DECRETO N° 27.637

 

REGULAMENTA A DECLARAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS - DES-IF E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no artigo 90, inciso V do Código Tributário Municipal - Lei Municipal nº 5.394, de 27 de dezembro de 2002,

 

DECRETA:

 

Art. 1º A Declaração de Serviços de Instituições Financeiras – DES-IF consiste em um sistema eletrônico para registro das operações realizadas e apuração das contas tributáveis, cálculo e emissão do respectivo documento de arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, devido pelas instituições financeiras e equiparadas, autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BACEN, e demais pessoas jurídicas obrigadas a utilizar o Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF.

 

Art. 2º A transmissão das informações da DES-IF será feita pelas instituições financeiras e equiparadas credenciadas através do sistema “ISS Bancário”, disponibilizado na Internet no endereço eletrônico indicado na Agencia Virtual do município na pagina: http://www.cachoeiro.es.gov.br/servicos na opção ISS, mediante a utilização da Senha Eletrônica.

 

Parágrafo único. A adesão ao sistema deverá ser feita através de termo a ser preenchido no módulo de credenciamento.

 

Art. 3º A DES-IF é obrigatória para as instituições financeiras e equiparadas, localizadas no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, devendo ser validada e transmitida somente por meio do sistema “ISS Bancário” disponibilizado no Portal do Município na internet.

 

Parágrafo único. Os dados da DES-IF deverão ser informados de acordo com a Codificação do Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional – COSIF, e suas informações deverão ser idênticas às enviadas pela instituição ao Banco Central do Brasil.

 

Art. 4º A DES-IF é composta dos seguintes módulos:

 

I - Módulo de Informações Comuns:

 

a) Plano geral de contas comentado – PGCC;

b) Tabela de tarifas de serviços da instituição;

c) Pacotes de serviços;

d) Composição dos pacotes de serviços;

e) Tabela de identificação de serviços de remuneração variável.

 

II - Módulo de Apuração Mensal do ISSQN:

 

a) O conjunto de informações que demonstram a apuração da receita tributável por subtítulo contábil;

b) O conjunto de informações que demonstram a apuração do ISSQN mensal;

c) A informação se for o caso, de ausência de movimento, por dependência ou por instituição;

d) Demonstrativo da movimentação das tarifas;

e) Número de Contas na Agência;

f) Arrecadação referente aos pacotes de serviços.

 

III - Módulo Demonstrativo Contábil;

 

a) Os Balancetes Analíticos Mensais;

b) O Demonstrativo de rateio de resultados internos.

 

IV - Módulo Demonstrativo das Partidas dos Lançamentos Contábeis.

 

a) Informações das partidas dos lançamentos contábeis.

 

Art. 5º A transmissão dos módulos da DES-IF deverá ser feita nos seguintes prazos:

 

I - Módulo de Informações Comuns:

 

a) Após o credenciamento no sistema “ISS Bancário” na transmissão da primeira declaração;

b) Anualmente até o dia 10 do mês de fevereiro;

c) Até a data de vencimento do ISS do mês subseqüente ao da ocorrência de alteração das informações constantes deste módulo, quando houver.

 

II - Módulo de Apuração Mensal do ISSQN:

 

a) Mensalmente, até o dia 10 (dez) do mês seguinte ao de competência dos dados declarados.

 

III - Módulo Demonstrativo Contábil:

 

a) Mensalmente, até o dia 10 (dez) do mês seguinte ao de competência dos dados declarados.

 

IV - Módulo Demonstrativo das Partidas dos Lançamentos Contábeis:

 

a) Após o credenciamento no sistema “ISS Bancário” na transmissão da primeira declaração;

b) Anualmente até o dia 10 (dez) do mês de fevereiro do ano seguinte ao de competência dos dados declarados;

c) Até a data de vencimento do ISS do mês subseqüente ao da ocorrência de  alteração das informações constantes deste módulo, quando houver.

 

§ 1º As instituições financeiras e equiparadas deverão apresentar no prazo de até 90 (noventa) dias da publicação deste decreto as informações dos módulos I a IV, por competência, retroativas aos fatos geradores ocorridos no período a partir de 01 de maio de 2013 até a presente data.

 

§ 2º Quando os prazos se encerrarem em dia que não tenha expediente na Secretaria de Fazenda, os mesmos serão transferidos para o primeiro dia útil seguinte.

 

Art. 6º O cumprimento da obrigação só se completa com a geração do Recibo de Entrega emitido pelo sistema “ISS Bancário”, cabendo ao contribuinte à responsabilidade pela sua obtenção, no próprio endereço eletrônico de validação e transmissão da DES-IF.

 

Art. 7º A DES-IF deverá ser gerada em conformidade com as especificações constantes no Anexo I deste Decreto.

 

Art. 8º Todos os arquivos que compõem a DES-IF, inclusive o Recibo de Entrega, deverão ser guardados pelo contribuinte pelo prazo decadencial previsto na legislação municipal.

 

Art. 9º As instituições financeiras e equiparadas devem obrigatoriamente efetuar adesão ao Domicílio Tributário Eletrônico – DTE, na forma definida na legislação municipal.

 

Art. 10 Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

 

Cachoeiro de Itapemirim, 19 de abril de 2018.

 

VICTOR DA SILVA COELHO

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

 

ANEXO I

 

A Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras será feita por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes, para a importação de dados que a compõem.

 

1. Layout dos Arquivos

 

1.1 – Identificação da declaração obrigatória em todos os arquivos

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número seqüência que identifica a linha do arquivo

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0000’

S

C

4

 

3

CNPJ

Identificação da Instituição composta dos 8 primeiros algarismos do CNPJ

S

C

8

Sem máscara de formatação

4

Nome

Razão Social da Instituição

S

C

100

 

5

Tipo_Inti

Identifica o tipo de Instituição a qual se refere esta declaração, conforme Tabela de Títulos

S

C

1

Deve pertencer à Tabela de Títulos

6

Cod_Munc

Código do município onde será entregue a declaração (Tabela de Municípios do IBGE)

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios do IBGE

7

Ano_Mes_Inic_Cmp

Ano e mês de início competência da declaração. Formato: “aaaamm

S

C

6

Ano e mês válidos Modu_Decl = 1 Mês deve ser igual a 01 (janeiro) exceto para início de atividades em mês diferente de janeiro. Modu_Decl = 3   Mês deve ser igual a 01 (janeiro), exceto para:

- início de atividades em mês
 diferente de janeiro

- em caso de alteração do PGCC e
 tabelas dentro do exercício,
informar início da vigência.
Ano não pode ser inferior a 10 anos ou maior que o corrente

8

Ano_Mes_Fim_Cm PE

Ano e mês de fim da competência da declaração. Formato: aaaamm

S

C

6

Ano e mês válidos Modu_Decl = 1 ou 3. Mês deve ser igual a 12 (dezembro) e ano igual ao ano de Ano_Mes_Inic_Cmpe, exceto para empresa que encerrou sua atividade antes do mês de dezembro Modu_Decl = 2 _ deve ser igual a Ano_Mes_Inic_Cmpe

 

9

Modu_Decl

Módulo da declaração. 1 - Demonstrativo Contábil 2 - Apuração Mensal do ISSQN 3 - Informações Comuns

S

N

1

 

10

Tipo_Decl

Identificação do tipo da declaração 1 - Normal 2 – Retificadora

S

N

1

Modu_Decl = 3 _ Tipo deve ser igual a 1 (Normal)

11

Prtc_Decl_Ante

Protocolo da declaração a ser retificada ou complementada

N

C

30

Obrigatório para Tipo_Decl igual a 2 (Retificadora) Não deve ser informado para Tipo_Decl igual a 1 (Normal)

12

Tipo_Cnso

Indica o tipo da consolidação para fins de apuração do imposto mensal a recolher 1 - Instituição e alíquota 2 - Instituição, alíquota e código de tributação DES-IF 3 - Dependência e alíquota 4 - Dependência, alíquota e código de  tributação DES-IF

N

N

1

Modu_Decl = 1 ou 3 _ Tipo não deve ser informado Modu_Decl = 2 _ Tipo deve ser informado. Se declaração sem movimento, informar 1 - “Instituição e Alíquota"

13

CNPJ_Resp_Rclh

Dependência com responsabilidade pelo recolhimento do ISSQN. Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência responsável pelo recolhimento do ISSQN, inclusive dígito verificador e sem máscara de formatação

N

C

6

Modu_Decl = 1 ou 3 _ CNPJ responsável pelo recolhimento não deve ser informado Modu_Decl = 2 _ CNPJ responsável pelo recolhimento deve ser informado conforme regra de tipo de consolidação. Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo. Deve existir no Registro de Identificação da dependência, com contabilidade própria e pertencer ao município da entrega da declaração Obrigatório se Tipo_Cnso igual a 1 - “Instituição e alíquota” ou 2 - “Instituição, alíquota e código de
tributação DES-IF” ou se não houver ocorrências do  Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo Não informar se Tipo_Cnso igual 3 -
“Dependência e alíquota” ou 4 - “Dependência, alíquota e código de tributação DES-IF”

14

Idn_Versao

Identificador da versão da DES-IF municipal devendo ser preenchida com “2.2”

S

C

10

Deve conter o número da versão atual da DES-IF no município

15

Tipo_Arred

Tipo do arredondamento de cálculo dos Valores 1 - Arredondado 2 – Truncado

N

N

1

Modu_Decl = 1 ou 3 _ Tipo não deve ser informado Modu_Decl = 2 _ Tipo deve ser informado.

