DECRETO Nº
27.391
REGULAMENTA,
NO ÂMBITO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, A APLICAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 13.019 DE
31 DE JULHO DE 2014, QUE ESTABELECE O REGIME JURÍDICO DAS PARCERIAS ENTRE A
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.
O PREFEITO
MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, Estado do
Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o inciso VI do artigo 69 da Lei Orgânica,
DECRETA:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Seção I
Disposições preliminares
Art. 1º Este decreto regulamenta a aplicação da Lei Federal nº 13.019, de 31
de julho de 2014, no âmbito da administração pública direta e indireta do
Município de Cachoeiro de Itapemirim.
Art. 2º As parcerias celebradas entre a administração pública municipal e as
organizações da sociedade civil (OSC) terão por objeto a execução de atividades
ou projetos e serão formalizadas por meio de:
I – termo de fomento ou termo de colaboração,
quando houver transferência de recurso financeiro;
II – acordo de cooperação, quando a parceria não
envolver a transferência de recurso financeiro.
§ 1º. O termo de fomento será adotado para a consecução de planos de
trabalhos cuja concepção seja das organizações da sociedade civil, com o
objetivo de incentivar projetos por elas criados ou desenvolvidos.
§ 2º. O termo de colaboração será adotado para a consecução de planos de
trabalho cuja concepção seja da administração pública municipal, com o objetivo
de executar projetos ou atividades por ela criados ou desenvolvidos.
Art. 3º A administração pública municipal adotará procedimentos para orientar
e facilitar a realização de parcerias e estabelecerá, sempre que possível,
critérios para definir objetos, metas, custos e indicadores de avaliação de
resultados.
Parágrafo
único. A administração pública municipal poderá editar orientações
complementares, de acordo com as especificidades dos programas e das políticas
públicas setoriais.
Seção II
Do acordo de cooperação
Art. 4º O acordo de cooperação é instrumento por meio do qual são
formalizadas as parcerias entre o Município de Cachoeiro de Itapemirim e as
organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse
público e recíproco, que não envolvam a transferência de recursos financeiros.
Art. 5º A celebração de acordo de cooperação poderá ser proposta pela
administração pública municipal ou por organização da sociedade civil.
Art. 6º A celebração de acordo de cooperação poderá ser precedida de
procedimento de manifestação de interesse social, observado, neste caso, o
disposto na Lei Federal nº 13.019/2014 e neste Decreto.
Art. 7º Ressalvada a hipótese prevista no artigo 29 da Lei Federal nº
13.019/2014, fica dispensada a realização de chamamento público para a
celebração de acordo de cooperação, podendo a administração pública municipal,
a seu critério, realizar chamamento público.
CAPÍTULO II
DO CHAMAMENTO PÚBLICO
Seção I
Disposições gerais
Art. 8º A seleção da organização da sociedade civil para celebrar parceria
deverá ser realizada pela administração pública municipal por meio de
chamamento público, nos termos do art. 24 da Lei nº 13.019, de 2014.
§ 1º. O chamamento público poderá selecionar mais de uma proposta, se
houver previsão no edital.
§ 2º. O chamamento público para celebração de parcerias executadas com
recursos de fundos específicos, poderá ser realizado pelos respectivos
conselhos gestores, conforme legislação específica, respeitadas as exigências
da Lei nº 13.019, de 2014, e deste Decreto.
§ 3º. Os termos de fomento ou de colaboração que envolvam recursos
decorrentes de emendas parlamentares às leis orçamentárias anuais serão
celebrados sem chamamento público, nos termos do art. 29 da Lei nº 13.019, de
2014.
§ 4º. O chamamento público poderá ser dispensado ou será considerado
inexigível nas hipóteses previstas nos art. 30 e art. 31 da Lei nº 13.019, de
2014, mediante decisão fundamentada do administrador público municipal, nos
termos do art. 32 da referida Lei.
Art. 9º O edital de chamamento público especificará, no mínimo:
I - a programação orçamentária;
II - o objeto da parceria com indicação da
política, do plano, do programa ou da ação correspondente;
III - a data, o prazo, as condições, o local e a
forma de apresentação das propostas;
IV - as condições para interposição de recurso
administrativo no âmbito do processo de seleção;
V - o valor de referência para a realização do
objeto, no termo de colaboração, ou o teto, no termo de fomento;
VI - a previsão de contrapartida em bens e
serviços, se for o caso, observado o disposto no art. 12 deste Decreto;
VII - a minuta do instrumento de parceria;
VIII - de acordo com as características do objeto
da parceria, as medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência ou
mobilidade reduzida e idosos; e
IX - as datas e os critérios de seleção e
julgamento das propostas, inclusive no que se refere à metodologia de pontuação
e ao peso atribuído a cada um dos critérios estabelecidos, se for o caso.
§ 1º. Nos casos das parcerias com vigência plurianual ou firmadas em
exercício financeiro seguinte ao da seleção, o órgão ou a entidade pública
municipal indicará a previsão dos créditos necessários para garantir a execução
das parcerias nos orçamentos dos exercícios seguintes.
§ 2º. Os critérios de julgamento de que trata o inciso IX do caput deverão
abranger, no mínimo, o grau de adequação da proposta:
I - aos objetivos da política, do plano, do
programa ou da ação em que se insere a parceria; e
II - ao valor de referência ou teto constante do
edital.
§ 3º. Os critérios de julgamento não poderão se restringir ao valor
apresentado para a proposta, observado o disposto no § 5º do art. 27 da Lei nº
13.019, de 2014.
§ 4º. Para celebração de parcerias, poderão ser privilegiados critérios de
julgamento como inovação e criatividade, conforme previsão no edital.
§ 5º. O edital não exigirá, como condição para a celebração da parceria,
que as organizações da sociedade civil possuam certificação ou titulação
concedida pelo Estado, exceto quando a exigência decorrer de previsão na
legislação específica da política setorial.
§ 6º. O edital poderá incluir cláusulas e condições específicas da execução
da política, do plano, do programa ou da ação em que se insere a parceria e
poderá estabelecer execução por público determinado, delimitação territorial,
pontuação diferenciada, cotas, entre outros, em especial quando visar objetivos
destinados à promoção dos direitos fundamentais, da igualdade formal e material
entre os diversos grupos sociais minoritários, dos direitos das pessoas com
deficiência, em situação de vulnerabilidade social ou que sofram preconceito em
virtude de gênero, crença, etnia ou orientação sexual.
§ 7º. O edital de chamamento público deverá conter dados e informações
sobre a política, o plano, o programa ou a ação em que se insira a parceria
para orientar a elaboração das metas e indicadores da proposta pela organização
da sociedade civil.
§ 8º. O órgão ou a entidade da administração pública municipal deverá
assegurar que o valor de referência ou o teto indicado no edital seja
compatível com o objeto da parceria, o que pode ser realizado por qualquer meio
que comprove a estimativa do valor especificado.
§ 9º. A parceria poderá se efetivar por meio da atuação em rede de que
trata o Capítulo V deste Decreto, desde que haja disposição expressa no edital.
Art. 10. O chamamento público será amplamente divulgado no sítio eletrônico
oficial do órgão ou da entidade pública municipal e na plataforma eletrônica.
Parágrafo
único. A administração pública municipal
disponibilizará, sempre que possível, meios adicionais de divulgação dos
editais de chamamento público, especialmente nos casos de parcerias que
envolvam indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais e outros
grupos sociais sujeitos a restrições de acesso à informação pelos meios
tradicionais de comunicação.
Art. 11. O prazo para a apresentação de propostas será de, no mínimo, trinta
dias, contado da data de publicação do edital.
Art. 12. É facultada a exigência justificada de contrapartida em bens e
serviços, acima de R$ 100.000,00 (cem mil reais), cuja expressão monetária será
identificada no termo de fomento ou de colaboração, não podendo ser exigido o
depósito do valor correspondente.
Seção II
Da comissão de seleção
Art. 13. O órgão ou a entidade pública municipal designará, em ato específico,
os integrantes que comporão a comissão de seleção, assegurada a participação de
pelo menos um servidor ocupante de cargo efetivo ou de emprego permanente do
quadro de pessoal da administração pública municipal.
§ 1º. Para subsidiar seus trabalhos, a comissão de seleção poderá solicitar
assessoramento técnico de especialista que não seja membro desse colegiado.
§ 2º. O órgão ou a entidade pública municipal poderá estabelecer uma ou mais
comissões de seleção, observado o princípio da eficiência.
§ 3º. A seleção de parceria executada com recursos de fundo específico
poderá ser realizada por comissão de seleção a ser constituída pelo respectivo
conselho gestor, conforme legislação específica, respeitadas as exigências da
Lei nº 13.019, de 2014, e deste Decreto.
Art. 14. O membro da comissão de seleção deverá se declarar impedido de
participar do processo de seleção caso tenha participado, nos últimos cinco
anos, como associado, cooperado, dirigente, conselheiro ou empregado de
qualquer organização da sociedade civil participante do chamamento público.
§ 1º. A declaração de impedimento de membro da comissão de seleção não
obsta a continuidade do processo de seleção e a celebração de parceria entre a
organização da sociedade civil e o órgão ou a entidade pública municipal.
