LEI Nº 6.324, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2009

 

DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL PARA O MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, PERÍODO 2010 - 2013.

 

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, APROVA e o Prefeito Municipal SANCIONA e PROMULGA a seguinte Lei:

 

Art. Esta Lei institui o Plano Plurianual do Município de Cachoeiro de Itapemirim, para o quadriênio 2010 a 2013, em cumprimento ao disposto no art. 103, inciso I, § 1º, da Lei Orgânica do Município de Cachoeiro de Itapemirim, estabelecendo, para o período, as bases estratégicas da atuação pública, os programas com seus respectivos objetivos, indicadores, ações orçamentárias e gastos da administração municipal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

 

Art. As estratégias para a Administração Pública Municipal no período 2010 a 2013 são os demonstrados nos anexos desta Lei.

 

Parágrafo Único. Aos anexos mencionados neste artigo compreendem os Programas e Ações de Governo para o período 2010 e 2013 e buscam demonstrar:

 

I -      Base Estratégica da atuação governamental;

 

II -    Objetivo dos Programas de Governo;

 

III -      Responsabilização institucional pelos Programas e Ações de Governo;

 

IV -      Fontes de Financiamento das Políticas Públicas e modalidade de aplicação dos recursos;

 

V -    Ações de governo, produtos gerados, metas físicas e valores para o período.

 

Art. A exclusão, alteração ou a inclusão de programas constantes desta Lei serão propostos pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo, através de projeto de lei específico.

 

§ 1º A inclusão, exclusão ou alteração de ações orçamentárias poderão ocorrer por intermédio da lei orçamentária anual ou de seus créditos adicionais.

 

§ 2º Os valores consignados no Plano Plurianual 2010 a 2013 para programas e ações são referenciais e não se constituem em limites à programação das despesas expressas nas leis orçamentárias e nos seus créditos adicionais.

 

Art. O Plano Plurianual 2010 a 2013 será anualmente avaliado.

 

§ 1º O Poder Executivo promoverá, através de Decreto Municipal, a nomeação dos gerentes de programas e coordenadores de ação, aos quais incumbirá o monitoramento e avaliação dos programas e ações constantes do Plano Plurianual.

 

§ 2° (VETADO).

 

§ 3º O Poder Executivo enviará ao Poder Legislativo Municipal, até o último dia útil do mês de maio, Relatório de Avaliação do Plano Plurianual 2010 a 2013.

 

§ 4º O Relatório de que trata o parágrafo anterior conterá:

 

I - Demonstrativo, por programa e ação, da execução física e financeira do exercício anterior, bem como demonstrativo da execução para períodos acumulados;

 

I -      Avaliação, por programa e ação, do percentual já efetivado até o término do exercício financeiro antecedente.

 

Art. A codificação e titulação dos Programas e Ações Orçamentárias definidas neste Plano Plurianual serão aplicados nas leis orçamentárias e seus créditos adicionais e nas leis que os modifiquem.

 

§ 1º Por ocasião da elaboração das propostas orçamentárias, a fixação de despesas deverá considerar a evolução da execução física das ações constantes do Plano Plurianual e suas alterações,

 

§ 2º As informações relativas às execuções orçamentárias e financeiras decorrentes do presente Plano Plurianual serão disponibilizadas em página eletrônica oficial nos termos da Lei Complementar 135, de 27 de maio de 2009.

 

Art. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Cachoeiro de Itapemirim, 29 de dezembro de 2009.

 

CARLOS ROBERTO CASTEGLIONE DIAS

Prefeito Municipal

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

 

PLANO PLURIANUAL 2010 A 2013

 

A implementação de políticas de impacto significativo junto à sociedade pressupõe alta responsabilização do Estado em vista dos resultados a serem obtidos. Portanto, a elaboração de tais políticas toma-se processo complexo de negociação entre os diversos componentes do tecido social, haja vista os interesses diversos e por vezes conflitantes, bem como os resultados necessários para a manutenção do grupamento social. Os diversos fatores intrínsecos aos processos de formulação de políticas públicas devem ser considerados para a satisfação das necessidades e anseios do diversos grupos e agentes envolvidos. Assim sendo, estratégias de expansão ou manutenção dos projetos e ações existentes, bem como o atendimento aos grupos externos e internos ao governo devem ser fatores alinhados com os objetivos da equipe administrativa.