 

2. Layout arquivo de configuração - Entrega anual, mudanças de dados ou início da declaração (Arquivo 01).

 

2.1 - Plano geral de contas comentado - PGCC

 

Registro 0100: Plano geral de contas comentado - PGCC

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número seqüência que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0100’

S

C

4

 

3

Conta

Código do Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título e Subtítulo de acordo com o Plano de Contas - PGCC interno.

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação. Deve ter uma ocorrência por declaração.

4

Nome

Nome do Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título e Subtítulo de acordo com o PGCC interno.

S

C

100

 

5

Desc_Conta

Descrição detalhada que permita a identificação a natureza da operação nela contabilizadas. Obrigatório somente para Subtítulos mais analíticos (que recebem os lançamentos contábeis).

N

C

600

Obrigatório se não for referenciada no campo Conta_Supe do PGCC.

6

Conta_Supe

Código da Conta hierárquica e imediatamente superior. Não preencher se, e somente se, Grupo inicial (topo).

N

C

30

Sem uso de máscara de formatação. Deve existir como Conta no Registro de Plano geral de contas comentado - PGCC É obrigatório sempre que Conta COSIF não for um Grupo da Tabela COSIF Deve existir pelo menos um Grupo inicial Não pode haver mais que dois Grupos iniciais (Grupos 7 e 8 do COSIF).

7

Desc_Conta

Código da conta de mesmo nível hierárquico ou do Subtítulo mais analítico do COSIF relacionado a esta Conta do PGC interno.

S

C

20

Sem máscara de formatação. Deve existir na Tabela do COSIF. Deve seguir a mesma estrutura hierárquica do COSIF Conta COSIF deve estar vigente na competência da declaração.

8

Cod_Trib_DESIF

Código de tributação DES-IF.

 

Informar de acordo com o item 6.1 – Código Tributação

N

C

20

Obrigatório somente para os subtítulos informados no campo Sub_Titu dos registros 0200 e 0300. Devem ser informados para todos os subtítulos em que são contabilizadas receitas de prestação de serviços. Não pode ser informado para subtítulos que são referenciados no campo Conta_Supe do registro 0100 Deve existir na Tabela de Códigos de Tributação da DES-IF e Tabela Códigos de Tributação do Município dentro da vigência da declaração.

 

2.2 - Tabela de tarifas de serviços da Instituição Financeira

 

Registro 0200: Tabela de Tarifas de Serviços da Instituição

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número seqüência que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0200’

S

C

4

Registro obrigatório quando Instituição cujo Tipo da instituição (Tipo_Inti no Registro Identificação da declaração) a Tabela de Títulos com atributo Tabela de Tarifas obrigatória igual a “Sim”.

3

Idto_Tari

Código de identificação da tarifa, atribuído pela instituição.

S

C

20

Sem uso de máscara de formatação. Não pode ter mais de uma ocorrência para o mesmo Subtítulo para a mesma vigência.

4

Desc_Tari

Descrição da tarifa

N

C

100

Obrigatório somente a primeira ocorrência para o mesmo período.

5

Sub_Titu

Código do Subtítulo, de acordo com o PGCC interno, no qual a receita da tarifa é escriturada.

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação. Deve existir no Registro de Plano geral de contas comentado PGCC como subtítulo analítico.

 

2.3 - Tabela de identificação de serviços de remuneração variável

 

Registro 0300: Tabela de identificação de serviços de remuneração variável

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número seqüência que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0300’

S

C

4

Registro obrigatório para as instituições que executam pelo menos uma das atividades definidas na Tabela de Serviços de Remuneração Variável item 7.1 – Tabela de Serviços de Remuneração Variável

3

Idto_Serv_Rem_Var

Código de identificação do serviço de remuneração variável.

S

C

20

Deve existir na Tabela de Serviços de Remuneração Variável item 7.1 – Tabela de Serviços de Remuneração Variável. Não pode ter mais de uma ocorrência para o mesmo Subtítulo para a mesma vigência. Caso não tenha preencher com “000000”

4

Desc_Compl

Descrição complementar do serviço de remuneração variável.

N

C

225

Obrigatório somente se Indicador de obrigatoriedade de descrição complementar = “Sim” na Tabela de Serviços de Remuneração Variável item 7.1 – Tabela de Serviços de Remuneração Variável e na primeira ocorrência para o mesmo período. Caso Idto_Serv_Rem_Var = ‘000000” deixar em branco.

5

Sub_Titu

Código do subtítulo analítico, de acordo com o PGCC interno, no qual o serviço é escriturado.

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação. Deve existir no Registro de Plano geral de contas comentado - PGCC como subtítulo analítico. Caso Idto_Serv_Rem_Var = ‘000000” deixar em branco.

 

3. Layout dos arquivos de entrega mensal (Arquivo 02)

 

3.1 - Identificação da dependência

 

Registro 0400: Identificação da dependência

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número seqüência que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0400’

S

C

4

 

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado.

S

C

15

Não pode ter mais de uma ocorrência para a declaração.

4

Indr_Insc_Munl

Indica se Inscrição Municipal foi informada no campo Cod_Depe    1 - Inscrição Municipal 2 - Código interno da Instituição

S

N

1

 

5

CNPJ_Proprio

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência, inclusive com dígito verificador e sem máscara de formatação.

N

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo.

6

Tipo_Depe

Identificação do tipo de dependência da Instituição, conforme Tabela de Tipos de Dependência.

S

N

2

Deve existir na Tabela de Tipos de Dependência item 8.1 – Tabela de Serviços de Tipos de Dependência.

7

Endr_Depe

Endereço (logradouro, número, complemento, bairro).

N

C

100

Obrigatório se Indr_Insc_Munl igual a 2 (Código interno da Instituição)

8

CNPJ_Unif

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência responsável junto ao BACEN, inclusive com dígito verificador e sem máscara de formatação.

S

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo.

9

Cod_Munc

Código do município onde está estabelecida a dependência unificadora (Tabela de Municípios do IBGE), se exterior colocar 9999999

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios do IBGE se diferente de 9999999.

10

Ctbl_Propria

Identifica se declarante possui contabilidade própria 1 - Sim 2 – Não

S

C

1

Se CNJP_Propria igual CNPJ_Unif e dependência não for paralisada, Ctbl_Propria deve ser igual a 1 (Sim).

11

Dat_Inic_Para

Data de início da paralisação comunicada ao BACEN. Formato: “aaaammdd

N

D

 

Data válida Deve ser anterior à Ano_Mes_Fim_Cmpe do Registro de Identificação da declaração Data não pode ser superior a 10 anos que o corrente.

12

Dat_Fim_Para

Data de fim da paralisação comunicada ao BACEN. Formato: aaaammdd

N

D

 

Data válida. Preenchido somente se Dat_Inic_Para for informada Deve ser superior a Dat_Inic_Para Deve ser anterior a Ano_Mes_Fim_Cmpe do Registro de Identificação da declaração Diferença entre Dat_Inic_Para e Dat_Fim_Para não pode ser superior a 180 dias.

 

3.2 - Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo

 

Registro 0430: Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número sequencial que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0430’

S

C

4

Obrigatório se dependência não estiver paralisada e tiver contabilidade própria

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado.

S

C

15

 Deve ter sido informado no Registro de Identificação da dependência.

4

Sub_Titu

Código do Subtítulo analítico, conforme o PGCC interno, com incidência de ISSQN. Sem uso de máscara de

edição.

S

C

30

.

5

Cod_Trib_DESIF

Código de tributação DES-IF

 

Informar de acordo com o item 6.1 – Código Tributação

S

C

20

Deve existir na Tabela de Códigos de Tributação da DES-IF. Deve existir na Tabela Códigos de

Tributação do Município dentro da vigência da declaração 

6

Valr_Cred_Mens

Valor total dos lançamentos a crédito do Subtítulo

S

N

16,2

O valor deve ser maior ou igual a zero.

7

Valr_Debt_Mens

Valor total dos lançamentos a débito do Subtítulo

S

N

16,2

O valor deve ser maior ou igual a zero.

8

Rece_Decl

Valor da receita tributável pelo ISSQN do Subtítulo, no mês de competência, em R$

S

N

16,2

Deve ser maior ou igual a zero Caso resultado seja negativo, Rece_Decl igual a zero

9

Dedu_Rece_Decl

Valor total de deduções legais da

receita declarada, em R$.

N

N

16,2

Deve ser menor ou igual a Rece_Decl

10

Desc_Dedu

Discriminação das deduções da receita

declarada (descrição e valor em R$)

N

C

255

Obrigatório se Dedu_Rece_Decl for  Informado

11

Base_Calc

Valor da base de cálculo do ISSQN (Rece_Decl  Dedu_Rece_Decl), em R$.

S

N

16,2

Deve ser igual a (Rece_DeclDedu_Rece_Decl)

Deve ser maior ou igual a zero Caso resultado seja negativo,

Base_Calc igual a zero

12

Aliq_ISSQN

Alíquota que se aplica à base de

cálculo.

S

N

5,2

Aliq_ISSQN deve ser igual a alíquota

para o Cod_Trib_DESIF do município

de entrega e vigência da declaração,

conforme Tabela de Códigos de

Tributação do Município

13

Inct_Fisc

Valor do incentivo fiscal, em R$.