§ 2º. Na hipótese do § 1º, o membro impedido deverá ser imediatamente
substituído, a fim de viabilizar a realização ou continuidade do processo de
seleção.
Seção III
Do processo de seleção
Art. 15. O processo de seleção abrangerá a avaliação das propostas, a
divulgação e a homologação dos resultados.
Art. 16. A avaliação das propostas terá caráter eliminatório e
classificatório.
§ 1º. As propostas serão classificadas de acordo com os critérios de
julgamento estabelecidos no edital.
§ 2º. Será eliminada a organização da sociedade civil cuja proposta esteja
em desacordo com os termos do edital ou que não contenha as seguintes
informações:
I - a descrição da realidade objeto da parceria e
o nexo com a atividade ou o projeto proposto;
II - as ações a serem executadas, as metas a
serem atingidas e os indicadores que aferirão o cumprimento das metas;
III - os prazos para a execução das ações e para
o cumprimento das metas; e
IV - o valor global.
Seção IV
Da divulgação e da homologação de resultados
Art. 17. O órgão ou a entidade pública municipal divulgará o resultado
preliminar do processo de seleção no seu sítio eletrônico oficial e na
plataforma eletrônica.
Art. 18. As organizações da sociedade civil poderão apresentar recurso contra
o resultado preliminar, no prazo de cinco dias, contado da publicação da
decisão, ao colegiado que a proferiu.
§ 1º. Os recursos que não forem reconsiderados pelo colegiado no prazo de
cinco dias, contados do recebimento, deverão ser encaminhados à autoridade
competente para decisão final.
§ 2º. Os recursos serão apresentados por meio da plataforma eletrônica.
§ 3°. No caso de seleção realizada por conselho gestor de fundo, a competência
para decisão final do recurso poderá observar regulamento próprio do conselho.
§ 4º. Não caberá novo recurso da decisão final prevista no parágrafo
anterior.
Art. 19. Após o julgamento dos recursos ou o transcurso do prazo para
interposição de recurso, o órgão ou a entidade pública municipal deverá
homologar e divulgar, no seu sítio eletrônico oficial e na plataforma
eletrônica, as decisões recursais proferidas e o resultado definitivo do
processo de seleção.
CAPÍTULO III
A CELEBRAÇÃO E DA FORMALIZAÇÃO
DAS PARCERIAS
Seção I
Disposições gerais
Art. 20. O termo de fomento ou de colaboração ou o acordo de cooperação deverá
conter as cláusulas essenciais previstas no art. 42 da Lei nº 13.019, de 2014.
Art. 21. A cláusula de vigência de que trata o inciso VI do caput do art. 42
da Lei nº 13.019, de 2014, deverá estabelecer prazo correspondente ao tempo
necessário para a execução integral do objeto da parceria, passível de
prorrogação, desde que o período total de vigência não exceda dois anos.
Parágrafo
único. Nos casos de celebração de termo de colaboração
para execução de atividade, o prazo de que trata o caput, desde que
tecnicamente justificado, poderá ser prorrogado por igual período.
Art. 22. Quando a execução da parceria resultar na produção de bem submetido
ao regime jurídico relativo à propriedade intelectual, o termo ou acordo
disporá, em cláusula específica, sobre sua titularidade e seu direito de uso,
observado o interesse público e o disposto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro
de 1998, e na Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996.
Parágrafo
único. A cláusula de que trata este artigo deverá
dispor sobre o tempo e o prazo da licença, as modalidades de utilização e a
indicação quanto ao alcance da licença, se unicamente para o território
nacional ou também para outros territórios.
Art. 23. A cláusula de definição da titularidade dos bens remanescentes
adquiridos, produzidos ou transformados com recursos repassados pela
administração pública municipal após o fim da parceria, prevista no inciso X do
caput do art. 42 da Lei nº 13.019, de 2014, poderá determinar a titularidade
dos bens remanescentes:
I - para o órgão ou a entidade pública municipal,
quando necessários para assegurar a continuidade do objeto pactuado, seja por
meio da celebração de nova parceria, seja pela execução direta do objeto pela
administração pública municipal; ou
II - para a organização da sociedade civil,
quando os bens forem úteis à continuidade da execução de ações de interesse
social pela organização.
§ 1º. Na hipótese do inciso I do caput, a organização da sociedade civil
deverá, a partir da data da apresentação da prestação de contas final,
disponibilizar os bens para a administração pública municipal, que deverá
retirá-los, no prazo de até noventa dias, após o qual a organização da
sociedade civil não mais será responsável pelos bens.
§ 2º. A cláusula de determinação da titularidade dos bens remanescentes
para o órgão ou a entidade pública municipal formaliza a promessa de
transferência da propriedade de que trata o art. 35, § 5º, da Lei nº 13.019, de
2014.
§ 3º. Na hipótese do inciso II do caput, a cláusula de definição da
titularidade dos bens remanescentes poderá prever que a organização da
sociedade civil possa realizar doação a terceiros, inclusive beneficiários da
política pública objeto da parceria, desde que demonstrada sua utilidade para
realização ou continuidade de ações de interesse social.
§ 4º. Na hipótese do inciso II do caput, caso a prestação de contas final
seja rejeitada, a titularidade dos bens remanescentes permanecerá com a
organização da sociedade civil, observados os seguintes procedimentos:
I - não será exigido ressarcimento do valor
relativo ao bem adquirido quando a motivação da rejeição não estiver
relacionada ao seu uso ou aquisição; ou
II - o valor pelo qual o bem remanescente foi
adquirido deverá ser computado no cálculo do dano ao erário a ser ressarcido,
quando a motivação da rejeição estiver relacionada ao seu uso ou aquisição.
§ 5º. Na hipótese de dissolução da organização da sociedade civil durante a
vigência da parceria:
I - os bens remanescentes deverão ser retirados
pela administração pública municipal, no prazo de até noventa dias, contado da
data de notificação da dissolução, quando a cláusula de que trata o caput determinar
a titularidade disposta no inciso I do caput; ou
II - o valor pelo qual os bens remanescentes foi
adquirido deverá ser computado no cálculo do valor a ser ressarcido, quando a cláusula
de que trata o caput determinar a titularidade disposta no inciso II do caput.
Seção II
Da celebração
Art. 24. A celebração do termo de fomento ou do termo de colaboração depende
da indicação expressa de prévia dotação orçamentária para execução da parceria.
Parágrafo
único. A indicação dos créditos orçamentários e
empenhos necessários à cobertura de cada parcela da despesa a ser transferida
em exercício futuro deverá ser efetivada por meio de termo de apostilamento do instrumento da parceria no exercício em
que a despesa estiver consignada, nos termos do disposto no inciso II do § 1º
do art. 43.
Art. 25. Para a celebração da parceria, a administração pública municipal
convocará a organização da sociedade civil selecionada para, no prazo de quinze
dias, apresentar o seu plano de trabalho, que deverá conter, no mínimo, os
seguintes elementos:
I - a descrição da realidade objeto da parceria,
devendo ser demonstrado o nexo com a atividade ou o projeto e com as metas a
serem atingidas;
II - a forma de execução das ações, indicando,
quando cabível, as que demandarão atuação em rede;
III - a descrição de metas quantitativas e
mensuráveis a serem atingidas;
IV - a definição dos indicadores, documentos e
outros meios a serem utilizados para a aferição do cumprimento das metas;
V - a previsão de receitas e a estimativa de
despesas a serem realizadas na execução das ações, incluindo os encargos
sociais e trabalhistas e a discriminação dos custos indiretos necessários à
execução do objeto;
VI - os valores a serem repassados mediante
cronograma de desembolso; e
VII - as ações que demandarão pagamento em
espécie, quando for o caso, na forma do art. 39 deste Decreto.
§ 1º. A previsão de receitas e despesas de que trata o inciso V do caput
deverá incluir os elementos indicativos da mensuração da compatibilidade dos
custos apresentados com os preços praticados no mercado ou com outras parcerias
da mesma natureza, tais como cotações, tabelas de preços de associações
profissionais, publicações especializadas ou quaisquer outras fontes de
informação disponíveis ao público.
§ 2º. Somente será aprovado o plano de trabalho que estiver de acordo com
as informações já apresentadas na proposta, observados os termos e as condições
constantes no edital.
§ 3º. Para fins do disposto no § 2º, a administração pública municipal
poderá solicitar a realização de ajustes no plano de trabalho, observados os
termos e as condições da proposta e do edital.
§ 4º. O prazo para realização de ajustes no plano de trabalho será de
quinze dias, contado da data de recebimento da solicitação apresentada à
organização da sociedade civil na forma do § 3º.
§ 5º. A aprovação do plano de trabalho não gerará direito à celebração da
parceria.