 

Dessa forma, insere-se o planejamento como processo importante no próprio mecanismo de atuação do Estado, sendo instrumento necessário ao atingimento dos objetivos setoriais concatenados ao pensamento maior de resultado pretendido, este considerado Macrobjetivo de Governo. Para além de mera formalidade legal, o processo de planejamento de governo caracteriza-se como ferramenta indispensável para o sucesso da Administração Publica, em quaisquer de suas esferas.

 

Planejamento pressupõe conhecimento prévio da situação atual, capacidade de visão para além do tempo presente - assim entendida a visão de futuro das condições a serem alcançadas, determinação dos meios e processos necessários à consecução da visão de futuro e controle eficiente dos mecanismos de gastos monetários - considerando-se a capacidade própria de manutenção dos gastos, bem como a capacidade de atração de terceiros na execução de projetos e ações.

 

Também o processo de planejamento capacita à utilização de conhecimentos e rotinas necessários ao monitoramento e avaliação dos resultados anteriormente vistos - de tal forma que sistema de monitoramento possam ser criados e permitam realinhamento de ações de governo para que a visão inicialmente projetada possa ser atingida apesar de mudanças reais de cenários econômicos e conjunturais.

 

O Plano Plurianual 2010 a 2013 do Município de Cachoeiro de Itapemirim constitui instrumento de planejamento de médio prazo e busca atendar ao desafio do planejamento de ações e programas de políticas públicas.

 

A tessitura do plano compreende a inserção do Município em contexto regional, haja vista a compreensão da vocação da cidade como pólo regional do sul do estado do Espírito Santo.

 

Portanto, as políticas públicas expostas levam em consideração o fator do desenvolvimento regional, assumindo o Município o caráter de participante de processo integrados de desenvolvimento social e econômico. A inserção do Município como componente do pacto federativo declara o conhecimento da necessidade e a pretensão de busca de ações conjuntas com os Governos do Estado e da União para que os objetivos locais e regionais possam ser concretizados. Para além de um plano isolado localmente, a busca de parcerias e acordos evidencia a possibilidade de maximização da capacidade própria de investimento. A alocação de recursos de terceiros, por meio de transferências voluntárias não onerosas, bem como a ampliação de investimentos por meio de operações de crédito são mecanismos utilizados como propulsores do aparelhamento da administração pública municipal bem como da disponibilização de infra-estrutura e produtos à população.

 

Portanto, a base de financiamento das políticas públicas do Plano Plurianual fundamenta-se em recursos oriundos da capacidade própria de arrecadação de receitas, na possibilidade de obtenção de recursos de terceiros, assim entendidas as transferências voluntárias não onerosas ao Município, tais como os convênios com o Estado e a União, nas parcerias com entidades não pertencentes à Administração Direta Municipal, bem como da captação e utilização onerosa de recursos do Sistema Nacional de fomento ao desenvolvimento - dessa forma classificadas as Operações de Crédito.

 

O quadro seguinte demonstra, de forma gráfica, as fontes de recursos financiadoras das políticas públicas e de governo do Plano Plurianual do Município para o período de 2010 a 2013:

 

FONTES DE FINANCIAMENTO DO PPA 2010 A 2013

 

RECURSOS/PARCERIAS

RECURSOS PRÓPRIOS

CONVÊNIOS COM A UNIÃO

CONVÊNIOS COM ESTADO

OPERAÇÕES DE CRÉDITOS

 

Os valores globais por Fontes de Recursos para os Plano Plurianual 2010 a 2013 são elencados no quadro abaixo:

 

FONTES DE RECURSOS

ESPECIFICAÇÃO

VALORES

1. Recursos Próprios

938.256.220

2. Convênios com Estado

41.646.408

3. Convênios com a União

135.421.023

4. Operação de Crédito

20.551.475

5. Parcerias

46.613.328

TOTAL

1.182.488.455

 

O Plano Plurianual 2010 a 2013 do Município de Cachoeiro de Itapemirim estrutura-se em tomo das seguintes Bases Estratégicas:

 

1.  Participação Cidadã e Controle Social;

2.  Desenvolvimento Local Sustentável;

3.  Políticas Sociais e de Garantia de Direitos;

4.  Gestão Ética, Democrática e Eficiente;

5.  Gestão Democrática do Território; e

6.  Afirmação dos Direitos de Raça, Gênero e Orientação Sexual.

 

BASE ESTRATÉGICA DO PPA 2010 A 2013

 

PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E CONTROLE SOCIAL

AFIRMAÇÃO DOS DIREITOS DE RAÇA, GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

GESTÃO DEMOCRÁTICA DO TERRITÓRIO

POLÍTICAS SOCIAIS E DE GARANTIA DE DIREITOS

GESTÃO ÉTICA, DEMOCRÁTICA E EFICIENTE

 

Os valores dos recursos por Base Estratégica são demonstrados na tabela seguinte:

 

RECURSOS POR BASES ESTRATÉGICAS

ESPECIFICAÇÃO

VALORES (R$)

1. Participação Cidadã e Controle Social

13.263.000,00

2. Desenvolvimento Local Sustentável

12.497.979,00

3. Políticas Sociais e de Garantia de Direitos

630.469.008,52

4. Gestão Ética, Democrática e Eficiente

383.474.976,49

5. Gestão Democrática do Território

128.973.591,49

6. Afirmação dos Direitos de Raça, Gênero e Orientação Sexual

 

13.809.900,00

TOTAL

1.182.488.455,50


As Bases Estratégicas alinham-se com o objetivo maior da atual gestão, qual seja: o resgate do papel econômico do Município para o estado do Espírito Santo e para a Região Sul, através de Programas de Políticas Públicas que envolvam toda a sociedade nas busca de soluções para o desenvolvimento com geração de emprego e renda e com priorização na área de Educação, já que esta toma-se fundamental para a recuperação econômica, política e cultural da cidade que já foi o principal pólo regional do estado do Espírito Santo. Ainda a Saúde Pública é considerado como área de interesse prioritário do Governo, haja vista o planejamento com recursos maiores que os definidos como obrigatórios pela Constituição Federal.

 

Interessante perceber que a aplicação a maior que os recursos mínimos vinculados às receitas de geração própria do Município não extingue a busca pela maximização de recursos a serem aplicados em Saúde Pública, uma vez que recursos de outras esferas de governo são alocados no Plano Plurianual por meio de previsão de convênios e operações de crédito a serem realizados e executados.

 

O presente Programa de Políticas Públicas constitui a formalização de uma metodologia alternativa de ação políticas, já que a participação por meio de manifestação direta da sociedade não exclui o diálogo permanente entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo - este o representante por excelência dos anseios da população. Tal permanente diálogo funda-se no respeito mútuo, nos ditames da ética e na capacidade de estabelecimento de convergências políticas para o encaminhamento de projetos de interesse coletivo. Deve tal processo manter a competência exclusiva do Poder Executivo para as atribuições que lhe são próprias e a devida autonomia do Poder Legislativo na manutenção de suas prerrogativas.

 

MACRO OBJETIVO ADMINISTRATIVO 2010 A 2013

 

RESGATE DO PAPEL DO MUNICÍPIO COMO PRINCIPAL PÓLO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, COM PRIORIDADE AS ÁREAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PÚBLICAS

 

- PARTICIPAÇÃO CIDADÃ E CONTROLE SOCIAL

Por uma cultura democrática e transformadora da vida pública

 

- DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

Fator de geração de trabalho e renda e promoção da igualdade social

 

- POLÍTICAS SOCIAIS E DE GARANTIA DE DIREITOS

Políticas Públicas de Educação, Saúde, Saneamento, Transporte, Habitação, Assistência Social, Transparência e Redistribuição de Renda, Direitos Humanos, Segurança Alimentar, Geração de Trabalho e Renda, Segurança Pública, Cultura, Lazer e Meio Ambiente.