N

N

16,2

 

14

Desc_Inct_Fisc

Discriminação da fundamentação legal

do incentivo fiscal (descrição e valor em R$)

N

C

255

Obrigatório se Inct_Fisc for informado

15

Motv_Nao_Exig

Motivo da não exigibilidade 1-  Exigibilidade suspensa por decisão Judicial;  2-  Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo

N

N

1

 

 

16

Proc_Motv_Nao

Número do processo que estabeleceu a suspensão da exigibilidade

N

C

20

Obrigatório se Motv_Nao_Exig informado for igual a 1 (Exigibilidade suspensa por decisão Judicial) ou 2 (Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo)

 

3.3 - Demonstrativo do ISSQN mensal a recolher

 

Registro 0440: Demonstrativo do ISSQN mensal a recolher

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número sequencial que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0440’

S

C

4

 

3

CNPJ

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ unificador estabelecido no município,inclusive dígito verificador e sem máscara de formatação.

S

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro  de Identificação da declaração para

formação do número completo. Deve ter sido informado no Registro e Identificação da dependência. Deve ser igual a CNPJ_Resp_Rclh no Registro Identificação da declaração se Tipo_Cnso igual a 1 – “Instituição e alíquota” ou 2 – “Instituição, alíquota e código de tributação DES-IF”

4

Cod_Trib_DESIF

Código de tributação DES-IF

 

Informar de acordo com o item 6.1 – Código Tributação.

N

C

20

Deve existir para o município de entrega e estar na vigência da declaração, conforme Tabela de Códigos de Tributação do Município Informado e obrigatório somente se Registro Identificação da declaração se Tipo_Cnso igual a 2 – “Instituição,

alíquota e código de tributação” ou 4 “Dependência, alíquota e código deTributação

5

Rece_Decl_Cnso

Somatório de Rece_Decl do Registro

de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo agrupado conforme definição de Tipo_Cnso no

Registro de Identificação da declaração

S

N

16,2

Rece_Decl_Cnso igual ao somatório Rece_Decl no Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo conforme definido em Tipo_Cnso no Registro de Identificação da declaração Se não houver ocorrências do  Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, deve ser preenchido com zero

6

Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu

Valor total da dedução por subtítulo em R$

N

N

16,2

Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu igual ao somatório de Dedu_Rece_Decl no Registro de Demonstrativo da

apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo consolidado conforme definido em Tipo_Cnso no Registro de Identificação da declaração

7

Dedu_Rece_Decl_Cnso

Valor de dedução da receita declarada

conforme tipo de consolidação da

apuração de ISSQN, em R$.

N

N

16,2

Deve ser menor do que ou igual  a Rece_Decl_Cnso

8

Desc_Dedu

Identificação das deduções da receita

declarada (descrição e valor em R$)

N

C

255

Obrigatório se Dedu_Rece_Decl_Cnso informado

9

Base_Calc

Valor diferença entre Rece_Decl_Cnso

e Dedu_Rece_Decl_Cnso e Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu, em R$

S

N

16,2

Deve ser igual à diferença entre Rece_Decl_Cnso e Dedu_Rece_Decl_Cnso e Dedu_Rece_Decl_Sub_Titu Se não houver ocorrências do  Registro de Demonstrativo da

apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, deve ser preenchido com zero

10

Aliq_ISSQN

Alíquota que se aplica à base de cálculo.

S

N

5,2

Deve existir no Registro de Demonstrativo da apuração, da receita tributável e do ISSQN mensal

devido por Subtítulo. A Aliq_ISSQN deve ser igual a alíquota para o Cod_Trib_DESIF (se informado) do município de entrega e estar na vigência da declaração, conforme Tabela de Códigos de

Tributação do Município Se não houver ocorrências do  Registro de Demonstrativo da

apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, deve ser preenchido com zero

11

Valr_ISSQN_Devd

Resultado do cálculo: (Base_Calc Vezes a Aliq_ISSQN dividida por 100

(cem)), em R$.

S

N

16,2

Deve ser igual ao valor da (Base_Calc vezes a Aliq_ISSQN dividida por 100 (cem)) Se não houver ocorrências do  Registro de Demonstrativo da

apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, deve ser preenchido com zero Arredondar ou truncar o resultado em duas casas decimais, conforme determinado pelo município e indicado no campo Idn_Arred no Registro Identificação dadeclaração

12

Valr_ISSQN_Retd

Valor do somatório mensal do ISSQN

retido conforme consolidação definida no campo Tipo_Cnso no Registro Identificação da declaração, em R$.

N

N

16,2

Deve ser menor do que ou igual ao (Valr_ISSQN_DevdInct_FiscInct_Fisc_Sub_Titu)

13

Inct_Fisc_Sub_Titu

Valor total do incentivo fiscal por

Subtítulo em R$

N

N

16,2

Inct_Fisc_Sub_Titu igual ao somatório de Inct_Fisc no Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo consolidado conforme definido em Tipo_Cnso no Registro de Identificação da declaração.

14

Inct_Fisc

Valor do incentivo fiscal por Aliq_ISSQN ou Cod_Trib_DESIF, em R$.

N

N

16,2

Deve ser menor ou igual ao  Valr_ISSQN_Devd

15

Desc_Inct_Fisc

Discriminação da fundamentação legal

do incentivo fiscal (descrição e valor em R$)

N

C

255

Obrigatório se Inct_Fisc informado

16

Valr_A_Cmpn

Valor do crédito para abater no pagamento do imposto devido, em R$.

N

N

16,2

Não pode ser maior que (Valr_ISSQN_Devd

Valr_ISSQN_RetdInct_Fisc) Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da

apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido

17

Orig_Cred_A_Cmpn

Discriminação do crédito a ser compensado (competência e valor em R$). 

N

C

255

Obrigatório, pelo menos uma ocorrência, se Valr_A_Cmpn informado

18

Cmpe_Orig_Cred

Competência do crédito a ser compensado: Formato: aaaamm

N

C

6

Ano e mês validos Ano e mês anteriores à competência da declaração

19

Valr_Orig_Cred

Valor do crédito a ser compensado

N

N

16,2

Somatório das ocorrências deve ser igual a Valr_A_Cmpn

20

Valr_ISSQN_Rclh 

Valor do imposto recolhido no mês em

R$

N

N

16,2

Não pode ser menor que zero Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da

apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido

21

Motv_Nao_Exig

Motivo de não exigibilidade:

1-  Exigibilidade suspensa por decisão

Judicial; 

2-  Exigibilidade suspensa por

procedimento administrativo

N

N

1

Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo, não deve ser preenchido

22

Proc_Motv_Nao_Exig

Número do processo que estabeleceu a

suspensão da exigibilidade

N

C

20

Obrigatório se Motv_Nao_Exig informado for igual a 1(Exigibilidade suspensa por decisão Judicial) ou 2 (Exigibilidade suspensa por procedimento administrativo)

23

ISSQN_A_Relh

Resultado do cálculo (Valr_ISSQN_DevdValr_ISSQN_RetdInct_FiscValr_A_CmpnVal_ISSQN_Rclh), em

R$.

N

N

16,2

Resultado do cálculo (Valr_ISSQN_DevdValr_ISSQN_RetdInct_Fisc

Valr_A_CmpnVal_ISSQN_Rclh) Deve ser igual a zero se Motv_Nao_Exig for informado Se o resultado da expressão for negativo, deve ser zero. Se não houver ocorrências do Registro de Demonstrativo da apuração da receita tributável e do ISSQN mensal devido por Subtítulo,não deve ser preenchido

 

4. Layout dos arquivos de entrega mensal (Arquivo 03)

 

4.1 - Identificação da dependência

 

Registro 0400: Identificação da dependência

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número seqüência que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a seqüência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0400’

S

C

4

 

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado.

S

C

15

Não pode ter mais de uma ocorrência para a declaração.

4

Indr_Insc_Munl

Indica se Inscrição Municipal foi informada no campo Cod_Depe    1 - Inscrição Municipal 2 - Código interno da Instituição

S

N

1

 

5

CNPJ_Proprio

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência, inclusive com dígito verificador e sem máscara de formatação.

N

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo.

6

Tipo_Depe

Identificação do tipo de dependência da Instituição, conforme Tabela de Tipos de Dependência.

S

N

2

Deve existir na Tabela de Tipos de Dependência item 8.1 – Tabela de Serviços de Tipos de Dependência.

7

Endr_Depe

Endereço (logradouro, número, complemento, bairro).

N

C

100

Obrigatório se Indr_Insc_Munl igual a 2 (Código interno da Instituição)

8

CNPJ_Unif

Identificação da dependência composta dos 6 últimos algarismos do CNPJ da dependência responsável junto ao BACEN, inclusive com dígito verificador e sem máscara de formatação.

S

C

6

Validar dígito verificador, concatenando com CNPJ do Registro de Identificação da declaração para formação do número completo.

9

Cod_Munc

Código do município onde está estabelecida a dependência unificadora (Tabela de Municípios do IBGE), se exterior colocar 9999999

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios do IBGE se diferente de 9999999.

10

Ctbl_Propria

Identifica se declarante possui contabilidade própria 1 - Sim 2 – Não

S

C

1

Se CNJP_Propria igual CNPJ_Unif e dependência não for paralisada, Ctbl_Propria deve ser igual a 1 (Sim).

11

Dat_Inic_Para

Data de início da paralisação comunicada ao BACEN. Formato: “aaaammdd

N

D

 

Data válida Deve ser anterior à Ano_Mes_Fim_Cmpe do Registro de Identificação da declaração Data não pode ser superior a 10 anos que o corrente.