Art. 26. Além da apresentação do plano de trabalho, a organização da sociedade
civil selecionada, no prazo de que trata o caput do art. 25, deverá comprovar o
cumprimento dos requisitos previstos no inciso I do caput do art. 2º, nos
incisos I a V do caput do art. 33 e nos incisos II a VII do caput do art. 34 da
Lei nº 13.019, de 2014, e a não ocorrência de hipóteses que incorram nas
vedações de que trata o art. 39 da referida Lei, que serão verificados por meio
da apresentação dos seguintes documentos:
I - cópia do estatuto registrado e suas alterações,
em conformidade com as exigências previstas no art. 33 da Lei nº 13.019, de
2014;
II - comprovante de inscrição no Cadastro
Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, emitido no sítio eletrônico oficial da
Secretaria da Receita Federal do Brasil, para demonstrar que a organização da
sociedade civil existe há, no mínimo, dois anos com cadastro ativo;
III - comprovantes de experiência prévia na
realização do objeto da parceria ou de objeto de natureza semelhante de, no
mínimo, um ano de capacidade técnica e operacional, podendo ser admitidos, sem
prejuízo de outros:
a) instrumentos de parceria firmados com órgãos e
entidades da administração pública, organismos internacionais, empresas ou
outras organizações da sociedade civil;
b) relatórios de atividades com comprovação das
ações desenvolvidas;
c) publicações, pesquisas e outras formas de
produção de conhecimento realizadas pela organização da sociedade civil ou a
respeito dela;
d) currículos profissionais de integrantes da
organização da sociedade civil, sejam dirigentes, conselheiros, associados,
cooperados, empregados, entre outros;
e) declarações de experiência prévia e de
capacidade técnica no desenvolvimento de atividades ou projetos relacionados ao
objeto da parceria ou de natureza semelhante, emitidas por órgãos públicos,
instituições de ensino, redes, organizações da sociedade civil, movimentos
sociais, empresas públicas ou privadas, conselhos, comissões ou comitês de
políticas públicas; ou
f) prêmios de relevância recebidos no País ou no
exterior pela organização da sociedade civil;
IV - Certidão de Regularidade com a Fazenda
Federal/INSS (Certidão Negativa de Débitos relativos a créditos tributários
Federais e à Dívida Ativa da União) – Certidão conjunta PGFN e RFB;
V – Certidão de Regularidade com a Fazenda
Estadual;
VI – Certidão de Regularidade com a Fazenda
Municipal;
VII - Certificado de Regularidade do Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço - CRF/FGTS;
VIII - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas
- CNDT;
IX - relação nominal atualizada dos dirigentes da
organização da sociedade civil, conforme o estatuto, com endereço, telefone,
endereço de correio eletrônico, número e órgão expedidor da carteira de
identidade e número de registro no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF de cada um
deles;
X - cópia de documento que comprove que a
organização da sociedade civil funciona no endereço por ela declarado, como
conta de consumo ou contrato de locação;
XI - declaração do representante legal da
organização da sociedade civil com informação de que a organização e seus
dirigentes não incorrem em quaisquer das vedações previstas no art. 39 da Lei
nº 13.019, de 2014, as quais deverão estar descritas no documento; e
XII - declaração do representante legal da
organização da sociedade civil sobre a existência de instalações e outras
condições materiais da organização ou sobre a previsão de contratar ou adquirir
com recursos da parceria.
§ 1º. A capacidade técnica e operacional da organização da sociedade civil
independe da capacidade já instalada, admitida a contratação de profissionais,
a aquisição de bens e equipamentos ou a realização de serviços de adequação de
espaço físico para o cumprimento do objeto da parceria.
§ 2º. A organização da sociedade civil deverá comunicar alterações em seus
atos societários e em seu quadro de dirigentes, quando houver.
Art. 27. Além dos documentos relacionados no art. 26, a organização da
sociedade civil, por meio de seu representante legal, deverá apresentar, no
prazo de que trata o caput do art. 25, declaração de que:
I - não há, em seu quadro de dirigentes:
a) membro de Poder ou do Ministério Público ou
dirigente de órgão ou entidade da administração pública municipal; e
b) cônjuge, companheiro ou parente em linha reta,
colateral ou por afinidade, até o segundo grau, das pessoas mencionadas na
alínea “a” deste inciso;
II - não contratará, para prestação de serviços,
servidor ou empregado público, inclusive aquele que exerça cargo em comissão ou
função de confiança, de órgão ou entidade da administração pública municipal
celebrante, ou seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou
por afinidade, até o segundo grau, ressalvadas as hipóteses previstas em lei
específica e na lei de diretrizes orçamentárias; e
III - não serão remunerados, a qualquer título,
com os recursos repassados:
a) membro de Poder ou do Ministério Público ou
dirigente de órgão ou entidade da administração pública municipal;
b) servidor ou empregado público, inclusive aquele
que exerça cargo em comissão ou função de confiança, de órgão ou entidade da
administração pública municipal celebrante, ou seu cônjuge, companheiro ou
parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau,
ressalvadas as hipóteses previstas em lei específica e na lei de diretrizes
orçamentárias; e
c) pessoas naturais condenadas pela prática de
crimes contra a administração pública ou contra o patrimônio público, de crimes
eleitorais para os quais a lei comine pena privativa de liberdade, e de crimes
de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.
§ 1º. Para fins deste Decreto, entende-se por membro de Poder o titular de
cargo estrutural à organização política do País que exerça atividade típica de
governo, de forma remunerada, como Presidente da República, Governadores,
Prefeitos, e seus respectivos vices, Ministros de Estado, Secretários Estaduais
e Municipais, Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Vereadores,
membros do Poder Judiciário e membros do Ministério Público.
§ 2º. Para fins deste Decreto, não são considerados membros de Poder os
integrantes de conselhos de direitos e de políticas públicas.
Art. 28. Caso se verifique irregularidade formal nos documentos apresentados
nos termos dos art. 26 e art. 27 ou quando as certidões referidas nos incisos
IV a VIII do caput do art. 26 estiverem com prazo de vigência expirado e novas
certidões não estiverem disponíveis eletronicamente, a organização da sociedade
civil será notificada para, no prazo de quinze dias, regularizar a
documentação, sob pena de não celebração da parceria.
Art. 29. No momento da verificação do cumprimento dos requisitos para a
celebração de parcerias, a administração pública municipal deverá certificar-se
quanto a eventual existência de impedimento relacionado à organização da
sociedade civil nos cadastros dos bancos de dados públicos.
Parágrafo
único. Para fins de apuração do constante no inciso IV
do caput do art. 39 da Lei nº 13.019, de 2014, o gestor da parceria verificará
a existência de contas rejeitadas em âmbito federal, estadual, distrital ou
municipal que constem da plataforma eletrônica, cujas informações preponderarão
sobre aquelas constantes no documento a que se refere o inciso XI do caput do
art. 26, se houver.
Art. 30. O parecer de órgão técnico da administração pública municipal deverá
se pronunciar a respeito dos itens enumerados no inciso V do caput do art. 35
da Lei nº 13.019, de 2014.
§ 1º. Considera-se órgão técnico da administração pública municipal o órgão
da Secretaria Municipal responsável pela parceria para, em função do objeto da
parceria, apreciar o mérito das propostas.
§ 2º. Para fins do disposto na alínea “c” do inciso V do caput do art. 35
da Lei nº 13.019, de 2014, o parecer analisará a compatibilidade entre os
valores apresentados no plano de trabalho, conforme disposto no § 1º do art.
25, e o valor de referência ou teto indicado no edital, conforme disposto no §
8º do art. 9º.
Art. 31. O parecer jurídico emitido pela Procuradoria-Geral do Município
abrangerá:
I - análise da juridicidade das parcerias; e
II - consulta sobre dúvida específica apresentada
pelo gestor da parceria ou por outra autoridade que se manifestar no
processo.
§ 1º. A manifestação jurídica não abrangerá a análise de conteúdo técnico
de documentos do processo.
§ 2º. A manifestação individual em cada processo será dispensada quando já
houver parecer sobre minuta-padrão.
Art. 32. Os termos de fomento e de colaboração
serão firmados pelo administrador público permitida a delegação, vedada a
subdelegação.
Art. 33. Os termos de colaboração e de fomento e os acordos de cooperação
serão lavrados no Setor de Contratos, da Secretaria Municipal de Administração
e Serviços Internos, que manterá arquivo cronológico de seus autógrafos e
registro de seus extratos.
§ 1º. O extrato do termo de fomento, termo de colaboração e acordo de
cooperação serão publicados no Diário Oficial do Município, em até 5 (cinco)
dias úteis após a sua celebração.
§ 2º. No mesmo prazo definido no parágrafo anterior, o instrumento da
parceria será disponibilizado na íntegra no sítio eletrônico da Prefeitura
Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.
§ 3º. Deverá constar do extrato publicado no Diário Oficial do Município e
da relação das parcerias, mantida no sítio eletrônico da Prefeitura Municipal
de Cachoeiro de Itapemirim, o nome do servidor público ou empregado público
designado como gestor de cada parceria.
CAPÍTULO IV
DA EXECUÇÃO DA PARCERIA
Seção I
Da liberação e da
contabilização dos recursos
Art. 34. A liberação de recursos obedecerá ao cronograma de desembolso que
guardará consonância com as metas da parceria.
Parágrafo
único. Os recursos serão depositados em conta corrente
específica, isenta de tarifa bancária, em instituição financeira pública.
Art. 35. As liberações de parcelas serão retidas nas hipóteses previstas no
art. 48 da Lei nº 13.019, de 2014.