 

- GESTÃO ÉTICA, DEMOCRÁTICA E EFICIENTE

Gestão Estratégica de Políticas Públicas, institucionalização de processos de planejamento-avaliação-monitoração de políticas públicas, modernização administrativa de mios físicos e de processos, governo eletrônico e uso de Tecnologia de Informação e Comunicação, valorização do servidor.

 

- GESTÃO DEMOCRÁTICA DO TERRITÓRIO

Implementação e desenvolvimento de infra-estrutura urbana e rural: políticas públicas para a área rural, políticas públicas de mobilidade e acessibilidade urbana.

 

- AFIRMAÇÃO DOS DIREITOS DE RAÇA, GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL

Garantia dois direitos de diversidade social, gênero, igualdade racial e orientação sexual.

 

Portanto, cada Base Estratégica envolve atuação multissetorial dos diversos órgãos de governo, de forma integrada para a busca dos macro-objetivos conforme se expõe a seguir.

 

1. Participação Cidadã e Controle Social

 

A Participação Cidadã e o Controle Social são demandas das sociedade democráticas, características dos Estados Democráticos de Direitos e princípios gravados no Carta Constitucional do Brasil. Ainda são reconhecidamente, atribuídas como propostas das gestões governamentais modernas e atuais.

 

O termo “participação cidadã” inclui e alarga a noção de “participação popular”, já que pretende evidenciar que todos os agentes sociais devem ser considerados nas ações públicas. Significa o termo que a participação pressupõe exercício da cidadania e que o agente social, ao fazê-lo, age baseado em informações e reconhecendo o resultado das decisões que lhe dizem respeito ou que dizem respeito ao coletivo. A participação cidadã envolve a atuação com consciência e conhecimento.

 

Ainda a participação cidadã constrói-se pela co-responsabilidade entre governo e sociedade. O governo deve inserir seus interesses típicos no contexto de escolha de programas e ações - uma vez que o governo é ator central do processo participativo e não apenas porta-voz do interesses difusos na sociedade. Ao Governo cabe o papel de coordenação de execução de políticas públicas e execução de programas e ações prioritárias ao desenvolvimento social local e regional, inserindo o Município em um contexto maior de atuação e abrangência.

 

A informação explícita, inteligível e disponível é característica e condição para a efetivação da participação cidadã. A disponibilização de informações em linguagem acessível e meios universais garante a tomada de decisões de forma responsável e consciente pelos agentes sociais.

 

No âmbito interno dos governos, a participação com acesso a informações por parte dos agentes públicos (assim entendidos os agentes por representação popular ou delegação, assessores de governo, operadores de políticas setoriais e servidores públicos) garante planejamento e execução coerentes com as diretrizes e macro-objetivos estratégicos.

 

A participação social constitui mecanismo importante de controle social.

 

Controle Social, no âmbito do Planejamento Municipal de Políticas Públicas para o Quadriênio 2010 a 2013, significa o monitoramento pela sociedade - de forma organizada e institucionalmente reconhecida - dos processos político-administrativos de políticas públicas, desde a elaboração, passando para a fase de execução, monitoração a atingido o patamar de replanejamento. Significa a participação cidadã em todos os estágios clássicos e didático-conceituais de Elaboração e Execução de Políticas Públicas e de Governo. Consolida o papel gestor do Estado com a atuação representativa da sociedade.

 

Com a agregação dos termos Participação Cidadã e Controle Social ter-se-á o conceito mais próximo do pretendido para a participação cidadã efetiva nos processos decisórios conforme apresentado pelo presente Plano Plurianual Municipal 2010 a 2013, a saber:

 

·    Ampliação da noção de cidadania e participação direta da população nas principais decisões de caráter público;

 

·    Constituição de espaços públicos nos quais os diversos setores formadores do conjunto social possam gerir com o governo municipal os assuntos locais;

 

·    Atenção às múltiplas identidades e, portanto, às múltiplas necessidades, interesses e formas de organização social;

 

·    Busca de formas inovadoras de relação com a comunidade, respeitando a autonomia e independência das organizações da sociedade e o surgimento de formas de organização social, formais ou informais;

 

·    Disponibilização de informações dos atos de governo ao conjunto populacional, em caráter universas e compreensível, buscando a desenvolvimento da relação Município e cidadãos.

 

2. Desenvolvimento Local Sustentável

 

O objetivo do Governo, na elaboração do planejamento plurianual 2010 a 2013, é o desenvolvimento da sociedade e das pessoas no seus múltiplos aspectos: social, político, cultural, econômico e ambiental. Ao governo cabe garantir isonomia, igualdade, justiça social e preservação dos recursos comuns para as atuais e futuras gerações.

 

É esta a concepção de Desenvolvimento Sustentável emanada deste plano municipal quadrienal.

 

So esta ótica, desenvolvimento sustentável é condição estratégica para garantia do direito à cidadania e superação da pobreza, da violência e da desigualdade. O desenvolvimento da economia traz, portanto, conotação de meio para desenvolvimento de demais condições humanas e sociais.

 

O desenvolvimento do Município é compreendido não só como resultado das condições locais, mas sim articulado a processos condicionantes e recursos de outras esferas de governo e mais amplas. Portanto, o Governo Federal é compreendido como importante indutor do desenvolvimento, devendo os Municípios atuar de forma à captação de oportunidades advindas de esferas mais amplas, adequando-se às regulamentações necessárias para a captação de recursos e possibilidades.

 

Também é percebido o Governo Federal como o ente de definição de critérios para a aplicação de recursos públicos em programas de desenvolvimento que diminuam as desigualdades regionais.

 

Também o Município muito pode fazer para atuar como indutor do desenvolvimento local, sendo de responsabilidade do Município o diálogo com todos os agentes econômicos e demais setores, com outras instâncias políticas e com os agentes governamentais da região para busca de soluções e instrumentos comuns de desenvolvimento.

 

Tal Base Estratégica materializa-se na promoção de: economia solidária, cooperativismo, rede de produtores, empreendedorismo, microempresas e Terceiro Setor.

 

Consolida-se na admissão das potencialidades e vocações do Município, tendo em vista as já existentes redes econômicas, as riquezas naturais, as vantagens competitivas e a inserção na economia regional - tendo como base o caráter sustentável do desenvolvimento.

 

3. Políticas Sociais e de Garantia de Direitos

 

As Políticas Públicas Sociais e de Garantia de Direitos são parte intrínseca e condição necessária ao desenvolvimento.

 

Nesta Base Estratégica englobam-se as Políticas Públicas de Educação, Saúde, Saneamento, Transporte, Habitação, Assistência Social, Transferência e Redistribuição de Renda, Direitos Humanos, Abastecimento e Segurança Alimentar, Segurança Pública, Cultura, Lazer, Esportes e Meio Ambiente.

 

É importante observar que a viabilização de políticas sociais, de forma democrática e planejada, contribui para a superação da exclusão e das desigualdades, para que a participação cidadã se efetive e, ainda, para que o trabalho e a produção desenvolvam-se em melhores condições.

 

O fortalecimento e a garantia de direitos devem ser premissas de todas as políticas públicas insertas na Base Estratégica, e também:

 

·    Garantia de respeito aos Direitos Humanos, referente à manutenção de direitos sociais tais como segurança pública, saúde, educação, moradia, lazer, assistência aos desamparados, entre outros deles decorrentes;

 

·    Olhar integrado sobre as políticas públicas setoriais: o governo executa políticas públicas por meio de diversos órgãos e secretarias. O objetivo de tais políticas, entretanto, é comum e tem como foco o cidadão. Planejar e coordenar as políticas sociais sob a forma de programas, planos, eixos, bases estratégicas ou núcleos (estes compreendidos como uma aglutinação entres diversas secretarias ou setores técnicos de secretarias distintas e de forma articulada) possibilita a integração o direcionamento dos serviços de forma qualitativa. Para que haja integração é preciso também que sejam localizadas as necessidades das pessoas em cada região do município, consideradas as características e identidades próprias.

 

·    Acesso universal aos serviços públicos expressa exercício de direitos por todos - implica atendimento a grupos específicos, contrapondo-se á visão de atendimento generalizado como materialização de acesso universal. A necessidade de ações específicas a grupos distintos da sociedade promove a busca pela igualdade de condições entre os diversos componentes do tecido social conforme a visão da presente programação quadrienal.