12

Dat_Fim_Para

Data de fim da paralisação comunicada ao BACEN. Formato: aaaammdd

N

D

 

Data válida. Preenchido somente se Dat_Inic_Para for informada Deve ser superior a Dat_Inic_Para Deve ser anterior a Ano_Mes_Fim_Cmpe do Registro de Identificação da declaração Diferença entre Dat_Inic_Para e Dat_Fim_Para não pode ser superior a 180 dias.

 

4.2 - Balancete analítico mensal

 

Registro 0410: Balancete analítico mensal

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número sequencial que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0410’

S

C

4

 

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado.

S

C

15

Deve ter sido informado no Registro de Identificação da dependência.

4

Ano_Mes_Cmpe

Mês e ano de competência do balancete. Formato: aaaamm

S

C

6

Ano e mês válidos Deve estar compreendido no período de competência da declaração, ou seja, maior ou igual a Ano_Mes_Inic_Cmpe e menor ou igual a  Ano_Mes_Fim_Cmpe ambos no Registro de Identificação da declaração.

5

Conta

Código do Grupo ou Subgrupo ou desdobramento do Subgrupo ou Título ou Subtítulo de acordo com o PGC.

S

C

30

Sem uso de máscara de formatação Deve existir no Registro Plano geral de contas comentado - PGCC Deve ter ocorrência mensal, a partir da competência da

6

Sald_Inic

Valor do saldo inicial da Conta no mês em R$

S

N

16,2

Deve ser sempre igual ao Sald_Final do Ano_Mes_Cmpe anterior, exceto para a ocorrência igual Ano_Mes_Inic_Cmpe do Registro de Identificação da declaração.

7

Valr_Debt

Valor total de lançamentos a débito no mês em R$, em valor absoluto sem sinal.

S

N

16,2

O Débito de um Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título ou Subtítulo, para uma competência, deve ser igual à soma dos respectivos Valr_Debt dos

8

Valr_Cred

Valor total de lançamentos a crédito no mês em R$, em valor absoluto sem sinal.

S

N

16,2

O Credito de um Grupo, Subgrupo, desdobramento do Subgrupo, Título ou Subtítulo, para uma competência, deve ser igual à soma dos respectivos Valr_Cred dos Subgrupos,
desdobramento do Subgrupo, Títulos ou Subtítulos, imediatamente abaixo, conforme Registro de Plano geral de contas comentado - PGCC, para a mesma competência. Deve ser em valor absoluto, sem sinal.

9

Sald_Final

Valor do saldo final da Conta no mês em R$.

S

N

16,2

Deve ser sempre igual ao Sald_Inic mais Valr_Cred menos Valr_Debt O Sald_Final de um Grupo, Subgrupo,

desdobramento do Subgrupo, Título ou Subtítulo, para uma competência, deve ser igual a soma dos respectivos

Sald_Final dos Subgrupos,

desdobramento do Subgrupo, Títulos ou Subtítulos, imediatamente abaixo,

conforme Registro de Plano geral de contas comentado – PGCC, para a mesma competência.

 

4.3 - Demonstrativo de rateio de resultados internos

 

Registro 0420: Demonstrativo de rateio de resultados internos

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número sequencial que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘0420’

S

C

4

Obrigatório se existir movimentação no Balancete para Conta no Registro de Plano geral de contas comentado - PGCC cuja Conta_COSIF igual 7.8.0.00.00-1

3

Cod_Depe

Inscrição Municipal da Dependência. Caso não exista Inscrição Municipal, deve ser utilizado o código interno de identificação da dependência, sendo único por dependência, para todas as declarações dentro do exercício de apuração de resultado.

S

C

15

 

4

Ano_Mes_Cmpe

Ano e mês de competência do balancete. Formato: aaaamm

S

C

6

Ano e mês válidos Deve estar compreendido no período de competência da declaração, ou seja, maior ou igual a Ano_Mes_Inic_Cmpe e menor ou igual a Ano_Mes_Fim_Cmpe ambos no Registro de Identificação da declaração.

5

Desc_Rate

Descrição detalhada da receita rateada

S

C

225

 

6

Valr_Rate

Valor da receita rateada.

S

N

16,2

Maior do que zero O  somatório  por  competência  de Valr_Rate  deve  ser  igual  ao  valor lançado  no  Balancete  para  o  Título “Rateio de Resultados Internos”, isto é,
somente  para  Conta  do  balancete (Conta)   com   Conta   do   COSIF (Conta_COSIF no Registro Plano geral de contas comentado - PGCC) igual a “7.8.0.00.00-1”.   Somatório do Valor do rateio (Valr_Rate) menor que diferença entre Valor de crédito e Valor de débito (Valr_Cred -  Valr_Debt  no  Registro Balancete  analítico  mensal)  para  a Dependência (Cod_Depe) e para Ano e mês de competência (Ano_Mes_Cmpe).

7

Tipo_Prda

Tipo da partida:

1 - Crédito

2 – Débito

S

N

1

 

8

Cod_Evto

Código do evento conforme Tabela de Eventos Contábeis em Contas de resultado  - Grupo Apropriação de Receitas.

S

N

3

Deve existir na Tabela de Eventos Contábeis em Contas de resultado  e ser diferente do código “113 - Valor referente a rateio de receitas por  prestação de serviços”.

 

5 - Arquivos Adicionais Obrigatórios (Arquivo 04)

 

Composto de seis módulos, com entregas discriminadas, cada módulo deverá ser importado individualmente em arquivos separados ou cadastrados no sistema online disponibilizado pelo Fisco Municipal.

 

Os arquivos de importação são constituídos das seguintes informações e validados pelo aplicativo:

·           Pacotes de Serviços.

·           Composição dos Pacotes de Serviços.

·           Tabela de Valores das Tarifas de Serviços da Instituição.

·           Demonstrativo da Arrecadação com Pacotes de Serviços.

·           Demonstrativo da Arrecadação pela Movimentação das Tarifas.

·           Movimentação do Número de Correntistas na Agência.

 

Para os Pacotes de Serviço o controle de seu Código de Identificação é imprescindível, pois sempre que houver uma alteração nos valores de um Pacote, este deverá ser reenviado ou recadastrado com um novo Código para que os novos Valores sejam identificados na Composição dos Pacotes ao serem relacionados a este novo Código.

 

FORMATO DO ARQUIVO

 

Arquivo único por módulo de declaração contendo os registros conforme leiaute definido, padrão de codificação UTF-8, no formato txt, com as seguintes delimitações:

 

 

Tipo

 

Delimitador

 

 

 

 

 

 

Símbolo

Descrição

 

 

 

 

Campo

 

|

Pipeline (barra vertical)

 

 

 

 

 

LEGENDA

 

TÍTULO

NOME

DESCRIÇÃO

 

 

 

Número

Indica o número do campo.

 

 

 

Campo

Campo

Indica o mnemônico do campo.

 

 

 

Descrição

Descrição

Indica a descrição da informação requerida no campo respectivo.

 

 

 

Obr

Obrigatório

Obrigatoriedade de preenchimento.

 

 

 

Tipo

Tipo

N – Numérico

 

 

C – Caracteres

 

 

D – A data completa equivale a numérico de 8 caracteres, padrão “AnoMesDia”, formato aaaammdd,

 

 

excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como “.”, “/“, “-” etc.)

 

 

Campos cujo padrão é  AnoMes” (aaaamm), excluindo-se quaisquer caracteres de separação (tais como “.”, “/“, “-”);

 

 

 

Tam

Tamanho

Quantidade máxima de caracteres ou precisão numérica, dependendo do tipo de informação.

 

 

16,2 = 14 inteiros e 2 decimais - Formato: 99999999999999,99. Utilizar “,” (vírgula) como separador de casa

 

 

decimal e “-“ (traço) para identificar valor negativo. Não utilizar separadores de milhar ou quaisquer outros

 

 

 

 

5.1 - Tabela de valores das tarifas de serviços da instituição

 

Registro 0201: Tabela de Valores das Tarifas de Serviços da Instituição

 

Ordem

 

Campo

 

Descrição

 

Obr

 

Tipo

Tam

 

Regra de Preenchimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Num_Li

 

Número seqüência que identifica a

 

 

 

 

 

 

Iniciada  com  1  no  primeiro

 

1

 

 

 

S

 

N

6

 

registro

e mantida

a seqüência

 

 

nha

 

linha do arquivo.

 

 

 

em  +1  para  todos  os  demais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registro

 

obrigatório

quando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituição cujo Tipo da instituição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Tipo_Inti

no

 

 

Registro

 

2

 

Reg

 

Texto fixo contendo ‘0201’

 

S

 

C

4

 

Identificação  da

declaração)  a

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela de Títulos com  atributo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela

de

Tarifas

obrigatória

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

igual a “Sim”.

 

 

 

 

3

 

Ano_Mes_Competencia

 

Ano e mês da Competência

 

S

 

C

6

 

Deve ser preenchido com a competência relativa ao registro, no formato: 201401

 

 

 

Idto_Tar

 

Código de identificação da tarifa,

 

 

 

 

 

 

Sem   uso   de   máscara   de

 

4

 

 

 

S

 

C

30

 

formatação. Não

pode

ter mais

 

 

i

 

atribuído pela instituição.

 

 

 

de uma ocorrência para o mesmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Subtítulo para a mesma vigência.