§ 1º. A verificação das hipóteses de retenção previstas no art. 48 da Lei
nº 13.019, de 2014, ocorrerá por meio de ações de monitoramento e avaliação,
incluindo:
I - a verificação da existência de denúncias
aceitas;
II - a análise das prestações de contas anuais,
nos termos da alínea “b” do inciso I do § 4º do art. 61 deste Decreto;
III - as medidas adotadas para atender a
eventuais recomendações existentes dos órgãos de controle interno e externo; e
§ 2º. O atraso injustificado no cumprimento de metas pactuadas no plano de trabalho
configura inadimplemento de obrigação estabelecida no termo de fomento ou de
colaboração, conforme disposto no inciso II do caput do art. 48 da Lei nº
13.019, de 2014.
§ 3º. As parcerias com recursos depositados em conta corrente específica e
não utilizados no prazo de trezentos e sessenta e cinco dias deverão ser
rescindidas conforme previsto no inciso II do § 4º do art. 61 deste Decreto.
§ 4º. O disposto no § 3º poderá ser excepcionado quando houver execução
parcial do objeto, desde que previamente justificado pelo gestor da parceria e
autorizado pelo Secretário Municipal ou pelo dirigente máximo da entidade da
administração pública municipal.
Art. 36. Os recursos da parceria geridos pelas organizações da sociedade
civil, inclusive pelas executantes não celebrantes na atuação em rede, estão
vinculados ao plano de trabalho e não caracterizam receita própria e nem
pagamento por prestação de serviços e devem ser alocados nos seus registros
contábeis conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Seção II
Das compras e contratações e da realização de despesas e pagamentos
Art. 37. As compras e contratações de bens e serviços pela organização da
sociedade civil com recursos transferidos pela administração pública municipal
adotarão métodos usualmente utilizados pelo setor privado.
§ 1º. A execução das despesas relacionadas à parceria observará, nos termos
de que trata o art. 45 da Lei nº 13.019, de 2014:
I - a responsabilidade exclusiva da organização
da sociedade civil pelo gerenciamento administrativo e financeiro dos recursos
recebidos, inclusive no que disser respeito às despesas de custeio, de
investimento e de pessoal; e
II - a responsabilidade exclusiva da organização
da sociedade civil pelo pagamento dos encargos trabalhistas, previdenciários,
fiscais e comerciais relacionados à execução do objeto previsto no termo de
fomento ou de colaboração, o que não implica responsabilidade solidária ou
subsidiária da administração pública municipal quanto à inadimplência da
organização da sociedade civil em relação ao referido pagamento, aos ônus
incidentes sobre o objeto da parceria ou aos danos decorrentes de restrição à
sua execução.
§ 2º. A organização da sociedade civil deverá verificar a compatibilidade
entre o valor previsto para realização da despesa, aprovado no plano de
trabalho, e o valor efetivo da compra ou contratação.
§ 3º. Se o valor efetivo da compra ou contratação for superior ao previsto
no plano de trabalho, a organização da sociedade civil deverá assegurar a
compatibilidade do valor efetivo com os novos preços praticados no mercado,
inclusive para fins de elaboração de relatório de que trata o art. 56 deste
Decreto, quando for o caso.
Art. 38. As organizações da sociedade civil deverão obter de seus fornecedores
e prestadores de serviços notas, comprovantes fiscais ou recibos, com data,
valor, nome e número de inscrição no CNPJ da organização da sociedade civil e
do CNPJ ou CPF do fornecedor ou prestador de serviço, para fins de comprovação
das despesas.
§ 1º. A organização da sociedade civil deverá registrar os dados referentes
às despesas realizadas na plataforma eletrônica, sendo dispensada a inserção de
notas, comprovantes fiscais ou recibos referentes às despesas.
§ 2º. As organizações da sociedade civil deverão manter a guarda dos
documentos originais referidos no caput, conforme o disposto no art. 58 deste
Decreto.
Art. 39. Os pagamentos deverão ser realizados mediante transferência
eletrônica sujeita à identificação do beneficiário final na plataforma
eletrônica.
§ 1º. O termo de fomento ou de colaboração poderá admitir a dispensa da
exigência do caput e possibilitar a realização de pagamentos em espécie, após
saque à conta bancária específica da parceria, na hipótese de impossibilidade
de pagamento mediante transferência eletrônica, devidamente justificada pela
organização da sociedade civil no plano de trabalho, que poderá estar
relacionada, dentre outros motivos, com:
I - o objeto da parceria;
II - a região onde se desenvolverão as ações da
parceria; ou
III - a natureza dos serviços a serem prestados
na execução da parceria.
§ 2º. Os pagamentos em espécie estarão restritos ao limite individual de R$
1.800,00 (mil e oitocentos reais) por beneficiário, levando-se em conta toda a
duração da parceria, ressalvada disposição específica nos termos do § 3º.
§ 3º. Ato do Prefeito ou do dirigente máximo da entidade da administração
pública municipal disporá sobre os critérios e limites para a autorização do
pagamento em espécie.
§ 4º. Os pagamentos realizados na forma do § 1º não dispensam o registro do
beneficiário final da despesa na plataforma eletrônica.
Art. 40. Os custos indiretos necessários à execução do objeto, de que trata o
inciso III do caput do art. 46 da Lei nº 13.019, de 2014, poderão incluir,
entre outras despesas, aquelas com internet, transporte, aluguel, telefone,
consumo de água e luz e remuneração de serviços contábeis e de assessoria
jurídica.
Art. 41. A organização da sociedade civil somente poderá pagar despesa em data
posterior ao término da execução do termo de fomento ou de colaboração quando o
fato gerador da despesa tiver ocorrido durante sua vigência.
Art. 42. Poderão ser pagas com recursos vinculados à parceria as despesas com
remuneração da equipe de trabalho, inclusive de pessoal próprio da organização
da sociedade civil, durante a vigência da parceria, podendo contemplar as
despesas com pagamentos de impostos, contribuições sociais, Fundo de Garantia
do Tempo de Serviço - FGTS, férias, décimo-terceiro
salário, salários proporcionais, verbas rescisórias e demais encargos sociais e
trabalhistas, desde que tais valores:
I - estejam previstos no plano de trabalho e
sejam proporcionais ao tempo efetivamente dedicado à parceria; e
II - sejam compatíveis com o valor de mercado e
observem os acordos e as convenções coletivas de trabalho e, em seu valor bruto
e individual, o teto da remuneração do Poder Executivo municipal.
§ 1º. Para os fins deste Decreto, considera-se equipe de trabalho o pessoal
necessário à execução do objeto da parceria, que poderá incluir pessoas
pertencentes ao quadro da organização da sociedade civil ou que vierem a ser
contratadas, inclusive os dirigentes, desde que exerçam ação prevista no plano
de trabalho aprovado, nos termos da legislação cível e trabalhista.
§ 2º. Nos casos em que a remuneração for paga proporcionalmente com
recursos da parceria, a organização da sociedade civil deverá inserir na plataforma
eletrônica a memória de cálculo do rateio da despesa para fins de prestação de
contas, nos termos do parágrafo único do art. 56 deste Decreto, vedada a
duplicidade ou a sobreposição de fontes de recursos no custeio de uma mesma
parcela da despesa.
§ 3º. Poderão ser pagas diárias referentes a deslocamento, hospedagem e
alimentação, nos casos em que a execução do objeto da parceria assim o exigir,
para a equipe de trabalho e para os prestadores de serviço voluntário, nos
termos da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998.
§ 4º. O pagamento das verbas rescisórias de que trata o caput, ainda que
após o término da execução da parceria, será proporcional ao período de atuação
do profissional na execução das metas previstas no plano de trabalho.
§ 5º. É vedado à administração pública municipal praticar atos de
ingerência na seleção e na contratação de pessoal pela organização da sociedade
civil ou que direcionem o recrutamento de pessoas para trabalhar ou prestar
serviços na referida organização.
§ 6º. A organização da sociedade civil deverá dar ampla transparência,
inclusive na plataforma eletrônica, aos valores pagos, de maneira
individualizada, a título de remuneração de sua equipe de trabalho vinculada à
execução do objeto e com recursos da parceria, juntamente à divulgação dos
cargos e valores, na forma do art. 80 deste Decreto.
Seção III
Das alterações na parceria
Art. 43. O órgão ou a entidade da administração pública municipal poderá
autorizar ou propor a alteração do termo de fomento ou de colaboração ou do
plano de trabalho, após, respectivamente, solicitação fundamentada da
organização da sociedade civil ou sua anuência, desde que não haja alteração de
seu objeto, da seguinte forma:
I - por termo aditivo à parceria para:
a) ampliação de até trinta por cento do valor
global;
b) redução do valor global, sem limitação de
montante;
c) prorrogação da vigência, observados os limites
do art. 21 deste Decreto; ou
d) alteração da destinação dos bens
remanescentes; ou
II - por termo de apostilamento,
nas demais hipóteses de alteração, tais como:
a) utilização de rendimentos de aplicações
financeiras ou de saldos porventura existentes antes do término da execução da
parceria;
b) ajustes da execução do objeto da parceria no
plano de trabalho; ou
c) remanejamento de recursos sem a alteração do
valor global.