 

·    Reconhecimento das diversidades sociais, materializando ações e programas específicos conforme o público-alvo trabalhado. Trata-se da forma organizada de ações de governo para garantia do acesso universal ao exercício dos direitos sociais acima expressos.

 

·    Planejamento e Gestão sob responsabilidade do governo. Embora muitas políticas sociais sejam viabilizadas por meio de parcerias, convênios ou descentralização por meio de agentes não-govemamentais para a execução dos serviços públicos, cabe ao Município o exercício da competência exclusiva para a elaboração de políticas públicas. A definição de diretrizes bem como a responsabilidade pela gestão são atribuições do Poder Público Municipal, conforme os instrumentos legais vigentes.

 

O processo de gestão deve envolver a coordenação de bases estratégicas, programas ou ações que tenham caráter multissetorial e concretizam-se através de ações típicas de secretarias municipais distintas. A gestão compartilhada com a sociedade não exime o Poder Público do exercício de suas atribuições típicas.

 

4. Gestão Ética, Democrática e Eficiente

 

A busca pela melhoria contínua e manutenção da capacidade do Município em propiciar o desenvolvimento local e regional recai sobre a possibilidade de criar e institucionalizar referências comuns de gestão pública que garantam a identidade própria das administrações democráticas, baseada nas resoluções partidárias e possibilitando o exercício efetivo de um modelo de gestão calcado na ética, eficiência, eficácia, democrática, participativa e com controle social.

 

Tal modelo deve apontar soluções para falta de recursos para investimentos e desenvolvimento de políticas públicas, bem como romper com arcaicos paradigmas de ineficácia, disfunções de burocracia, morosidade no setor público para a prestação de serviços ao cidadão.

 

Tal Base Estratégica busca inserir a Administração Municipal no contexto das mudanças características do atual momento de desenvolvimento da administração pública.

 

Para a garantia do modelo de gestão comprometido com mudanças, é importante:

 

·    Conhecimento das estruturas, pessoas e instrumentos mantidos com recursos público para melhoria do desempenho e alcance de resultados. Tais estruturas, pessoas e instrumentos devem caracterizar-se por estabilidade e competência, busca por resultado, foco na Administração Municipal e não no titular do cargo eletivo e submissão às regras legais e institucionais.

 

·    Decisão política explícita de aperfeiçoamento da gestão pública a partir da articulação do conhecimento da realidade local com a aplicação de melhores práticas de administração pública e com conhecimento do complexo universo institucional e federativo do qual a Administração Pública Municipal faz parte. E necessário o conhecimento da relação institucional com outras esferas de governo e poderes constituídos.

 

·    As demais bases estratégicas não se concretizam adequadamente se o modelo de gestão não for planejado, assumido, legitimado, implementado, disseminado e monitorado pelos agentes de governo envolvidos no processo administrativo municipal. A oferta de produtos finalísticos à população serve-se de áreas meios, as quais propiciam o necessário apoio às políticas públicas e áreas especiais do governo.

 

Os pressupostos da Base Estratégica levam em conta:

 

·    Garantia da ética no campo da Administração Pública;

 

·    Garantia da dimensão estratégica no planejamento da ação governamental e pública;

 

·    Institucionalização de processos de planejamento, monitoração, avaliação e controle da gestão para consecução dos fins colimados na legislação vigente e busca da qualidade no serviço público, além de promoção do desenvolvimento e fortalecimento de controle social;

 

·    Uso intensivo e apropriado de Tecnologia de Informação e Comunicação como ferramenta de gestão e busca da transparência e controle social;

 

·    Recuperação do papel das servidoras e servidores públicos, instituindo e aperfeiçoando política pública de gestão de pessoas e garantindo investimento contínuo na sua capacitação;

 

·    Estímulo á co-responsabilidade da sociedade no financiamento do Municiípio, pensando coletivamente nos meios para obtenção de recursos orçamentários e financeiros para o atendimento à contínua e crescente demanda por serviços públicos. Faz-se necessário garantir o cumprimento de deveres de cidadania como pagamento de impostos e taxas, trabalhando em conjunto com a sociedade as responsabilidades na busca pela geração e potencialização de recursos públicos;

 

·    Fortalecimento do Controle Interno e desenvolvimento do controle social como forma de maximização de recursos públicos e práticas político-administrativas no Município;

 

·    Desenvolvimento da capacidade de Governabilidade buscando ampliação de limites, possibilidades e correlações de força entre as várias esferas da Administração Pública, Poderes Constituídos e sociedade civil organizada;

 

5. Gestão Democrática do Território

 

As questões da organização do Município, dês eu espaço urbano, da organização do espaço de vida, de suas questões ambientais compõem base estratégica de atuação coordenada do Plano Plurinaual 2010 a 2013, o qual prevê aspectos de organização dos serviços e cuidados com as estruturas necessárias para a manutenção da infra-estrutura existente, incluindo calçadas, parques, vias públicas. Tal inserção de base estratégica para cuidado e manutenção da cidade projeta o atenção para a elevação da auto-estima da cidade e estímulo ao civismo entre os munícipes.

 

A gestão democrática do território guia-se pelo conceito de que o Município é constituído por áreas territoriais com igual direito a usufruir os bens e serviços públicos considerando-se as peculiaridades geográficas, ambientais, culturais, sociais e econômicas.

 

As políticas públicas insertas na Base Estratégica comportam-se duas grandes linhas de ação: política urbana e política rural.

 

As políticas urbanas possuem como premissas:

 

·    A cidade possui várias e diferentes funções que dizem respeito à vida de seus cidadãos.

 

·    Quem define os destinos da cidade é o conjunto de cidadãos, das organizações sociais, dos segmentos sociais, econômicos e políticos distintos. O consenso entre as diferentes sub-culturas sociais, com o exercício da participação democrática e do controle social determinará os rumos e as decisões sobre o território.

 

·    Busca de integração entre as políticas setoriais, em cada área territorial do Município, com diretrizes e estratégias de ação planejadas e coordenadas.

 

·    Busca da integração social entre os munícipes e garantia do direito de locomoção no território através da busca de mecanismos de mobilidade e acessibilidade urbana.

 

As políticas para a área rural guiam-se pelos princípios:

 

·    Desenvolvimento econômico e social dos habitantes de áreas rurais do Município;

 

·    Capacitação de produtores rurais por meio de identificação de especificidades das áreas rurais existentes, investimento e extensão rural;

 

·    Comercialização e abastecimento no Município, por meio de programas de comercialização e abastecimento local e regional;

 

·    Desenvolvimento de programas setoriais para apoio à diversificação de produção agrícola e rural, melhorias em infra-estruturas rurais e descentralização administrativa.

 

O planejamento de políticas públicas e a gestão democrática e participativa inserem-se fortemente neste contexto, por meio de pilares como o Plano Diretor Municipal e execução de obras e investimentos solicitados pela sociedade civil organizada.

 

6. Afirmação de Direitos de Raça, Gênero e Orientação Sexual

 

Tal Base Estratégica orienta-se pelo objetivo de garantia dos direitos de diversidade social, direitos inerentes às mulheres, direito à igualdade racial e de orientação sexual, com instituição de ações e programas para promoção de igualdade de condições entre os setores vulneráveis da sociedade.

 

Busca-se o asseguramento de princípio basilar do ordenamento constitucional, a saber: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

 

A igualdade perante a lei pressupõe a igualdade de oportunidades, uma vez que as condições sociais aplicáveis a cada indivíduo são tão vastas quanto maior a complexidade do ordenamento social. Portanto, a manutenção de direitos sociais fundamentais violados constitui mecanismo de promoção da pessoa para a busca de igualdade social por meio do respeito às diversidades e desenvolvimento das potencialidades humanas.

 

São premissas das ações da Base Estratégica

 

·    Atenção aos direitos de gênero, com busca da afirmação social da mulher;

 

·    Garantia do direito à infância, adolescência e juventude com promoção de ações para o resgate da condição de crianças, adolescentes e jovens e proteção de seus direitos violados;

 

·    Atenção à população em situação de risco social e vulnerabilidade econômica;

 

·    Combate a exploração sexual de crianças, jovens e adolescentes e atenção às vítimas de tal situação;

 

·    Promoção de atendimento social e desenvolvimento humano à população em situação de rua;

 

·    Atenção à juventude por meio de fortalecimento da cidadania;

 

·    Promoção de ações de redução da desigualdade entre grupos de descendência étnica distintos componentes da estrutura social;

 

·    Resgate dos vínculos familiares e comunitários, considerados estes componentes importantes da formação da sociedade;

 

·    Fortalecimento da cidadania como meio de desenvolvimento da consciência de igualdade e diversidade social; e

 

·    Participação popular nas políticas de proteção e desenvolvimento de direitos sociais especiais.

 

Alinhamento dos Programas de Governo por Bases Estratégicas

 

O planejamento de governo para o período estrutura-se por meio dos seguintes Programas de Governo em alinhamento com as Bases Estratégicas:

 

1. Participação Cidadã e Controle Social

0022 - Comunicação Direta

0054 - Orçamento Participativo Cachoeiro

0059 - Obras da Cidade

 

2. Desenvolvimento Local Sustentável

0006 - Economia Solidária

0007 - Cachoeiro: Conheça e Se Encante

0008 - Cachoeiro: Vale a Pena Investir Aqui.

0012 - Cidade Tecnológica Cachoeiro

0013 - Inclusão Digital

0014 - Geração de Trabalho, Emprego e Renda

 

3. Políticas Sociais e de Garantia de Direitos

0001- Apoio ao Ensino Médio Profissionalizante e Educação Superior

0002 - Nova Sede - SEME

0003 - Educação de Qualidade

0004 - Educação com Tecnologia de Informação e Comunicação

0005 - Educação Inclusiva

0018 - Cachoeiro Que Te Quero Verde

0019- Ordenação e Controle de Resíduos

0020 - Fiscalização Preventiva

0023 - Cachoeiro Esporte e Lazer

0027 - Há Gente no Trânsito

0028 - Cachoeiro Mais Seguro

0032 - Saúde da Família Cachoeiro

0033 - Vigilância em Saúde Cachoeiro

0034 - Atenção à Saúde Básica Cachoeiro

0035 - Atenção à Saúde Especializada Cachoeiro

0036 - Administração em Saúde

0037 - Segurança Alimentar e Nutricional

0040 - Proteção Social Básica da Assistência Social

0045 - Morada Legal

0046 - Recuperando Moradias

0047 - Minha Casa Minha Vida Cachoeiro

0049 - Benefícios Previdenciários

0055 - Difusão Cultural

0056 - Incentivo Cultural Cachoeiro

0057 - Cachoeiro História e Cultura

0058 - Transporte Coletivo Gratuito

 

4. Gestão Ética, Democrática e Eficiente

0009 - Defesa Civil da Cidade

0015 - Fortalecimento do Controle Interno Municipal

0016 - Gestão de Receitas Públicas

0017 - Modernização da Administração Tributária

0030 - Modernização Administrativa

0031 - Valorização do Servidor

0041 - Pró-Gestão em Projetos

0042 - Gestão Digital Cachoeiro

0043 - Pensando Cachoeiro do Futuro

0044- Cachoeiro Georeferenciado

0048 - Sede Própria - IPACI

0052- Ação Legislativa

0053 - Administração Geral


 

5. Gestão Democrática do Território

0011 - Projeto Nosso Bairro

0021- Nossa Cidade Cachoeiro

0024 - Infra-Estrutura, Desenvolvimento Agropecuário e Florestal

0025- Telefonia Rural

0026- Diversificação das Cadeias Produtivas Rurais

0029 - Prourb: Programa de Construção e Manutenção da Infra-Estrutura Urbana

0050 - Projeto Água

0051 - Rio Vida

 

6. Afirmação dos Direitos de Raça, Gênero e Orientação Sexual

0038 - Direitos Humanos e Cidadania

0039 - Proteção Social Especial da Assistência Social

 

Os anexos a seguir buscam demonstrar, de forma a facilitar o entendimento, os Programas, Ações e Metas para o Período, os Programas de Governo por Órgão Responsável e a Execução das Ações por Órgão Responsável.