 

 

 

Tipo_Ta

 

Valor Fixo

 

 

 

 

 

 

F” – Valor Fixo

 

 

 

 

5

 

 

Percentual

 

S

 

C

1

 

P” – Percentual

 

 

 

 

 

 

rifas

 

Valor Fixo + Percentual

 

 

 

 

 

 

A” – Valor Fixo + Percentual

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valor_T

 

 

 

 

 

 

 

 

Deve ser preenchido com o valor da tarifa se valor fixo ou base de cálculo se percentual

 

 

6

 

 

Valor total da tarifa

 

S

 

N

16,2

 

 

 

 

 

arifa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Percent

 

Percentual aplicado a uma base de

 

 

 

 

 

 

Preenchido

com

o

%

aplicado

 

7

 

 

 

S

 

N

11,6

 

sobre a

base de

cálculo. Caso

 

 

ual

 

cálculo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

valor fixo preencher com 0 (zero)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deve ser preenchido com o valor

 

8

 

Valor_M

 

Valor Mínimo a ser cobrado pela

 

S

 

N

16,2

 

mínimo a ser cobrado pela tarifa.

 

 

in_Cob

 

tarifa

 

 

 

Caso não tenha preencher com 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(zero).

 

 

 

 

 

 

 

 

Valor_M

 

Valor Máximo a ser cobrado pela

 

 

 

 

 

 

Deve ser preenchido com o valor

 

9

 

 

 

S

 

N

16,2

 

máximo a ser cobrado pela tarifa.

 

 

ax_Cob

 

tarifa

 

 

 

Caso não tenha preencher com 0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(zero).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anual

 

 

 

 

 

 

A” – Anual

 

 

 

 

 

10

 

Tipo_Per

 

Mensal

 

S

 

C

1

 

M” – Mensal

 

 

 

 

 

 

centual

 

Diário

 

 

 

D” – Diário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros

 

 

 

 

 

 

O”- Outros

 

 

 

 

 

 

5.2 - Pacotes de Serviços

 

Registro 8010: Pacotes de Serviços

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciada  com  1  no  primeiro

 

1

Num_Linha

Número seqüência que identifica a linha

S

N

6

registro e mantida a seqüência

 

 

 

do arquivo.

 

 

 

em  +1  para  todos  os  demais

 

 

 

 

 

 

 

registros.

 

 

 

 

 

2

Reg

Texto fixo contendo ‘8010’

S

C

4

Registro obrigatório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

Ano_Mes_Competencia_Inicial

Ano e mês da Competência Inicial de Vigência

S

C

6

Deve ser preenchido com a competência relativa ao registro, no formato: 201401

 

4

Ano_Mes_Competencia_final

Ano e mês da Competência Final de Vigência

N

C

6

Deve ser informado somente quando o pacote tiver alteração de valor e não estiver mais vigente, neste caso deverá ser lançado outro Pacote com um novo Código.

 

 

 

 

 

 

 

Sem   uso   de   máscara   de

 

5

Idto_Pac

Código de identificação do pacote de

S

C

30

formatação. Não pode ter mais

 

 

 

serviços, atribuído pela instituição.

 

 

 

de uma ocorrência para o mesmo

 

 

 

 

 

 

 

Subtítulo para a mesma vigência.

 

 

 

 

 

 

 

Obrigatório

somente a

primeira

 

6

Desc_Pac

Descrição dos pacotes de serviços

S

C

100

ocorrência

para

o

mesmo

 

 

 

 

 

 

 

período.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem   uso   de   máscara   de

 

 

 

Código do Subtítulo, de acordo com o

 

 

 

formatação.

Deve

existir

no

 

7

Sub_Titu

PGCC  interno,  no  qual  o  pacote  de

S

C

30

Registro  de  Plano  geral  de

 

 

 

serviço é escriturada.

 

 

 

contas

comentado

PGCC como

 

 

 

 

 

 

 

subtítulo analítico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deve

ser

preenchido

com

o

 

8

Valor_Pacote

Valor total do pacote de serviços

S

N

16,2

valor

do

pacote

de

serviços

 

utilizados

no   período

de

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

competência.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.3 - Composição dos pacotes de serviços

 

Registro 8011: Composição dos pacotes de serviços

 

Ordem

 

Campo

 

Descrição

 

Obr

 

Tipo

Tam

 

Regra de Preenchimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Número  sequência  que  identifica  a

 

 

 

 

 

 

Iniciada  com  1  no  primeiro

 

1

 

Num_Linha

 

 

S

 

N

6

 

registro e mantida a seqüência

 

 

 

linha do arquivo.

 

 

 

em +1 para todos os demais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registros.

 

 

 

 

2

 

Reg

 

Texto fixo contendo ‘8011’

 

S

 

C

4

 

Registro obrigatório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

Idto_Pac

 

Código de identificação do pacote de

 

S

 

C

30

 

Sem

uso

de

máscara

de

 

 

 

serviços, atribuído pela instituição.

 

 

 

formatação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

Idto_Tar

 

Código Tarifa

 

S

 

C

30

 

Sem

uso

de

máscara

de

 

 

 

 

 

 

formatação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.4 - Demonstrativo da arrecadação com pacotes de serviços.

 

Registro 0441: Demonstrativo da arrecadação com pacotes de serviços

 

Ordem

 

Campo

 

Descrição

 

Obr

 

Tipo

Tam

 

Regra de Preenchimento

 

 

 

 

 

Número  sequencial  que  identifica  a

 

 

 

 

 

 

Iniciada com 1 no primeiro

 

1

 

Num_Linha

 

linha do arquivo.

 

S

 

N

6

 

registro

e

mantida

a

 

 

 

 

 

 

 

sequência

em

+1

para

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

todos os demais registros.

 

2

 

Reg

 

Texto fixo contendo ‘0441’

 

S

 

C

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

Ano_Mes_Competencia

 

Ano e mês da Competência

 

S

 

C

6

 

Deve ser preenchido com a competência relativa ao registro, no formato: 201401

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deverá ser preenchido com

 

 

 

Codigo_Identific

 

Código atribuído ao pacote de serviço

 

 

 

 

 

 

o código de identificação do

 

4

 

 

 

S

 

C

30

 

pacote

de

serviços

 

 

a_Pac

 

pela instituição Financeira

 

 

 

atribuído pela instituição de

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

acordo com o item 2.4 –

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pacotes de Serviços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quantidade

de

correntista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

que possuem o pacote de

 

 

 

 

 

Quantidade de correntista que

 

 

 

 

 

 

serviço

no

mês

da

 

 

 

Quantidade_Cor

 

 

 

 

 

 

 

competência.

 

 

Sendo

 

5

 

 

possuem o pacote no mês da

 

S

 

N

8

 

 

 

 

 

 

rentista

 

declaração

 

 

 

 

 

 

obrigatório informar mesmo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

os

que

 

preencherem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

condições de isenção total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ou parcial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informar

 

os

valores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

recebidos

pela

instituição

 

 

 

 

 

Valor recebido pela cobrança do pacote

 

 

 

 

 

 

financeira

em

relação

ao

 

6

 

Valor_Cobrado

 

 

S

 

N

16,2

 

pacote de serviço. Informar

 

 

 

de serviços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

um

registro

para

cada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

pacote

existente

 

na

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

instituição financeira.

 

 

 

 

5.5 - Demonstrativo de arrecadação por movimentação de tarifas

 

Registro 0442: Demonstrativo da arrecadação pela movimentação das tarifas

 

Ordem

 

 

Campo

 

Descrição

 

Obr

 

Tipo

Tam

 

Regra de Preenchimento

 

 

 

 

 

 

 

Número  sequencial  que  identifica  a

linha do arquivo.

 

 

 

 

 

 

Iniciada com 1 no primeiro

 

1

 

 

Num_Linha

 

 

S

 

N

6

 

registro

e

mantida

a

 

 

 

 

 

 

 

sequência

 

em

+1

para

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

todos os demais registros.

 

 

2

 

 

Reg

 

Texto fixo contendo ‘0442’

 

S

 

C

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      3

Ano_Mes_Competencia

 

Ano e mês da Competência

 

S

 

C

6

 

Deve ser preenchido com a competência relativa ao registro, no formato: 201401

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deverá ser preenchido com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

o código da identificação da

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

tarifa atribuído pela

 

 

 

4

 

 

Idto_Tari

 

Código  de  identificação  da  tarifa,

 

S

 

C

30

 

instituição de acordo com o

 

 

 

 

atribuído pela instituição.

 

 

 

item 2.2 – Tabela de

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valores das tarifas de

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

serviços utilizadas pela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituição Financeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quantidade

de

tarifas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cobradas

 

no

mês

da

 

5

 

 

Qtd_Tarifas

 

Quantidade de tarifas

 

S

 

N

8

 

apuração.

 

Devendo

ser

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

informado o somatório para

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cada tarifa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valores

recebidos

pelas

 

6

 

 

Valor_Cobrado

 

Valor recebido por tarifas

 

S

 

N

16,2

 

instituições

por

tarifa.

 

 

 

 

 

 

 

Devendo

ser informado

o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

somatório para cada tarifa.

 

 

 

5.6 - Movimentação número de contas

 

Registro 0444: Movimentação do número de contas na agência

 

Ordem

 

Campo

 

Descrição

 

Obr

 

Tipo

Tam

 

Regra de Preenchimento

 

 

 

 

 

Número  sequencial  que  identifica  a linha do arquivo.

 

 

 

 

 

 

Iniciada com 1 no primeiro

 

1

 

Num_Linha

 

 

 

 

S

 

N

6

 

registro

e

mantida

a

 

 

 

 

 

 

 

sequência

em

+1  para

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

todos os demais registros.