§ 1º. Sem prejuízo das alterações previstas no caput, a parceria deverá ser
alterada por termo de apostilamento,
independentemente de anuência da organização da sociedade civil, para:
I - prorrogação da vigência, antes de seu
término, quando o órgão ou a entidade da administração pública municipal tiver
dado causa ao atraso na liberação de recursos financeiros, ficando a
prorrogação limitada ao exato período do atraso verificado; ou
II - indicação dos créditos orçamentários de
exercícios futuros.
§ 2º. O órgão ou a entidade pública deverá se manifestar sobre a solicitação
de que trata o caput no prazo de trinta dias, contado da data de sua
apresentação, ficando o prazo suspenso quando forem solicitados esclarecimentos
à organização da sociedade civil.
§ 3º. No caso de término da execução da parceria antes da manifestação sobre
a solicitação de alteração da destinação dos bens remanescentes, a custódia dos
bens permanecerá sob a responsabilidade da organização da sociedade civil até a
decisão do pedido.
Art. 44. A manifestação do órgão jurídico da entidade da administração pública
municipal é dispensada nas hipóteses de que tratam a alínea “c” do inciso I e o
inciso II do caput do art. 43 e os incisos I e II do § 1º do art. 43, sem
prejuízo de consulta sobre dúvida jurídica específica apresentada pelo gestor
da parceria ou por outra autoridade que se manifeste no processo.
CAPÍTULO V
DA ATUAÇÃO EM REDE
Art. 45. A execução das parcerias pode se dar por atuação em rede de duas ou
mais organizações da sociedade civil, a ser formalizada mediante assinatura de
termo de atuação em rede.
§ 1º. A atuação em rede pode se efetivar pela realização de ações
coincidentes, quando há identidade de intervenções, ou de ações diferentes e
complementares à execução do objeto da parceria.
§ 2º. A rede deve ser composta por:
I - uma organização da sociedade civil celebrante
da parceria com a administração pública municipal, que ficará responsável pela
rede e atuará como sua supervisora, mobilizadora e
orientadora, podendo participar diretamente ou não da execução do objeto; e
II - uma ou mais organizações da sociedade civil
executantes e não celebrantes da parceria com a administração pública
municipal, que deverão executar ações relacionadas ao objeto da parceria
definidas em comum acordo com a organização da sociedade civil celebrante.
§ 3º. A atuação em rede não caracteriza subcontratação de serviços e nem
descaracteriza a capacidade técnica e operacional da organização da sociedade
civil celebrante.
Art. 46. A atuação em rede será formalizada entre a organização da sociedade
civil celebrante e cada uma das organizações da sociedade civil executantes e
não celebrantes por meio de termo de atuação em rede.
§ 1º. O termo de atuação em rede especificará direitos e obrigações
recíprocas, e estabelecerá, no mínimo, as ações, as metas e os prazos que serão
desenvolvidos pela organização da sociedade civil executante e não celebrante e
o valor a ser repassado pela organização da sociedade civil celebrante.
§ 2º. A organização da sociedade civil celebrante deverá comunicar à
administração pública municipal a assinatura do termo de atuação em rede no
prazo de até sessenta dias, contado da data de sua assinatura.
§ 3º. Na hipótese de o termo de atuação em rede ser rescindido, a
organização da sociedade civil celebrante deverá comunicar o fato à
administração pública municipal no prazo de quinze dias, contado da data da
rescisão.
§ 4º. A organização da sociedade civil celebrante deverá assegurar, no
momento da celebração do termo de atuação em rede, a regularidade jurídica e
fiscal da organização da sociedade civil executante e não celebrante, que será
verificada por meio da apresentação dos seguintes documentos:
I - comprovante de inscrição no CNPJ, emitido no
sítio eletrônico oficial da Secretaria da Receita Federal do Brasil;
II - cópia do estatuto e eventuais alterações
registradas;
III – Certidão de Regularidade com a Fazenda
Municipal;
IV – Certidão de Regularidade com a Fazenda
Estadual;
V - Certidão de Regularidade com a Fazenda
Federal/INSS (Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários
Federais e à Dívida Ativa da União) – Certidão conjunta PGFN e RFB;
VI - Certidão de Regularidade do Fundo de
Garantia do Tempo de Serviço – CRF/FGTS;
VII - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas -
CNDT, conforme Lei 12.440/2011;
VIII - declaração do representante legal da
organização da sociedade civil executante e não celebrante de que não possui
impedimento.
§ 5º. Fica vedada a participação em rede de organização da sociedade civil
executante e não celebrante que tenha mantido relação jurídica com, no mínimo,
um dos integrantes da comissão de seleção responsável pelo chamamento público
que resultou na celebração da parceria.
Art. 47. A organização da sociedade civil celebrante deverá comprovar à
administração pública municipal o cumprimento dos requisitos previstos no art. 35-A
da Lei nº 13.019, de 2014, a serem verificados por meio da apresentação dos
seguintes documentos:
I - comprovante de inscrição no CNPJ, emitido no
sítio eletrônico oficial da Secretaria da Receita Federal do Brasil, para
demonstrar que a organização da sociedade civil celebrante existe há, no
mínimo, cinco anos com cadastro ativo; e
II - comprovantes de capacidade técnica e
operacional para supervisionar e orientar a rede, sendo admitidos:
a) declarações de organizações da sociedade civil
que componham a rede de que a celebrante participe ou tenha participado;
b) cartas de princípios, registros de reuniões ou
eventos e outros documentos públicos de redes de que a celebrante participe ou
tenha participado; ou
c) relatórios de atividades com comprovação das
ações desenvolvidas em rede de que a celebrante participe ou tenha participado.
Parágrafo
único. A administração pública municipal verificará se
a organização da sociedade civil celebrante cumpre os requisitos previstos no
caput no momento da celebração da parceria.
Art. 48. A organização da sociedade civil celebrante da parceria é responsável
pelos atos realizados pela rede.
§ 1º. Para fins do disposto no caput, os direitos e as obrigações da
organização da sociedade civil celebrante perante a administração pública
municipal não poderão ser sub-rogados à organização da sociedade civil
executante e não celebrante.
§ 2º. Na hipótese de irregularidade ou desvio de finalidade na aplicação
dos recursos da parceria, as organizações da sociedade civil executantes e não
celebrantes responderão subsidiariamente até o limite do valor dos recursos
recebidos ou pelo valor devido em razão de dano ao erário.
§ 3º. A administração pública municipal avaliará e monitorará a organização
da sociedade civil celebrante, que prestará informações sobre prazos, metas e
ações executadas pelas organizações da sociedade civil executantes e não
celebrantes.
§ 4º. As organizações da sociedade civil executantes e não celebrantes
deverão apresentar informações sobre a execução das ações, dos prazos e das
metas e documentos e comprovantes de despesas, inclusive com o pessoal
contratado, necessários à prestação de contas pela organização da sociedade
civil celebrante da parceria, conforme descrito no termo de atuação em rede e
no inciso I do parágrafo único do art. 35-A da Lei nº 13.019, de 2014.
§ 5º. O ressarcimento ao erário realizado pela organização da sociedade
civil celebrante não afasta o seu direito de regresso contra as organizações da
sociedade civil executantes e não celebrantes.
CAPÍTULO VI
DO MONITORAMENTO E DA AVALIAÇÃO
Art. 49. A comissão de monitoramento e avaliação é a instância administrativa
colegiada responsável pelo monitoramento do conjunto de parcerias, pela
proposta de aprimoramento dos procedimentos, pela padronização de objetos,
custos e indicadores e pela produção de entendimentos voltados à priorização do
controle de resultados, sendo de sua competência a avaliação e a homologação
dos relatórios técnicos de monitoramento e avaliação.
§ 1º. O órgão ou a entidade pública municipal designará, em ato específico,
os integrantes da comissão de monitoramento e avaliação, a ser constituída por
pelo menos um servidor ocupante de cargo efetivo ou emprego permanente do
quadro de pessoal da administração pública municipal.
§ 2º. A comissão de monitoramento e avaliação poderá, a seu critério,
solicitar assessoramento técnico de especialista que não seja membro desse
colegiado para subsidiar seus trabalhos.
§ 3º. O órgão ou a entidade pública municipal poderá estabelecer uma ou
mais comissões de monitoramento e avaliação, observado o princípio da
eficiência.
§ 4º. A comissão de monitoramento e avaliação se reunirá periodicamente a
fim de avaliar a execução das parcerias por meio da análise das ações previstas
no respectivo plano de trabalho.
§ 5º. O monitoramento e a avaliação da parceria executada com recursos de
fundo específico poderão ser realizados por comissão de monitoramento e
avaliação a ser constituída pelo respectivo conselho gestor, conforme legislação
específica, respeitadas as exigências da Lei nº 13.019, de 2014, e deste
Decreto.
Art. 50. O membro da comissão de monitoramento e avaliação deverá se declarar
impedido de participar do monitoramento e da avaliação da parceria quando
verificar que:
I - tenha participado, nos últimos cinco anos,
como associado, cooperado, dirigente, conselheiro ou empregado da organização
da sociedade civil;
II - tenha participado da comissão de seleção da
parceria, em respeito ao princípio da segregação de funções.
