro de Itapemirim palestras com conteúdos programáticos que visem a formação de consumidores conscientes, capazes de reflexões que proporcionem uma atitude crítica como consumidores.

STATUS: Em execução

ETAPAS CONCLUÍDAS:

·           Cumprido Cronograma de palestras do 2º. Bimestre de 2015, inserido no calendário escolar, nas seguintes escolas:

14 de abril de 2015 – EMEB Luiz Semprini10:00 horas – 30 participantes.

15 de abril de 2015 – EMEB São Vicente – 15:00 horas – 16 participantes

16 de abril de 2015 – EMEB Athayr Cagnin10:00 horas – 28  participantes

17 de abril de 2015 – EMEB Padre Gino Zatelli10:00 horas – 28 participantes.

·           Realizada palestra na E. E. E. F. M – Fraternidade e Luz, no dia 28/04/2015, às 19:30 horas, atendendo demanda espontânea da escola que contou com 58 participantes.

·           Anexado ao portfólio do projeto os documentos comprovantes da realização dos trabalhos: Ficha de solicitação de palestra, Declaração/Certidão de realização de palestra.

·           Realizada a distribuição de material educativo: Cartilha Jovem Consumidor, Manual do consumidor.

COORDENAÇÃO:  Gerente de Atendimento e Fiscalização Ricardo Silva Fonseca.

ORGANIZAÇÃO:  Auditor Fiscal Magda Aparecida Gasparini.

APOIO ORGANIZAÇÃO: Juliana Louzada de Backer, Nália Thomas de Araújo Pastore Santana, Rodrigo Sabino dos Santos, Susany Garcia Calvi, Regina Célia Zanol, Janaina Mouro Noé, Liotides Pereira de Souza Junior, Clayton Stulzer, Lucas Lazzari Serbate, Rogério da S. AThayde

RECURSOS MATERIAIS: Em processo de aquisição.

 

FICHA 3 - PROJETO PROCON ITINERANTE

OBJETIVO: Levar os serviços oferecidos pelo PROCON Cachoeiro de Itapemirim aos Bairros e Distritos da Cidade, oferecendo orientação aos consumidores que perceberem seus direitos lesados e, quando necessário, realizando a coleta e o registro das reclamações e os demais encaminhamentos oficiais necessários para a resolução das demandas dos consumidores.

STATUS:   Em execução

ETAPAS CONCLUÍDAS: 

·           Definido cronograma de execução:

27 e 28 de Agosto de 2015 – Bairro Aeroporto

22 e 23 de Outubro de 2015 – Bairro União

26 e 27 de Novembro de 2015 – Bairro Nova Brasília

 

COORDENAÇÃO: Gerente de Atendimento e Fiscalização Ricardo Silva Fonseca.

ORGANIZAÇÃO:  Auditor Fiscal Magda Aparecida Gasparini.

APOIO ORGANIZAÇÃO: Juliana Louzada de Backer, Nália Thomas de Araújo Pastore Santana, Rodrigo Sabino dos Santos, Susany Garcia Calvi, Magda Aparecida Gasparini, Regina Célia Zanol, Janaina Mouro Noé, Liotides Pereira de Souza Junior.

RECURSOS MATERIAIS: Em processo de aquisição.

 

FICHA 4 - PROJETO SABER CONSUMIR

OBJETIVO:           Construir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação projeto visando formas de treinar os educadores, objetivando instrumentalizar e incentivar o desenvolvimento de práticas nas escolas, onde os alunos possam reconhecer as relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano e os interesses e influências do mercado produtor sobre suas escolhas. O projeto objetiva influenciar a percepção de que o ato de consumir vai além da simples compra e venda de produtos e serviços e abrange questões relativas à segurança, saúde, proteção da vida, ética, finanças entre outras.

STATUS:   Cancelado após constatação da inviabilidade do projeto

ETAPAS CONCLUÍDAS:  Realizada reunião com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação na qual foi constatada a inviabilidade do projeto por não ser possível inserir no calendário anual de trabalho dos professores participação em treinamentos e no calendário escolar atividades extracurriculares relativas aos objetivos do projeto.

 

FICHA 5 – PROJETO CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO

OBJETIVO:           Promover estudos para a verificação da viabilidade da criação e implantação no exercício de 2015/2016 de um projeto-piloto oferecendo serviços com o propósito de promover o atendimento individual de consumidores insolventes, com a promoção de medidas preventivas e corretivas, de âmbito individual e coletivo, das causas e efeitos do crédito irresponsável.

STATUS:   Não Iniciado

 

FICHA 6 – PROJETO SEMANA DO CONSUMIDOR

OBJETIVO: Oferecer os serviços prestados na sede do PROCON Cachoeiro, durante uma semana, em standes montados na praça Jerônimo Monteiro, levando orientação aos consumidores que perceberem seus direitos lesados e, quando necessário, realizando a coleta e o registro das reclamações e os demais encaminhamentos oficiais necessários para a resolução das demandas dos consumidores.

STATUS: Não iniciado

 

FICHA 7 – PROJETO RECLAMAÇÕES ON LINE

OBJETIVO:           Criar página na internet para o PROCON Cachoeiro de Itapemirim que abrigue todas as informações relativas ao órgão e funcione como um canal para prestar informações relativas ao direito do consumidor, divulgação do cadastro de reclamações fundamentadas, entre outras, além de oferecer ao usuário uma ferramenta que possibilite o cadastro das reclamações via internet.

STATUS:   Em execução

ETAPAS CONCLUÍDAS: 

·           Elaborado projeto e portfólio com as definições de conteúdo da página, sendo: legislação, código de defesa do consumidor; composição e atos do conselho municipal; notícias e eventos; documentos oficiais; estatísticas; vídeos e reportagens; serviços ao cidadão, tais como pesquisa de preços relativas a cesta básica, material escolar e combustível, reclamações online (via e-mail), contatos e link para o SINDEC – Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor.

·           Criada logomarca para o FMPDC e criada layout da página do PROCON.

·           Realizada inserção da página do PROCON Cachoeiro na aba Secretarias da página da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, que se encontra em fase de teste.

 

Após conclusão do projeto será possível:

Aos consumidores consultar pela internet o andamento de seus registros realizados junto ao Procon Cachoeiro, que podem gerar uma CIP (Carta de Investigação Preliminar) e/ou um processo administrativo.

        Os fornecedores também poderão consultar, no site, os registros pertinentes à própria empresa feitos pelos consumidores

          A medida contribuirá para agilizar as respostas às reclamações.

        Para ter acesso ao sistema, o fornecedor deverá previamente cadastrar-se no PROCON, mediante preenchimento de formulário e indicação de até dois e-mails, para recebimento de avisos automáticos toda vez que houver registro relacionado à sua empresa.

       A CIP Eletrônica é uma ferramenta por meio da qual a empresa é informada pelo Procon sobre o registro de reclamações e tem a oportunidade de responder on-line.

 

COORDENAÇÃO:  Consultor interno: Lucas Lazzari Serbate

ORGANIZAÇÃO:  Auditor fiscal: Magda Aparecida Gasparini

APOIO ORGANIZAÇÃO: Liotides Pereira de Souza Junior, Neidemar Paulino de Souza, Regina Célia Zanol, Ricardo Silva Fonseca, Janaina Mouro Noé.

RECURSOS MATERIAIS: Em processo de aquisição.

 

FICHA 8 – PROJETO HUMANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA

OBJETIVO:           Reestruturar a sede do PROCON Cachoeiro visando um ambiente de trabalho humanizado, tornar o ambiente mais higiênico e acolhedor para os seus colaboradores e usuários, proporcionando melhores condições de trabalho através da reforma da estrutura física, substituição de mobiliários obsoletos e aquisição de equipamentos de informática.

STATUS:   Não iniciado

 

FICHA 9 - PROJETO PROCON INFORMATIZADO

OBJETIVO:           Implantar o registro e o controle do tráfego de documentos e processos no PROCON Cachoeiro de Itapemirim, garantindo informações com transparência, rapidez e confiabilidade.

STATUS:   Não iniciado

 

FICHA 10 – PROJETO TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

OBJETIVO:           Qualificar e melhor organizar o trabalho com investimentos em treinamentos técnicos e comportamentais e participação em congressos, simpósios e seminários que contribuam para o domínio das regras jurídicas e procedimentais que regulam a administração pública, bem como contribuam para manter os servidores atualizados em suas áreas de atuação e preparados quanto as técnicas de execução de atividades visando o alcance dos melhores resultados na administração e operacionalização do Sistema Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor. Visando a atualização constante, também se faz necessário a disponibilização no órgão de assinatura de jornais, periódicos e publicações técnicas ou afins relacionadas a proteção e defesa dos direitos do consumidor.

STATUS:   Não iniciado

 

FICHA 11 – PROJETO PROCON SECRETARIA

OBJETIVO:           Implantar comitê de estudos formado por servidores públicos municipais para verificar a viabilidade administrativa e financeira da transformação da Coordenadoria Executiva de Defesa do Consumidor na Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos direitos do Consumidor, durante o exercício de 2015.

STATUS:   Não iniciado