 

2

 

Reg

 

Texto fixo contendo ‘0444’

 

S

 

C

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

Ano_Mes_Competencia

 

Ano e mês da Competência

 

S

 

C

6

 

Deve ser preenchido com a competência relativa ao registro, no formato: 201401

 

 

 

 

 

Quantidade  de  contas  do mês

 

 

 

 

 

 

Informar a quantidade de

 

 

4

 

Qtd_Anterior

 

 

S

 

N

8

 

contas existente no

 

 

 

 

anterior

 

 

 

último dia do mês anterior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ao da declaração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informar

a quantidades

de

 

5

 

Qtd_Inclusao

 

Quantidade de novas contas

 

S

 

N

8

 

novos

 

 

Contas novas

 

 

 

 

 

 

ocorridas

 

no

Mês

da

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

declaração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informar

a

quantidade

De

 

6

 

Qtd_Exclusao

 

Quantidade contas enceradas

 

S

 

N

8

 

Contas encerradas

 

 

 

 

 

 

na agência no mês

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

da declaração.

 

 

 

7

Qtd_Correntista_Sem_Pacotes_Servico

 

Quantidade de Contas sem Pacotes de Serviço ou isentas

 

S

 

N

8

 

Informar a quantidade de contas sem Pacotes de Serviço ou isentas da cobrança de tarifas

 

 

6. Layout dos arquivos de entrega Anual

 

6.1 - Demonstrativo das partidas dos lançamentos contábeis

 

Registro 1000: Demonstrativo das partidas dos lançamentos contábeis

 

Ordem

Campo

Descrição

Obr

Tipo

Tam

Regra de Preenchimento

1

Num_Linha

Número sequencial que identifica a linha do arquivo.

S

N

6

Iniciada com 1 no primeiro registro e mantida a sequência em +1 para todos os demais registros.

2

Reg

Texto fixo contendo ‘1000’

S

C

4

 

3

CNPJ_Ctbl

Identificação da dependência composta dos 14 algarismos do CNPJ da dependência onde foi contabilizada a partida do lançamento, inclusive dígito verificador e sem máscara de

formatação. 

S

C

14

Validar dígito verificador.

4

Cod_Munc_Ctbl

Código do município onde está situada

a CNPJ_Ctbl (Tabela de Municípios do

IBGE), se exterior colocar 9999999

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios

do IBGE

5

Idto_Lanc

Número de identificação do

lançamento, único por lançamento.

S

C

50

Mesma adotada pela contabilidade

para atender ao que estabelece o

COSIF

6

Dat_Lanc

Data do lançamento. Formato:

Aaaammdd

S

D

8

Data válida

7

Valr_Prda_Lanc

Valor da partida do lançamento

S

N

16,2

Para um mesmo lançamento, a soma

das partidas a débito (Tipo_Prda igual a 2 – Débito) deve ser igual a soma das partidas a crédito (Tipo_Prda igual a 1 – Crédito)

8

Sub_Titu

Código do Subtítulo de acordo com o

PGCC interno.  Sem uso de máscara

de edição.

S

C

30

 

9

Tipo_Prda

Tipo da partida:

1 – Crédito

2 – Débito

S

N

1

 

10

Cod_Evto

Código do evento da partida conforme

Tabela de Eventos Contábeis em

Contas de resultado

N

N

3

 

11

Munc_Vinc

Código do município onde está situada a dependência na qual o cliente possui vínculo como correntista da instituição.

Caso o cliente não seja correntista da Instituição, informar a identificação da dependência onde foi adquirida /

contratada / iniciada a operação / transação / aquisição que deu origem ao lançamento contábil,  (Tabela de

Municípios do IBGE), se exterior colocar 9999999

S

N

7

Deve existir na Tabela de Municípios

do IBGE

12

Hist_Prda

Descrição detalhada da operação que

deu origem à partida do lançamento

contábil

S

C

255

 

 

7. Código Tributação

 

7.1 – Código de Tributação Municipal

 

COD_TRIB_DESIF

COD_LIST_SERV

DES_TRIB_DESIF

010100001

101

Análise e desenvolvimento de sistemas

010200001

102

Programação

010300001

103

Processamento de dados

010500001

105

Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação

010600001

106

Assessoria e consultoria em informática

010700001

107

Suporte Técnico em Informática, inclusive instalação, configuração e manutenção de programas de computação e bancos de dados.

071900001

719

Acompanhamento e fiscalização da execução de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo

080200001

802

Instrução, treinamento, avaliação de conhecimentos de quaisquer natureza

100100001

1001

Agenciamento de câmbio

100100002

1001

Corretagem de câmbio

100100003

1001

Intermediação de câmbio

100100004

1001

Agenciamento de seguros

100100005

1001

Corretagem de seguros

100100006

1001

Intermediação de seguros

100100007

1001

Agenciamento de cartões de crédito

100100008

1001

Corretagem de cartões de crédito

100100009

1001

Intermediação de cartões de crédito

100100010

1001

Agenciamento de planos de previdência privada

100100011

1001

Corretagem de planos de previdência privada

100100012

1001

Intermediação de planos de previdência privada

100200001

1002

Agenciamento de títulos em geral

100200002

1002

Corretagem de títulos em geral

100200003

1002

Intermediação de títulos em geral

100200004

1002

Agenciamento de valores mobiliários

100200005

1002

Corretagem de valores mobiliários

100200006

1002

Intermediação de valores mobiliários

100200007

1002

Agenciamento de contratos quaisquer

100200008

1002

Corretagem de contratos quaisquer

100200009

1002

Intermediação de contratos quaisquer

100400001

1004

Agenciamento de contratos de arrendamento mercantil (leasing)

100400002

1004

Corretagem de contratos de arrendamento mercantil (leasing)

100400003

1004

Intermediação de contratos de arrendamento mercantil (leasing)

100400004

1004

Agenciamento de contratos de "faturização" (factoring)

100400005

1004

Corretagem de contratos de "faturização" (factoring)

100400006

1004

Intermediação de contratos de "faturização" (factoring)

100500001

1005

Agenciamento de bens móveis não abrangidos em outros itens / subitens.

100500002

1005

Corretagem de bens móveis não abrangidos em outros itens / subitens.

100500003

1005

Intermediação de bens móveis não abrangidos em outros itens / subitens.

100500004

1005

Agenciamento de bens imóveis não abrangidos em outros itens / subitens.

100500005

1005

Corretagem de bens imóveis não abrangidos em outros itens / subitens.

100500006

1005

Intermediação de bens imóveis não abrangidos em outros itens / subitens.

100500007

1005

Agenciamento no âmbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros.

100500008

1005

Corretagem no âmbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros.

100500009

1005

Intermediação  no âmbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros.

100900001

1009

Representação de qualquer natureza

110100001

1101

Guarda e estacionamento de veículos

130300001

1303

Fotografia e cinematografia, inclusive revelação, ampliação, cópia, reprodução, trucagem

130400001

1304

Serviços de reprografia, fotocópia, reprodução de documentos

130400002

1304

Serviços de microfilmagem

130400003

1304

Serviços de digitalização

150100001

1501

Administração de fundos quaisquer

150100002

1501

Administração de consórcio

150100003

1501

Administração de cartão de crédito ou débito e congêneres

150100004

1501

Administração de carteira de clientes

150100005

1501

Administração de cheques pré-datados e congêneres

150200001

1502

Abertura de conta-corrente no país

150200002

1502

Abertura de contas de investimentos e aplicação no país

150200003

1502

Abertura de conta de poupança no país

150200004

1502

Abertura de contas em geral no país não abrangidas em outros itens/subitens.

150200005

1502

Abertura de conta-corrente no exterior

150200006

1502

Abertura de contas de investimentos e aplicação no exterior

150200007

1502

Abertura de conta de poupança no exterior

150200008

1502

Abertura de contas em geral no exterior não abrangidas em outros itens / subitens.

150200009

1502

Manutenção de conta-corrente no país

150200010

1502

Manutenção de contas de investimentos e aplicação no país

150200011

1502

Manutenção de conta de poupança no país

150200012

1502

Manutenção de contas em geral no país não abrangidas em outros itens / subitens.

150200013

1502

Manutenção de conta-corrente no exterior

150200014

1502

Manutenção de contas de investimentos e aplicação no exterior

150200015

1502

Manutenção de conta de poupança no exterior

150200016

1502

Manutenção de contas em geral no exterior não abrangidas em outros itens / subitens.

150300001

1503

Locação de cofres particulares

150300002

1503

Manutenção de cofres particulares

150300003

1503

Locação de terminais eletrônicos

150300004

1503

Manutenção de terminais eletrônicos

150300005

1503

Locação de terminais de atendimento

150300006

1503

Manutenção de terminais de atendimento

150300007

1503

Locação de bens e equipamentos em geral

150300008

1503

Manutenção de bens e equipamentos em geral

150400001

1504

Fornecimento e emissão de atestado de idoneidade

150400002

1504

Fornecimento e emissão de atestado de capacidade financeira e congêneres

150400003

1504

Fornecimento e emissão de atestados em geral não abrangidas em outros itens/subitens.

150500001

1505

Cadastro, elaboração e Renovação de ficha cadastral e congêneres

150500002

1505

Inclusão no cadastro de emitentes de cheques sem fundos-CCF

150500003

1505

Exclusão do cadastro de emitentes de cheques sem fundos-CCF

150500004

1505

Inclusão no cadastro de outros bancos cadastrais quaisquer

150500005

1505

Exclusão do cadastro de outros bancos cadastrais quaisquer

150600001

1506

Emissão, reemissão e fornecimento de avisos.

150600002

1506

Emissão, reemissão e fornecimento de comprovantes

150600003

1506

Emissão, reemissão e fornecimento de documentos em geral

150600004

1506

Abono de firmas

150600005

1506

Coleta de documentos, bens e valores

150600006

1506

Entrega de documentos, bens e valores

150600007

1506

Comunicação com outra agência

150600008

1506

Comunicação com a administração central

150600009

1506

Licenciamento eletrônico de veículos

150600010

1506

Transferência de veículos

150600011

1506

Agenciamento fiduciário

150600012

1506

Agenciamento depositário

150600013

1506

Devolução de bens em custódia

150700001

1507

Acesso, movimentação, atendimento e consulta a contas em geral por telefone

150700002

1507

Acesso, movimentação, atendimento e consulta a contas em geral por fac-símile

150700003

1507

Acesso, movimentação, atendimento e consulta a contas em geral via internet

150700004

1507

Acesso, movimentação, atendimento e consulta a contas por telex

150700005

1507

Acesso, movimentação, atendimento e consulta a contas em geral, por qualquer meio ou processo não abrangidas outros itens/subitens

150700006

1507

Acesso a terminais de atendimento, inclusive 24 horas

150700007

1507

Acesso a outro banco

150700008

1507

Acesso … rede compartilhada

150700009

1507

Fornecimento de saldo, extrato e demais informações relativas a contas em geral, por qualquer meio o

150700010

1507

Pacote / cesta de serviços bancários

150800001

1508

Emissão e reemissão de contrato de crédito

150800003

1508

Alteração de contrato de crédito

150800004

1508

Cessão de contrato de crédito

150800005

1508

Substituição de contrato de crédito

150800006

1508

Cancelamento de contrato de crédito

150800007

1508

Registro de contrato de crédito

150800008

1508

Estudo, análise e avaliação de operações de crédito

150800009

1508

Emissão de aval, fiança, anuência e congêneres

150800010

1508

Concessão de aval, fiança, anuência e congêneres

150800011

1508

Alteração de aval, fiança, anuência e congêneres

150800012

1508

Contratação de aval, fiança, anuência e congêneres

150800013

1508

Serviços relativos a abertura de crédito não abrangidas em outros itens/subitens, para quaisquer fins

150900001

1509

Arrendamento mercantil (leasing) de quaisquer bens, inclusive cessão de direitos e obrigações

150900002

1509

Substituição de garantia

150900003

1509

Alteração de contrato de leasing

150900004

1509

Cancelamento de contrato de leasing

150900005

1509

Registro de contrato de leasing

150900006

1509

Demais serviços relacionados ao arrendamento mercantil (leasing)

151000001

1510

Serviços relacionados a cobranças e recebimentos em geral de títulos quaisquer efetuados por qualquer

151000002

1510

Serviços relacionados a cobranças e recebimentos de contas em geral efetuados por qualquer meio

151000003

1510

Serviços relacionados a cobranças e recebimentos de carnês em geral efetuados por qualquer meio

151000004

1510

Serviços relacionados a cobranças e recebimentos de câmbio em geral efetuados por qualquer meio

151000005

1510

Serviços relacionados a recebimentos de tributos em geral efetuados por qualquer meio

151000006

1510

Serviços relacionados a cobranças e recebimentos por conta de terceiros em geral efetuados por qualquer meio

151000007

1510

Serviços relacionados a pagamentos em geral de títulos quaisquer efetuados por qualquer meio

151000008

1510

Serviços relacionados a pagamentos de contas em geral efetuados por qualquer meio

151000009

1510

Serviços relacionados a pagamentos de carnês em geral efetuados por qualquer meio

151000010

1510

Serviços relacionados a pagamentos de câmbio em geral efetuados por qualquer meio

151000011

1510

Serviços relacionados a pagamentos de tributos em geral efetuados por qualquer meio

151000012

1510

Serviços relacionados a pagamentos por conta de terceiros em geral efetuados por qualquer meio

151000013

1510

Fornecimento de posição de cobrança

151000014

1510

Fornecimento de posição de recebimento

151000015

1510

Fornecimento de posição de pagamento

151000016

1510

Emissão de carnês

151000017

1510

Emissão de fichas de compensação

151000018

1510

Emissão de impressos e documentos em geral

151100001

1511

Devolução de títulos

151100002

1511

Protesto de títulos

151100003

1511

Sustação de protesto

151100004

1511

Manutenção de títulos

151100005

1511

Reapresentação de títulos

151100006

1511

Demais serviços relacionados a títulos em cobrança

151200001

1512

Custódia em geral, inclusive de títulos e valores mobiliários

151300001

1513

Edição de contrato de câmbio

151300002

1513

Alteração de contrato de câmbio

151300003

1513

Prorrogação de contrato de câmbio

151300004

1513

Cancelamento de contrato de câmbio

151300005

1513

Baixa de contrato de câmbio

151300006

1513

Emissão de registro de exportação

151300007

1513

Emissão de registro de crédito

151300008

1513

Cobrança no exterior

151300009

1513

Depósito no exterior

151300010

1513

Emissão e fornecimento  de cheques de viagem

151300011

1513

Cancelamento de cheques de viagem

151300012

1513

Fornecimento de carta de crédito de importação

151300013

1513

Transferência de carta de crédito de importação

151300014

1513

Cancelamento de carta de crédito de importação

151300015

1513

Demais serviços relativos … carta de crédito de importação

151300016

1513

Fornecimento de carta de crédito de exportação

151300017

1513

Transferência de carta de crédito de exportação

151300018

1513

Cancelamento de carta de crédito de exportação

151300019

1513

Demais serviços relativos … carta de crédito de exportação

151300020

1513

Serviços relativos a garantias recebidas

151300021

1513

Envio de mensagens em geral relacionadas a operações de câmbio

151300022

1513

Recebimento de mensagens em geral relacionadas a operações de câmbio

151300023

1513

Demais serviços relacionados … operação de câmbio

151400001

1514

Fornecimento, emissão e reemissão de cartão magnético

151400002

1514

Renovação de cartão magnético

151400003

1514

Manutenção de cartão magnético

151400004

1514

Fornecimento, emissão e reemissão de cartão de crédito

151400005

1514

Renovação de cartão de crédito

151400006

1514

Manutenção de cartão de crédito

151400007

1514

Fornecimento, emissão e reemissão de cartão de débito

151400008

1514

Renovação de cartão de débito

151400009

1514

Manutenção de cartão de débito

151400010

1514

Fornecimento, emissão e reemissão de cartão salário

151400011

1514

Renovação de cartão salário

151400012

1514

Manutenção de cartão salário

151400013

1514

Fornecimento, emissão e reemissão de cartões congêneres

151400014

1514

Renovação de cartões congêneres

151400015

1514

Manutenção de cartões congêneres

151500001

1515

Compensação de cheques

151500002

1515

Compensação de títulos quaisquer

151500003

1515

Serviços relacionados a depósito, inclusive depósito identificado

151500004

1515

Serviços relacionados a saque de contas quaisquer, por qualquer meio ou processo.

151600001

1516

Emissão / reemissão de ordens de pagamento, ordens de crédito e similares, por qualquer meio ou processo.

151600002

1516

Liquidação de ordens de pagamento, ordens de crédito e similares, por qualquer meio ou processo

151600003

1516

Alteração de ordens de pagamento, ordens de crédito e similares, por qualquer meio ou processo

151600004

1516

Cancelamento de ordens de pagamento, ordens de crédito e similares, por qualquer meio ou processo

151600005

1516

Baixa de ordens de pagamento, ordens de crédito e similares, por qualquer meio ou processo

151600006

1516

Serviços relacionados … transferência de valores, dados, fundos, pagamentos e similares, inclusive e

151700001

1517

Emissão de cheques quaisquer, avulso ou por talão

151700002

1517

Fornecimento de cheques quaisquer, avulso ou por talão

151700003

1517

Devolução de cheques quaisquer, avulso ou por talão

151700004

1517

Sustação de cheques quaisquer, avulso ou por talão

151700005

1517

Cancelamento de cheques quaisquer, avulso ou por talão

151700006

1517

Oposição de cheques quaisquer, avulso ou por talão

151800001

1518

Avaliação de imóvel

151800002

1518

Avaliação de obra

151800003

1518

Vistoria de imóvel

151800004

1518

Vistoria de obra

151800005

1518

Análise técnica relacionada ao crédito imobiliário

151800006

1518

Análise jurídica relacionada ao crédito imobiliário

151800007

1518

Emissão / reemissão de contrato de crédito imobiliário

151800008

1518

Alteração de contrato de crédito imobiliário

151800009

1518

Transferência de contrato de crédito imobiliário

151800010

1518

Renegociação de contrato de crédito imobiliário

151800011

1518

Emissão / reemissão de termo de quitação

151800012

1518

Outros serviços relacionados ao crédito imobiliário

170100001

1701

Assessoria de qualquer natureza

170100002

1701

Consultoria de qualquer natureza

170100003

1701

Análise, exame, fornecimento de dados e informações de qualquer natureza

170200001

1702

Serviços de expediente

170200002

1702

Serviços de apoio e infra-estrutura administrativa e congêneres

170300001

1703

Serviços de planejamento, coordenação, programação ou organização técnica

170300002

1703

Serviços de planejamento, coordenação, programação ou organização financeira

170300003

1703

Serviços de planejamento, coordenação, programação ou organização administrativa

170500001

1705

Fornecimento de mão-de-obra, em caráter temporário ou permanente

170900001

1709

Serviços de perícias

170900002

1709

Serviços de laudos

170900003

1709

Serviços de exames técnicos

170900004

1709

Serviços de análises técnicas

171200001

1712

Administração em geral de bens e negócios de terceiros

171300001

1713

Leilão e congêneres

171600001

1716

Auditoria

171900001

1719

Contabilidade, inclusive serviços técnicos e auxiliares

172000001

1720

Consultoria econômica

172000002

1720

Assessoria econômica

172000003

1720

Consultoria financeira

172000004

1720

Assessoria financeira

180100001

1801

Serviços de regulação de sinistros vinculados a contratos de seguros

180100002

1801

Serviços de inspeção e avaliação de riscos para cobertura de contratos de seguros

180100003

1801

Serviços de prevenção e gerência de riscos seguráveis e congêneres.

190100001

1901

Serviços de distribuição de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartões, pules ou cupons

190100002

1901

Serviços de vendas de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartões, pules ou cupons de apo

260100001

2601

Serviços de coleta de bens ou valores

260100002

2601

Serviços de remessa de bens ou valores

260100003

2601

Serviços de entrega de bens ou valores

260100004

2601

Serviços de courrier e congêneres

280100001

2801

Serviços de avaliação de bens e serviços de qualquer natureza

 

8. Código Serviços de Remuneração variável

 

8.1 – Tabela de Serviços de Remuneração Variável

 

CÓDIGO

SERVIÇO

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

INDICADOR DE OBRIGATORIEDADE

DE DESCRIÇÃOCOMPLEMENTAR

010001

Agenciamento / intermediação em operações de crédito

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação nas operações de repasse de linhas de crédito com recursos internos ou externos

Não

010002

Agenciamento / intermediação em operações de câmbio

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação nas operações de câmbio

Não

010003

Agenciamento / intermediação na venda de seguros

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação na venda de seguros para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

010004

Agenciamento / intermediação na venda de serviços de turismo

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação na venda de turismo para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

010005

Agenciamento / intermediação na venda de cartões de crédito

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação na venda de cartões de crédito para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

010006

Agenciamento / intermediação na venda de títulos de capitalização

Prestação de serviços de agenciamento na venda de títulos de capitalização para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

010007

Agenciamento / intermediação na venda de planos de saúde

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação na venda de planos de saúde para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

010008

Agenciamento / intermediação na venda de arrendamento mercantil -"leasing"

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação na venda de arrendamento mercantil - “leasing” para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

010009

Agenciamento / intermediação na venda de planos de previdência privada

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação na venda de planos de previdência privada para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

010010

Agenciamento / intermediação de programas

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação de programas diversos promovidos por terceiros (empresas ligadas ou não), tais como programas de milhagem de cartões

Sim

010011

Agenciamento / intermediação em geral

Prestação de serviços de agenciamento / intermediação para terceiros não especificados nos itens anteriores

Sim

020001

Intermediação de contratos na BM&F

Prestação de serviços de intermediação de contratos na Bolsa de Mercadorias e Futuros

Não

020002

Intermediação de títulos

Prestação de serviços de intermediação de títulos

Não

020003

Intermediação na venda de cotas de fundos e clubes de investimento

Prestação de serviços de intermediação na venda de cotas de fundos e clubes de investimento

Não

020004

Intermediação na compra e venda de ações

Prestação de serviços de intermediação na compra e venda de ações

Não

020005

Intermediação de bens imóveis

Prestação de serviços de intermediação na venda de bens imóveis

Não

020006

Intermediação de bens

Prestação de serviços de Intermediação de bens não especificados nos itens anteriores

Sim

030001

Colocação de títulos e valores mobiliários

Prestação de serviços de colocação de títulos e valores mobiliários no mercado para companhias abertas

Não

030002

Colocação de cotas de fundos e clubes de investimento

Prestação de serviços de colocação no mercado de cotas de fundos e clubes de investimento

Não

030003

Distribuição de títulos e valores mobiliários

Prestação de serviços de distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado para companhias abertas

Não

040001

Corretagem de câmbio

Prestação de serviços de corretagem de câmbio

Não

040002

Corretagem de operações em Bolsas

Prestação de serviços de corretagem de operações em Bolsas

Não

040003

Corretagem de bens

Prestação de serviços de corretagem no mercado de capitais

Não

050001

Administração de programas oficiais (PROAGRO, p.ex.)

Prestação de serviços de administração de Programas voltados para a constituição de fundos para o financiamento de setores e atividades específicas.

Não

050002

Administração de loterias

Prestação de serviços de administração de loterias

Não

050003

Administração de Sociedades de Investimento

Prestação de serviços de administração de Sociedades de Investimento

Não

050004

Administração de consórcios

Prestação de serviços de administração de Consórcios

Não

050005

Administração de dívidas do setor público

Prestação de serviços de administração de dívidas das várias esferas de Governo e de órgãos governamentais

Não

050006

Administração de fundos e programas – Setor Público

Prestação de serviços de administração de fundos e programas do Setor Público, cujos recursos são oriundos de fundos públicos.

Não

050007

Administração de fundos e programas – Setor Privado

Prestação de serviços de administração de fundos e programas do Setor Privado, cujos recursos são oriundos de fundos privados.

Não

050008

Administração de sistemas de negociação de ativos

Prestação de serviços de administração de sistema de negociação de ativos

Não

050009

Administração da custódia de títulos

Prestação de serviços de administração da custódia de títulos

Não

050010

Administração de carteiras de clientes

Prestação de serviços de administração de carteiras de clientes

Não

050011

Administração de fundos de desenvolvimento

Prestação de serviços de administração de fundos de desenvolvimento

Não

050012

Administração de repasses

Prestação de serviços de administração de repasses de recursos, tais como: FINAME, BNDES etc.

Não

050013

Representação de investidor não residente

Prestação de serviços de administração de negócios de investidores não residentes no país, atuando em seu nome em diversos atos negociais

Não

050014

Serviços de tesouraria para terceiros

Prestação de serviços de gestão de negócios de terceiros (fluxo de caixa, recebimentos, pagamentos, etc.)

Não

050015

Administração de bens e negócios de terceiros

Prestação de serviços de administração de bens e negócios de terceiros não especificados nos itens anteriores

Sim

060001

Serviços de assessoria e consultoria em Comércio Exterior

Prestação de serviços de assessoria e consultoria em Comércio Exterior

Não

060002

Serviços de assessoria e consultoria em carteiras de investimento

Prestação de serviços de assessoria e consultoria em carteiras de investimento

Não

060003

Serviços de consultoria na utilização de softwares

Prestação de serviços de consultoria a clientes, na utilização de softwares específicos, tais como de conciliação bancária, gerenciamento de contas, rotinas de pagamentos etc.

Não

060004

Serviços de assessoria financeira

Prestação de serviços de assessoria financeira em operações de fusão, incorporação, reestruturação financeira, aquisições e afins

Não

060005

Serviços de assessoria e consultoria

Prestação de serviços de assessoria e consultoria não especificados nos itens anteriores

Sim

070001

Processamento de dados

Prestação de serviços de processamento de dados para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

080001

Comissões de compras com cartões no exterior

Prestação de serviços nas compras no exterior efetuadas com a utilização de cartões

Não

090001

Captação / repasse de recursos

Prestação de serviços de captação / repasse de recursos para terceiros (empresas ligadas ou não)

Não

100001

Comissões em leilões eletrônicos

Comissão sobre o valor do negócio leiloado, credenciamento

Não

110001

Serviços relacionados a transferências

Serviços relacionados à transferência de valores, dados, pagamentos e similares tais como recarga de créditos de celulares, cartão refeição, cartão de transporte, outros

Sim

200001

Outros

Outros serviços prestados não codificados nesta tabela

Sim

 

9. Tipos de Dependência

 

9.1 – Tabela de Serviços de Tipos de Dependência

 

Código

Descrição Dependência

1

Matriz

2

Filial ou Agência

3

Unidade Administrativa

4

Posto de Serviço

5

Outros

 

10. Títulos

 

10.1 – Tabela de Títulos

 

Refere-se aos tipos de Instituições sujeitas ao COSIF

 

CÓDIGO

DESCRIÇÃO

TABELA DE TARIFAS OBRIGATÓRIA

U

Bancos Múltiplos

Sim

B

Bancos Comerciais

Sim

D

Bancos de Desenvolvimento

Não

K

Agências de Fomento ou de Desenvolvimento

Não

I

Bancos de Investimentos

Não

F

Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimentos

Não

J

Sociedades de Crédito ao Microempreendedor

Não

A

Sociedades de Arrendamento Mercantil

Não

C

Sociedades Corretoras de Títulos e Valores Imobiliários e

Câmbio

Não

T

Sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores

Imobiliários

Não

S

Sociedades de Crédito Imobiliário e Associações de

Poupança e Empréstimo

Não

W

Companhias Hipotecárias

Não

E

Caixas Econômicas

Sim

R

Cooperativas de Crédito

Não

L

Banco do Brasil S.A

Sim

M

Caixa Econômica Federal

Sim

N

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Não

H

Administradoras de Consórcio

Não

Z

Empresas em Liquidação Extrajudicial

Não

 

Observação: Z – Empresas em Liquidação estão desobrigadas de apresentar tabela de tarifas desde que não sejam obrigadas antes de entrar em processo de liquidação extrajudicial.