Art. 51. Nas parcerias com vigência superior a um ano, sempre que possível,
será realizada pesquisa de satisfação com os beneficiários do plano de
trabalho, na forma prevista no instrumento da parceria, e serão utilizados os
resultados como subsídio para avaliação da parceria celebrada e do cumprimento
dos objetivos pactuados, bem como na reorientação e no ajuste das metas e
atividades definidas.
Art. 52. Compete ao gestor designada para a parceria realizar as atribuições
previstas no art. 61 da Lei Federal nº 13.019/2014, bem como:
I – proceder ao acompanhamento e à fiscalização
da execução da parceria;
II – elaborar, em conjunto com o conselho
responsável, se for o caso, o relatório técnico de monitoramento e avaliação, e
submetê-lo à comissão de monitoramento e avaliação designada;
III – comunicar ao Secretário Municipal
responsável pelo objeto a inexecução da parceria por culpa exclusiva da
organização da sociedade civil, para fins do disposto no art. 62 da Lei Federal
nº 13.019/2014;
IV – emitir parecer técnico de análise da
prestação de contas da respectiva parceria.
Parágrafo
único. As providências indicadas no art. 62 da Lei
Federal nº 13.019 far-se-ão por ato do administrador público que firmar a
parceria, devidamente motivado e publicado no Diário Oficial do Município,
assegurados à organização da sociedade civil o contraditório e a ampla defesa.
Art. 53. Toda parceria celebrada mediante termo de colaboração e termo de
fomento será acompanhada e fiscalizada por comissão de monitoramento e
avaliação, instituída por portaria do administrador público.
CAPÍTULO VII
DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
Seção I
Disposições gerais
Art. 54. A prestação de contas terá o objetivo de demonstrar e verificar
resultados e deverá conter elementos que permitam avaliar a execução do objeto
e o alcance das metas.
Parágrafo
único. Na hipótese de atuação em rede, caberá à
organização da sociedade civil celebrante apresentar a prestação de contas,
inclusive no que se refere às ações executadas pelas organizações da sociedade
civil executantes e não celebrantes.
Art. 55. Para fins de prestação de contas anual e final, a organização da
sociedade civil deverá apresentar relatório de execução do objeto, que conterá:
I - a demonstração do alcance das metas
referentes ao período de que trata a prestação de contas;
II - a descrição das ações desenvolvidas para o
cumprimento do objeto;
III - os documentos de comprovação do cumprimento
do objeto, como listas de presença, fotos, vídeos, entre outros; e
IV - os documentos de comprovação do cumprimento
da contrapartida, quando houver.
§ 1°. O relatório de que trata o caput deverá, ainda, fornecer elementos
para avaliação:
I - dos impactos econômicos ou sociais das ações
desenvolvidas;
II - do grau de satisfação do público-alvo, que
poderá ser indicado por meio de pesquisa de satisfação, declaração de entidade
pública ou privada local e declaração do conselho de política pública setorial,
entre outros; e
III - da possibilidade de sustentabilidade das
ações após a conclusão do objeto.
§ 2°. As informações de que trata o § 1o serão fornecidas por meio da
apresentação de documentos e por outros meios previstos no plano de trabalho.
§ 3°. O órgão ou a entidade da administração pública municipal poderá
dispensar a observância do § 1o deste artigo e da alínea “b” do inciso II do
caput do art. 61 quando a exigência for desproporcional à complexidade da
parceria ou ao interesse público, mediante justificativa prévia.
§ 4°. A organização da sociedade civil deverá apresentar justificativa na
hipótese de não cumprimento do alcance das metas.
Art. 56. Quando a organização da sociedade civil não comprovar o alcance das
metas ou quando houver evidência de existência de ato irregular, a
administração pública municipal exigirá a apresentação de relatório de execução
financeira, que deverá conter:
I - a relação das receitas e despesas realizadas,
inclusive rendimentos financeiros, que possibilitem a comprovação da observância
do plano de trabalho;
II - o comprovante da devolução do saldo
remanescente da conta bancária específica, quando houver;
III - o extrato da conta bancária específica;
IV - a memória de cálculo do rateio das despesas,
quando for o caso;
V - a relação de bens adquiridos, produzidos ou
transformados, quando houver;
VI - cópia simples das notas e dos comprovantes
fiscais ou recibos, inclusive holerites, com data do documento, valor, dados da
organização da sociedade civil e do fornecedor e indicação do produto ou
serviço.
Parágrafo
único. A memória de cálculo referida no inciso IV do
caput, a ser apresentada pela organização da sociedade civil, deverá conter a
indicação do valor integral da despesa e o detalhamento da divisão de custos,
especificando a fonte de custeio de cada fração, com identificação do número e
do órgão ou entidade da parceria, vedada a duplicidade ou a sobreposição de
fontes de recursos no custeio de uma mesma parcela da despesa.
Art. 57. A análise do relatório de execução financeira de que trata o art. 56
será feita pela administração pública municipal, através da Gerência de
Prestação de Contas da Secretaria Municipal da Fazenda, e contemplará:
I - o exame da conformidade das despesas,
realizado pela verificação das despesas previstas e das despesas efetivamente
realizadas, por item ou agrupamento de itens, conforme aprovado no plano de
trabalho, observado o disposto no § 3o do art. 36 da Lei 13.019; e
II - a verificação da conciliação bancária, por
meio da aferição da correlação entre as despesas constantes na relação de
pagamentos e os débitos efetuados na conta corrente específica da parceria.
Art. 58. As organizações da sociedade civil deverão manter a guarda dos
documentos originais relativos à execução das parcerias pelo prazo de dez anos,
contado do dia útil subsequente ao da apresentação da prestação de contas ou do
decurso do prazo para a apresentação da prestação de contas.
Seção II
Prestação de contas anual
Art. 59. Nas parcerias com vigência superior a um ano, a organização da
sociedade civil deverá apresentar prestação de contas anual para fins de
monitoramento do cumprimento das metas previstas no plano de trabalho.
§ 1°. A prestação de contas anual deverá ser apresentada no prazo de até trinta
dias após o fim de cada exercício, conforme estabelecido no instrumento da
parceria.
§ 2°. Para fins do disposto no § 1o, considera-se exercício cada período de
doze meses de duração da parceria, contado da primeira liberação de recursos
para sua execução.
§ 3°. A prestação de contas anual consistirá na apresentação do Relatório
Parcial de Execução do Objeto, que deverá observar o disposto no art. 55 deste
Decreto.
§ 4°. Na hipótese de omissão no dever de prestação de contas anual, o
gestor da parceria notificará a organização da sociedade civil para, no prazo
de quinze dias, apresentar a prestação de contas.
§ 5°. Se persistir a omissão de que trata o § 4o, aplica-se o disposto no §
2o do art. 70 da Lei no 13.019, de 2014.
Art. 60. A análise da prestação de contas anual será realizada por meio da
produção de relatório técnico de monitoramento e avaliação quando a parceria
for selecionada por amostragem, conforme ato do Secretário Municipal ou do
dirigente máximo da entidade da administração pública municipal, considerados
os parâmetros a serem definidos pela Controladoria Interna de Governo.
§ 1°. A análise prevista no caput também será realizada quando:
I - for identificado o descumprimento
injustificado do alcance das metas da parceria no curso das ações de
monitoramento e avaliação de que trata o art. 54; ou
II - for aceita denúncia de irregularidade na
execução parcial do objeto, mediante juízo de admissibilidade realizado pelo
gestor da parceria.
§ 2°. A prestação de contas anual será considerada regular quando, da
análise do Relatório Parcial de Execução do Objeto, for constatado o alcance
das metas da parceria.
§ 3°. Na hipótese de não comprovação do alcance das metas ou quando houver
evidência de existência de ato irregular, a administração pública municipal
notificará a organização da sociedade civil para apresentar, no prazo de até
trinta dias, Relatório Parcial de Execução Financeira, que deverá observar o
disposto no art. 56 deste Decreto e subsidiará a elaboração do relatório
técnico de monitoramento e avaliação.
Art. 61. O relatório técnico de monitoramento e avaliação referido no art. 60
conterá:
I - os elementos dispostos no § 1o do art. 59 da
Lei no 13.019, de 2014; e
II - o parecer técnico de análise da prestação de
contas anual, elaborado pelo gestor da parceria, que deverá avaliar as metas já
alcançadas e seus benefícios e descrever os efeitos da parceria na realidade
local, no que se refere:
a) aos impactos econômicos ou sociais;
b) ao grau de satisfação do público-alvo; e
c) à possibilidade de sustentabilidade das ações
após a conclusão do objeto.
§ 1°. Na hipótese de o relatório técnico de monitoramento e avaliação
evidenciar irregularidade ou inexecução parcial do objeto, o gestor da parceria
notificará a organização da sociedade civil para, no prazo de trinta dias:
I - sanar a irregularidade;
II - cumprir a obrigação; ou
III - apresentar justificativa para
impossibilidade de saneamento da irregularidade ou cumprimento da obrigação.
§ 2°. O gestor avaliará o cumprimento do disposto no § 1o e atualizará o
relatório técnico de monitoramento e avaliação, conforme o caso.
§ 3°. Serão glosados valores relacionados a metas descumpridas sem
justificativa suficiente.
§ 4° Na hipótese do § 2o, se persistir irregularidade ou inexecução
parcial do objeto, o relatório técnico de monitoramento e avaliação:
I - caso conclua pela continuidade da parceria, deverá determinar:
a) a devolução dos recursos financeiros
relacionados à irregularidade ou inexecução apurada ou à prestação de contas
não apresentada; e
b) a retenção das parcelas dos recursos, nos
termos do art. 35; ou
II - caso conclua pela rescisão unilateral da parceria, deverá determinar:
a) a devolução dos valores repassados
relacionados à irregularidade ou inexecução apurada ou à prestação de contas
não apresentada; e
b) a instauração de tomada de contas especial, se
não houver a devolução de que trata a alínea “a” no prazo determinado.
§ 5°. O relatório técnico de monitoramento e avaliação será submetido à
comissão de monitoramento e avaliação designada, na forma do art. 49 deste
Decreto, que o homologará, no prazo de até quarenta e cinco dias, contado de
seu recebimento.
§ 6°. O gestor da parceria deverá adotar as providências constantes do
relatório técnico de monitoramento e avaliação homologado pela comissão de
monitoramento e avaliação.
§ 7°. As sanções previstas no Capítulo VIII poderão ser aplicadas
independentemente das providências adotadas de acordo com o § 6o.
Seção III
Da prestação de contas final
Art. 62. As organizações da sociedade civil deverão apresentar a prestação de
contas final por meio de Relatório Final de Execução do Objeto, que deverá
conter os elementos previstos no art. 55, o comprovante de devolução de
eventual saldo remanescente de que trata o art. 52 da Lei nº 13.019, de 2014, e
a previsão de reserva de recursos para pagamento das verbas rescisórias de que
trata o § 4o do art. 42 deste Decreto.
Parágrafo
único. Fica dispensada a apresentação dos documentos de
que tratam os incisos III e IV do caput do art. 55 quando já constarem da
plataforma eletrônica.
Art. 63. A análise da prestação de contas final pela administração pública
municipal será formalizada por meio de parecer técnico conclusivo, elaborado
pelo gestor da parceria, que deverá verificar o cumprimento do objeto e o
alcance das metas previstas no plano de trabalho e considerará:
I - o Relatório Final de Execução do Objeto;
II - os Relatórios Parciais de Execução do
Objeto, para parcerias com duração superior a um ano;
III - relatório de visita técnica in loco, quando
houver; e
IV - relatório técnico de monitoramento e
avaliação, quando houver.
Parágrafo
único. Além da análise do cumprimento do objeto e do
alcance das metas previstas no plano de trabalho, o gestor da parceria, em seu
parecer técnico, avaliará os efeitos da parceria, devendo mencionar os
elementos de que trata o § 1o do art. 55.
Art. 64. Na hipótese de a análise de que trata o art. 63 concluir que houve
descumprimento de metas estabelecidas no plano de trabalho ou evidência de
irregularidade, o gestor da parceria, antes da emissão do parecer técnico
conclusivo, notificará a organização da sociedade civil para que apresente
Relatório Final de Execução Financeira, que deverá observar o disposto no art.
56.
§ 1°. Fica dispensada a apresentação dos documentos de que tratam os
incisos I a IV do caput do art. 56 quando já constarem da plataforma eletrônica.
§ 2°. A análise do relatório de que trata o caput deverá observar o
disposto no art. 57.
Art. 65. Para fins do disposto no art. 69 da Lei no 13.019, de 2014, a
organização da sociedade civil deverá apresentar:
I - o Relatório Final de Execução do Objeto, no
prazo de até trinta dias, contado do término da execução da parceria, conforme
estabelecido no instrumento de parceria, prorrogável por até quinze dias,
mediante justificativa e solicitação prévia da organização da sociedade civil;
e
II - o Relatório Final de Execução Financeira, no
prazo de até sessenta dias, contado de sua notificação, conforme estabelecido
no instrumento de parceria, prorrogável por até quinze dias, mediante
justificativa e solicitação prévia da organização da sociedade civil.
Art. 66. O parecer técnico conclusivo da prestação de contas final embasará a
decisão da autoridade competente e deverá concluir pela:
I - aprovação das contas;
II - aprovação das contas com ressalvas; ou
III - rejeição das contas.
§ 1°. A aprovação das contas ocorrerá quando constatado o cumprimento do
objeto e das metas da parceria, conforme disposto neste Decreto.
§ 2°. A aprovação das contas com ressalvas ocorrerá quando, apesar de
cumpridos o objeto e as metas da parceria, for constatada impropriedade ou
qualquer outra falta de natureza formal que não resulte em dano ao erário.
§ 3°. A rejeição das contas ocorrerá nas seguintes hipóteses:
I - omissão no dever de prestar contas;
II - descumprimento injustificado do objeto e das
metas estabelecidos no plano de trabalho;
III - dano ao erário decorrente de ato de gestão
ilegítimo ou antieconômico; ou
IV - desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou
valores públicos.
§ 4°. A rejeição das contas não poderá ser fundamentada unicamente na
avaliação de que trata o parágrafo único do art. 63.
Art. 67. A decisão sobre a prestação de contas final caberá ao administrador
público responsável por celebrar a parceria.
Parágrafo
único. A organização da sociedade civil será notificada
da decisão de que trata o caput e poderá:
I - apresentar recurso, no prazo de trinta dias,
à autoridade que a proferiu, a qual, se não reconsiderar a decisão no prazo de
trinta dias, encaminhará o recurso ao Prefeito Municipal ou ao dirigente máximo
da entidade da administração pública municipal, para decisão final no prazo de
trinta dias; ou
II - sanar a irregularidade ou cumprir a
obrigação, no prazo de quarenta e cinco dias, prorrogável, no máximo, por igual
período.
Art. 68. Exaurida a fase recursal, o órgão ou a entidade da administração
pública municipal deverá:
I - no caso de aprovação com ressalvas da
prestação de contas, registrar na plataforma eletrônica as causas das
ressalvas; e
II - no caso de rejeição da prestação de contas,
notificar a organização da sociedade civil para que, no prazo de trinta dias:
a) devolva os recursos financeiros relacionados
com a irregularidade ou inexecução do objeto apurada ou com a prestação de
contas não apresentada; ou
b) solicite o ressarcimento ao erário por meio de
ações compensatórias de interesse público, mediante a apresentação de novo
plano de trabalho, nos termos do § 2o do art. 72 da Lei no 13.019, de 2014.
§ 1°. O registro da aprovação com ressalvas da prestação de contas possui
caráter preventivo e será considerado na eventual aplicação das sanções de que
trata o Capítulo VIII.
§ 2°. A administração pública municipal deverá se pronunciar sobre a
solicitação de que trata a alínea “b” do inciso II do caput no prazo de trinta
dias.
§ 3°. A realização das ações compensatórias de interesse público não deverá
ultrapassar a metade do prazo previsto para a execução da parceria.
§ 4°. Compete exclusivamente ao Secretário Municipal ou ao dirigente máximo
da entidade da administração pública municipal autorizar o ressarcimento de que
trata a alínea “b” do inciso II do caput.
§ 5°. Os demais parâmetros para concessão do ressarcimento de que trata a
alínea “b” do inciso II do caput serão definidos em ato do Secretário Municipal
ou do dirigente máximo da entidade da administração pública municipal,
observados os objetivos da política, do plano, do programa ou da ação em que a
parceria esteja inserida.
§ 6°. Na hipótese do inciso II do caput, o não ressarcimento ao erário ensejará:
I - a instauração da tomada de contas especial,
nos termos da legislação vigente; e
II - o registro da rejeição da prestação de
contas e de suas causas na plataforma eletrônica, enquanto perdurarem os
motivos determinantes da rejeição.
Art. 69. O prazo de análise da prestação de contas final pela administração
pública municipal deverá ser fixado no instrumento da parceria e será de até
cento e cinquenta dias, contado da data de recebimento do Relatório Final de
Execução do Objeto.
§ 1°. O prazo de que trata o caput poderá ser prorrogado, justificadamente,
por igual período, não podendo exceder o limite de trezentos dias.
§ 2°. O transcurso do prazo definido no caput, e de sua eventual
prorrogação, nos termos do § 1o, sem que as contas tenham sido apreciadas:
I - não impede que a organização da sociedade
civil participe de outros chamamentos públicos e celebre novas parcerias; e
II - não implica impossibilidade de sua
apreciação em data posterior ou vedação a que se adotem medidas saneadoras, punitivas
ou destinadas a ressarcir danos que possam ter sido causados aos cofres
públicos.
§ 3°. Se o transcurso do prazo definido no caput, e de sua eventual
prorrogação, nos termos do § 1o, se der por culpa exclusiva da administração
pública municipal, sem que se constate dolo da organização da sociedade civil
ou de seus prepostos, não incidirão juros de mora sobre os débitos apurados no
período entre o final do prazo e a data em que foi emitida a manifestação
conclusiva pela administração pública municipal, sem prejuízo da atualização
monetária, que observará a variação anual do Índice Nacional de Preços ao
Consumidor Amplo - IPCA, calculado pela Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística – IBGE.
Art. 70. Os débitos a serem restituídos pela organização da sociedade civil
serão apurados mediante atualização monetária, acrescido de juros calculados da
seguinte forma:
I - nos casos em que for constatado dolo da
organização da sociedade civil ou de seus prepostos, os juros serão calculados
a partir das datas de liberação dos recursos, sem subtração de eventual período
de inércia da administração pública municipal quanto ao prazo de que trata o §
3o do art. 69; e
II - nos demais casos, os juros serão calculados
a partir:
a) do decurso do prazo estabelecido no ato de
notificação da organização da sociedade civil ou de seus prepostos para
restituição dos valores ocorrida no curso da execução da parceria; ou
b) do término da execução da parceria, caso não
tenha havido a notificação de que trata a alínea “a” deste inciso, com
subtração de eventual período de inércia da administração pública municipal
quanto ao prazo de que trata o § 3o do art. 69.
Parágrafo
único. Os débitos de que trata o caput observarão juros
equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
- Selic para títulos federais, acumulada mensalmente,
até o último dia do mês anterior ao do pagamento, e de um por cento no mês de
pagamento.
CAPÍTULO VIII
DAS SANÇÕES
Art. 71. Quando a execução da parceria estiver em desacordo com o plano de
trabalho e com as normas da Lei nº 13.019, de 2014, e da legislação específica,
a administração pública municipal poderá aplicar à organização da sociedade
civil as seguintes sanções:
I - advertência;
II - suspensão temporária; e
III - declaração de inidoneidade.
§ 1º. É facultada a defesa do interessado no prazo de dez dias, contado da
data de abertura de vista dos autos processuais.
§ 2º. A sanção de advertência tem caráter preventivo e será aplicada quando
verificadas impropriedades praticadas pela organização da sociedade civil no
âmbito da parceria que não justifiquem a aplicação de penalidade mais grave.
§ 3º. A sanção de suspensão temporária será aplicada nos casos em que forem
verificadas irregularidades na celebração, execução ou prestação de contas da
parceria e não se justificar a imposição da penalidade mais grave,
considerando-se a natureza e a gravidade da infração cometida, as
peculiaridades do caso concreto, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e
os danos que dela provieram para a administração pública municipal.
§ 4º. A sanção de suspensão temporária impede a organização da sociedade
civil de participar de chamamento público e celebrar parcerias ou contratos com
órgãos e entidades da administração pública municipal por prazo não superior a
dois anos.
§ 5º. A sanção de declaração de inidoneidade impede a organização da
sociedade civil de participar de chamamento público e celebrar parcerias ou
contratos com órgãos e entidades de todas as esferas de governo, enquanto
perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a
reabilitação perante a autoridade que aplicou a penalidade, que ocorrerá quando
a organização da sociedade civil ressarcir a administração pública municipal
pelos prejuízos resultantes, e após decorrido o prazo de dois anos da aplicação
da sanção de declaração de inidoneidade.
§ 6º. A aplicação das sanções de suspensão temporária e de declaração de
inidoneidade é de competência exclusiva do Prefeito Municipal.
Art. 72. Da decisão administrativa que aplicar as sanções previstas nos
incisos I a III do caput do art. 71 caberá recurso administrativo, no prazo de
dez dias, contado da data de ciência da decisão.
Parágrafo
único. No caso da competência exclusiva do Prefeito
Municipal prevista no § 6º do art. 71 deste Decreto, o recurso cabível é o
pedido de reconsideração.
Art. 73. Na hipótese de aplicação de sanção de suspensão temporária ou de
declaração de inidoneidade, a organização da sociedade civil deverá ser
inscrita, em banco de dados público enquanto perdurarem os efeitos punição ou
até que seja promovida a reabilitação.
Art. 74. Prescrevem no prazo de cinco anos as ações punitivas da administração
pública municipal destinadas a aplicar as sanções previstas neste Decreto,
contado da data de apresentação da prestação de contas ou do fim do prazo de
noventa dias a partir do término da vigência da parceria, no caso de omissão no
dever de prestar contas.
Parágrafo
único. A prescrição será interrompida com a edição de
ato administrativo destinado à apuração da infração.
CAPÍTULO IX
DO PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
Art. 75. As propostas de Procedimento de Manifestação de Interesse Social,
apresentadas por organizações da sociedade civil, movimentos sociais e cidadãos
interessados à administração pública municipal, devem:
I – ser dirigidas e encaminhadas aos Secretários
Municipais competentes, tendo em vista a natureza do objeto da proposta;
II – observar, quanto aos requisitos, o disposto
no art. 19 da Lei Federal nº 13.019/2014.
Art. 76. Recebida a proposta, a administração pública municipal verificará o
atendimento dos requisitos do art. 19 da Lei Federal nº 13.019/2014 e, conforme
o caso, indeferirá a proposta ou determinará sua publicação no sítio eletrônico
da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.
Parágrafo
único. As propostas serão mantidas no sítio eletrônico
da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim pelo prazo de 12 (doze)
meses.
Art. 77. Verificadas a conveniência e a oportunidade para a realização do
Procedimento de Manifestação de Interesse Social, a administração pública
municipal o instaurará para oitiva da sociedade sobre o tema.
§ 1º. O Procedimento de Manifestação de Interesse Social far-se-á por meio
de edital, que indicará, entre outros elementos:
I – o objeto da consulta;
II – as condições para participação dos
interessados;
III – as datas, prazos, meios e locais de
apresentação de propostas.
§ 2º. O Procedimento de Manifestação de Interesse Social será realizado por
comissão especial, composta por pelo menos três servidores públicos, a ser
constituída pelo Secretário Municipal competente tendo em vista a natureza do
objeto.
Art. 78. Poderá ser realizado Procedimento de Manifestação de Interesse Social
conjunto entre as Secretarias Municipais, caso o objeto da consulta envolva
competências comuns a esses órgãos.
CAPÍTULO X
DA TRANSPARÊNCIA E DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES
Art. 79. A administração pública municipal e as organizações da sociedade
civil deverão dar publicidade e promover a transparência das informações
referentes à seleção e à execução das parcerias.
Parágrafo
único. São dispensadas do cumprimento do disposto no
caput as parcerias realizadas no âmbito de programas de proteção a pessoas
ameaçadas.
Art. 80. A administração pública municipal divulgará informações referentes às
parcerias celebradas com organizações da sociedade civil em dados abertos e
acessíveis e deverá manter, no seu sítio eletrônico oficial e na plataforma
eletrônica, a relação dos instrumentos de parcerias celebrados com seus planos
de trabalho.
Art. 81. As organizações da sociedade civil divulgarão nos seus sítios
eletrônicos oficiais e em locais visíveis de suas sedes sociais e dos
estabelecimentos em que exerçam suas ações, desde a celebração das parcerias
até cento e oitenta dias após a apresentação da prestação de contas final, as
informações de que tratam o art. 11 da Lei nº 13.019, de 2014.
Parágrafo
único. No caso de atuação em rede, caberá à organização
da sociedade civil celebrante divulgar as informações de que trata o caput,
inclusive quanto às organizações da sociedade civil não celebrantes e
executantes em rede.
Art. 82. A divulgação de campanhas publicitárias e programações desenvolvidas
por organizações da sociedade civil nos termos do art. 14 da Lei nº 13.019, de
2014, observará as diretrizes e os objetivos dispostos em legislação específica
sobre a matéria.
Parágrafo
único. Os recursos tecnológicos e a linguagem
utilizados na divulgação das campanhas e programas deverão garantir
acessibilidade às pessoas com deficiência.
CAPÍTULO XI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 83. Os membros das comissões de seleção e de monitoramento e avaliação
não serão remunerados a qualquer título, sendo suas funções consideradas de
relevante interesse público.
Art. 84. A administração pública municipal, com a finalidade
de simplificar e racionalizar os procedimentos relativos às parcerias
estabelecidas com as organizações da sociedade civil, disponibilizará manuais
para a prestação de contas, conforme estabelece o § 1º do artigo 63 da Lei
13.019/2013 e alterações.
Parágrafo único. Caberá à Controladoria Interna de
Governo a elaboração e disponibilização dos manuais a que se refere o caput
deste artigo.
Art. 85. Até 31 de julho de 2018 será implantada a plataforma eletrônica
prevista no art. 65 da Lei Federal 13.019/2014 e neste Decreto. Antes de sua
devida implantação, a formalização e a apresentação das contas deverá ser realizada
em cópias ou originais, conforme o caso, por meio de documentos físicos na
Secretaria ou órgão responsável pela parceria.
Art. 86. Aplicar-se-á
subsidiariamente a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, no que couber.
Art.
87. Este Decreto entra em vigor na data da
publicação.
Cachoeiro de Itapemirim, 05 de dezembro de 2017.
VICTOR DA SILVA COELHO
Prefeito Municipal
Este texto não substitui o original publicado e arquivado na
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim