DECRETO Nº 25.339
O PREFEITO MUNICIPAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM,
Estado do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE:
Art. 1º Homologar as Resoluções nº 002, 003 e 004/2015, datadas de 29 de abril de 2015, em
anexo, exaradas pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor -
CONDECON.
Art. 2º Este Decreto entrará em vigor na data de sua
publicação, revogadas as disposições em contrário.
Cachoeiro
de Itapemirim, 13 de maio de 2015.
CARLOS
ROBERTO CASTEGLIONE DIAS
PREFEITO MUNICIPAL
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de
Itapemirim
CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO
CONSUMIDOR - CONDECON -
RESOLUÇÃO Nº 002,
DE 29 DE ABRIL DE 2015.
O plenário do CONDECON - Conselho Municipal de
Proteção e Defesa do Consumidor, no uso de suas competências regimentais e
atribuições legais, conferidas pela Lei Federal nº 8.078, de 22 de setembro de
1990, Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997, e Lei Municipal nº 7078, de 01 de outubro de 2014, em
decisão aprovada em reunião ordinária realizada no dia 29 de abril de 2015,
RESOLVE:
Art. 1º Alterar o anexo
Plano de Trabalho do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor para o exercício de 2015 e subsequentes.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor
na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário, em especial a resolução
002, de 11 de dezembro de 2014.
Cachoeiro de Itapemirim, 29 de abril de 2015.
ROGERIO DA SILVA ATHAYDE
Presidente do CONDECON
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de
Itapemirim
PLANO DE TRABALHO
DO FUNDO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PARA O EXERCÍCIO DE 2015
E SUBSEQUENTES.
APRESENTAÇÃO
A defesa do
consumidor no Brasil pode ser pensada a partir de dois marcos legais e
principais, a Constituição de 1988 e a Lei número 8.078/90, conhecida como
Código de Defesa do Consumidor. É no artigo 5º da Constituição Federal, em seu
inciso XXXII, que encontramos a principal referência do direito do Consumidor,
que não deixa dúvidas quanto à importância deste direito para a cidadania.
Antes do CDC os
direitos dos consumidores estavam dispersos por vários diplomas legais sem um
tratamento sistêmico e específico, e, portanto, a defesa do consumidor não
tinha a abrangência nem a consistência com que agora é tratada. A aprovação do
código veio demonstrar, por um lado, o crescimento do movimento em prol desses
direitos e, por outro, a disposição do poder público em consolidar a defesa
desta dimensão da cidadania.
A política
Nacional das Relações de Consumo tem por objetivo o atendimento das
necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a
proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida,
bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, através do
desenvolvimento de ações concatenadas ao Sistema Nacional de Defesa do
Consumidor.
Assim, o Município
de Cachoeiro de Itapemirim – através da Coordenadoria Executiva de Defesa do
Consumidor, unidade administrativa da Secretaria Municipal de Gestão Estratégica,
instituída pela Lei 6.450/2010 e Decreto 21.539/2011, atualmente denominada PROCON
Cachoeiro de Itapemirim, é integrante deste sistema e responsável por manter
suas condutas adequadas às normas do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Sua atuação se
destina a promover e implementar as ações direcionadas à educação, orientação,
proteção e defesa do consumidor e coordenação no âmbito municipal da política
do sistema Municipal de Defesa do Consumidor.
Atualmente a
estrutura organizacional do PROCON Cachoeiro de Itapemirim é composta por 16
servidores efetivos e 8 servidores com
cargos de provimento em comissão, desempenhando as seguintes funções:
·
01 coordenador executivo
·
01 gerente de fiscalização
·
01 gerente jurídico
·
01 consultor interno
·
04 auditores fiscais do direito do consumidor
·
03 auditores fiscais designados para assessoria da coordenadoria
·
01 administrador
·
02 técnicos administrativos
·
04 auxiliares de serviços públicos municipais
·
07 assessores técnicos
Também se faz
presente a participação popular e o controle social no processo de tomada de
decisões que foi assegurada pela instituição do Conselho Municipal de Proteção
e Defesa do Consumidor, composto por representantes do Poder Público, entidades
representativas de fornecedores e consumidores. O CONDECON possui entre suas
diversas atribuições atuar na formulação de estratégias e diretrizes para a
política municipal de defesa do consumidor e auxiliar na administração dos valores
e recursos depositados no Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor,
além de aprovar e publicar a sua prestação de contas anual.
O FMPDC, destinado
a receber os recursos que serão utilizados para reparar danos causados à
coletividade de consumidores do município de Cachoeiro de Itapemirim, através
de ações educativas, realizando atividades que visem a proteção e defesa dos
direitos do consumidor, poderá ter seus recursos aplicados em consonância com o
artigo 15, § 1º, da lei 7078/2014, conforme
descrito a seguir:
·
Na promoção de atividades e eventos educativos,
culturais e científicos abrangendo a edição de material informativo e informes
publicitários relacionados à educação, proteção e defesa do consumidor;
·
No custeio da contratação, locomoção e hospedagem
de palestrantes e demais iniciativas necessárias para a concretização da
realização de eventos educativos relativos a proteção e defesa dos direitos do
consumidor;
·
No custeio de exames periciais, estudos e trabalhos
técnicos necessários à instrução de inquérito civil ou procedimento
investigatório preliminar instaurado para a apuração de fato ofensivo ao
interesse metaindividual do consumidor;
·
No custeio da modernização administrativa da Coordenadoria Executiva de
Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor – PROCON, podendo ser adquiridos
material de consumo, serviços, bens móveis e imóveis necessários para este fim;
·
No
financiamento de projetos relacionados com os objetivos da Política Nacional
das Relações de Consumo (art. 30, Dec. n.º 2.181/97);
·
No custeio de pesquisas e estudos sobre o mercado
de consumo municipal, elaborado por profissional de notória especialização ou
por instituição sem fins lucrativos incumbida regimental ou estatutariamente da
pesquisa, ensino ou desenvolvimento institucional;
·
No custeio da participação de representantes do
Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC em reuniões, simpósios,
seminários, encontros e congressos relacionados à proteção e defesa dos diretos
do consumidor;
·
No custeio da organização ou da participação de
representantes do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC em cursos e
treinamentos que contribuam para o domínio das regras jurídicas e
procedimentais que regulam a administração pública visando o alcance dos
melhores resultados na administração e operacionalização do Sistema Municipal
de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor;
·
No custeio da assinatura de jornais, periódicos e
publicações técnicas ou afins relacionadas a proteção e defesa dos direitos do
consumidor;
·
No custeio de pesquisas, estudos e consultorias que
forneçam suporte aos trabalhos do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do
Consumidor.
Desta forma, tendo
como essência principal a defesa incondicional do consumidor, a coordenação
executiva do PROCON Cachoeiro de Itapemirim com os seus colaboradores,
realizaram a formulação
de objetivos para a seleção de programas de ação e para a sua execução que
levaram em conta as condições atuais de funcionamento do órgão para definir
prioridades.
Assim, foram
estabelecidos frentes de ação, que passaremos a denominar programas, por
traduzirem um conjunto de projetos de características institucionais com
diretrizes definidas para alcance do objetivo desta instituição durante o exercício de 2015, sendo que alguns terão suas
atividades estendidas para outros exercícios.
Cada programa
poderá agrupar vários projetos, que serão empreendimentos detalhados e
planejados com clareza, organizados em um conjunto de atividades contínuas e
interligadas a serem implantadas. Os projetos considerarão os mesmos objetivos
do programa, porém, se encontram em nível de maior especificidade e com
recursos, prazos e equipes definidas.
Neste contexto,
surge então os programas PROCON CIDADÃO, PROCON DIGITAL e PROCON MODERNIZAÇÃO
ADMINISTRATIVA, o primeiro visando contribuir para o desenvolvimento da
sociedade, atuando nas comunidades através de orientações e esclarecimentos
educativos, e os demais visando elevar o nível de satisfação dos consumidores
pela melhoria contínua da qualidade dos serviços oferecidos pelo PROCON
Cachoeiro de Itapemirim, garantindo o alinhamento e interação com os demais
órgãos da Administração Municipal, Ministério Público, PROCON Estadual e
Secretaria de Justiça do ES.
Para
operacionalização destas metas os programas contarão com os seguintes projetos:
1 – IDENTIFICAÇÃO
DOS PROJETOS DO PROGRAMA PROCON CIDADÃO:
FICHA 1 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
PROCON NO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR |
OBJETIVO: |
Promover a 1ª JORNADA DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DOS DIREITOS DO
CONSUMIDOR, com um dia destinado a realização de palestras e debates visando
fomentar a democratização do conhecimento sobre a matéria, trazendo
especialistas no tema para a realização de palestras e minicursos. O evento
poderá ser realizado em parceria com instituições de ensino de nível
superior.. |
DURAÇÃO: |
Realização prevista para a primeira quinzena de março de acordo com a
agenda dos palestrantes. |
PUBLICO ALVO: |
Estudantes universitários, professores, advogados, servidores
públicos, sociedade civil. |
AGENDAMENTO: |
XXXXXXXXXX |
TEMAS: |
Defesa dos direitos do consumidor. |
COORDENAÇÃO: |
Auditor Fiscal: Magda Aparecida Gasparini |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditor Fiscal: Janaina Mouro Noé |
CURSOS MATERIAIS: |
Contratação de despesas com locomoção e hospedagem de palestrantes com
especialidade na área de proteção e defesa dos direitos do consumidor,
aquisição de material educacional e cultural de distribuição gratuita,
material de expediente, material de processamento de dados, gêneros de
alimentação e coffee break, contratação de serviços de publicidade, aluguel
de espaço para a realização do evento, serviços
de locomoção, passagens aéreas e qualquer outro material ou serviço que se
fizer necessário para a execução do projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 2 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
PROCON NA ESCOLA |
OBJETIVO: |
Ministrar nas escolas do município de Cachoeiro de Itapemirim
palestras com conteúdos programáticos que visem a formação de consumidores
conscientes, capazes de reflexões
que proporcionem uma atitude crítica como consumidores e como cidadãos que
conhecem e exigem seus direitos. |
DURAÇÃO: |
Exercício de 2015
e subsequentes. |
PÚBLICO ALVO: |
Estudantes do ensino fundamental, médio e universitário da cidade de
Cachoeiro de Itapemirim da rede pública e privada. |
AGENDAMENTO: |
As palestras serão realizadas acompanhando
agendamento inserido no cronograma anual da Secretaria Municipal de Educação,
que apontará as datas para a realização das palestras. Por demanda
espontânea as palestras deverão ser agendada pelo telefone (28) 3155-5262 de
segunda a sexta-feira, das 8 h às 12 h. |
TEMAS: |
Origem do Código da Defesa do Consumidor, Noções e definições básicas
de consumidor, fornecedor, produto, serviço, direitos básicos; Garantia e
opções do consumidor referentes a produtos com problema; Direito de
arrependimento (compras feitas fora do estabelecimento, internet, comércio
eletrônico); Alimentos ( dicas gerais nos supermercados, padarias, bares,
restaurantes e semelhantes: validade peso, informações necessárias do produto,
etc); Compras de produtos ( informação, precificação, pagamentos, trocas,
etc..); Bares e Restaurantes:Consumação mínima, couvert artístico, perda da
comanda, taxa de serviço, direito a informação, limpeza; Direito a Meia
entrada (definições, procedimentos e beneficiários); Cobrança abusiva e
indevida (definições); Publicidade (definições); Demais
temas pertinentes, inclusive, o Gestor da Escola pode apontar algum tema
específico, caso queira, dentro do tema Defesa do Consumidor |
COORDENAÇÃO |
Gerente de Atendimento e Fiscalização: Ricardo Silva Fonseca. |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditor Fiscal: Magda Aparecida Gasparini |
RECURSOS MATERIAIS: |
Aquisição de Datashow, tela para
projeção com tripé, notebook, material educacional e cultural de
distribuição gratuita, material de expediente, material de processamento de
dados, oficineiro, e qualquer outro material
ou serviço que se fizer necessário para a execução do projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 3 |
|
TÍTULO DO
PROJETO: |
PROCON
ITINERANTE |
OBJETIVO: |
Levar os
serviços oferecidos pelo PROCON Cachoeiro de Itapemirim aos bairros e
distritos da Cidade, oferecendo orientação aos consumidores que perceberem
seus direitos lesados e, quando necessário, realizando a coleta e o registro
das reclamações e os demais encaminhamentos oficiais necessários para a
resolução das demandas dos consumidores. |
DURAÇÃO: |
Exercício de 2015 e subsequentes |
PÚBLICO ALVO: |
Moradores dos
bairros e distritos de Cachoeiro de Itapemirim. |
AGENDAMENTO: |
A definir. Descrição do
agendamento deverá constar no portfólio do projeto. |
TEMAS: |
Direitos e deveres
do consumidor e legislação pertinente, funcionamento dos Procons. |
COORDENAÇÃO: |
Gerente de
Atendimento e Fiscalização: Ricardo Silva Fonseca. |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditores
Fiscais: Janaina Mouro Noé, Magda Aparecida Gasparini. |
RECURSOS MATERIAIS: |
stande,
ar condicionado móvel, frigobar, jogos de mesas e cadeiras, notebook,
Televisão, impressora, material para instalações elétricas, Material
educacional e cultural de distribuição gratuita, material de expediente,
material de processamento de dados, gêneros de alimentação, locação de
estrutura para montagem do PROCON ITINERANTE, veículo adaptado, e qualquer
outro material ou serviço que se fizer necessário para a execução do projeto. |
FONTE DE
RECURSOS: |
Fundo Municipal de
Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 4 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
PROJETO SABER CONSUMIR |
OBJETIVO: |
Construir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação projeto
visando formas de treinar os educadores, objetivando instrumentalizar e incentivar
o desenvolvimento de práticas nas escolas, onde os alunos possam reconhecer
as relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano e os interesses e
influências do mercado produtor sobre suas escolhas. O projeto objetiva
influenciar a percepção de que o ato de consumir vai além da simples compra e
venda de produtos e serviços e abrange questões relativas à segurança, saúde,
proteção da vida, ética, finanças entre outras. |
DURAÇÃO: |
Exercício de 2015 e exercícios
subsequentes. |
PÚBLICO ALVO: |
Professores e alunos da rede municipal de ensino. |
AGENDAMENTO: |
A definir. Descrição do agendamento deverá constar no portfólio do projeto. |
TEMAS: |
Segurança, saúde, proteção da vida, ética, finanças e demais relações
entre a sociedade e o mercado de consumo. |
COORDENAÇÃO: |
Coordenador Executivo do PROCON Cachoeiro de Itapemirim: Rogério da
Silva Athayde |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditores Fiscais: Janaina Mouro Noé, Magda
Aparecida Gasparini. |
RECURSOS MATERIAIS: |
Aquisição de material educacional e cultural de distribuição gratuita,
material de expediente, material de processamento de dados, gêneros de alimentação.
Contratação de profissionais especializados no assunto, tais como psicólogos,
pedagogos e qualquer outro material ou
serviço que se fizer necessário para a execução do projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 5 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO |
OBJETIVO: |
Promover estudos para a verificação da viabilidade da criação e
implantação no exercício de 2016 de um projeto-piloto oferecendo serviços com
o propósito de promover o atendimento individual de consumidores insolventes,
com a promoção de medidas preventivas e corretivas, de âmbito individual e
coletivo, das causas e efeitos do crédito irresponsável. |
DURAÇÃO: |
Exercício de 2015/2016 |
PÚBLICO ALVO: |
População de Cachoeiro de Itapemirim, sociedade civil organizada. |
AGENDAMENTO: |
A definir. Descrição do agendamento deverá constar no portfólio do projeto. |
TEMAS: |
O superendividamento é considerado um fenômeno comum nas sociedades de
consumo atual de acesso fácil ao crédito democratizado e pagamento em
prestações. Criar formas de educar a sociedade para o consumo consciente
visando a redução do superendividamento e o consumo consciente. |
COORDENAÇÃO: |
Coordenador
Executivo do PROCON Cachoeiro de Itapemirim: Rogério da Silva Athayde, |
ORGANIZAÇÃO: |
Gerente de Atendimento e Fiscalização:
Ricardo Silva Fonseca. Gerente Jurídico :Antônio Henrique Martinelli
Vidal |
RECURSOS MATERIAIS: |
Aquisição de material de expediente, material de processamento de
dados, gêneros de alimentação. Contratação de profissionais especializados no
assunto, tais como psicólogos, pedagogos, e
qualquer outro material ou serviço que se fizer necessário para a execução do
projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 6 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
SEMANA DO CONSUMIDOR |
OBJETIVO: |
Oferecer os serviços prestados na sede do PROCON Cachoeiro, durante
uma semana, em standes montados na praça Jerônimo Monteiro, levando
orientação aos consumidores que perceberem seus direitos lesados e, quando
necessário, realizando a coleta e o registro das reclamações e os demais
encaminhamentos oficiais necessários para a resolução das demandas dos
consumidores. |
DURAÇÃO: |
De 08 a 12 de setembro de 2015. |
PÚBLICO ALVO: |
População de Cachoeiro de Itapemirim, sociedade civil organizada. |
AGENDAMENTO: |
XXXXXXXXX |
TEMA: |
Direitos e deveres do consumidor e legislação pertinente,
funcionamento dos Procons. |
COORDENAÇÃO: |
Coordenador Executivo do PROCON Cachoeiro de Itapemirim: Rogério da
Silva Athayde |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditores Fiscais Janaina Mouro Noé, Magda
Aparecida Gasparini. |
RECURSOS MATERIAIS: |
Aquisição de stande, ar condicionado móvel,
frigobar, jogos de mesas e cadeiras, notebook, Televisão, impressora,
material educacional e cultural de distribuição gratuita, material de
expediente, material de processamento de dados, gêneros de alimentação,
palestrantes, oficineiros, locação de estrutura física para montagem do
stande tal como aluguel de mesas, cadeiras, stande, piso suspenso,
separadores de público, fechamentos, banheiro químico,
data show, telão, carpete, sonorização, iluminação, climatização, e qualquer
outro material ou serviço que se fizer necessário para a execução do projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
2 – DOS PROJETOS
DO PROGRAMA PROCON DIGITAL:
FICHA 7 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
RECLAMAÇÕES ON LINE |
OBJETIVO: |
Criar página na internet para o PROCON Cachoeiro de Itapemirim que abrigue
todas as informações relativas ao órgão e funcione como um canal para prestar
informações relativas ao direito do consumidor, divulgação do cadastro de
reclamações fundamentadas, entre outras, além de oferecer ao usuário uma
ferramenta que possibilite o cadastro de reclamações via internet. |
DURAÇÃO: |
Inicio da implantação no exercício de 2015. |
PÚBLICO ALVO: |
Todas as pessoas interessadas em obter informações sobre os direitos e
defesa do consumidor e interessadas em registrar reclamações através da
internet. |
AGENDAMENTO: |
XXXXXXXXXXXXX |
TEMAS: |
Acesso a informação, cadastro de reclamações on line, |
COORDENAÇÃO: |
Consultor Interno: Lucas Lazzari Serbate |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditores Fiscais: Janaina Mouro Noé, Magda
Aparecida Gasparini. |
RECURSOS MATERIAIS: |
Contratação de empresa especializada na elaboração e manutenção de
páginas na internet, material de expediente, material de processamento de
dados e qualquer outro material ou serviço
que se fizer necessário para a execução do projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
3 – IDENTIFICAÇÃO
DOS PROJETOS DO PROGRAMA PROCON MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
FICHA 8 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
HUMANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA |
OBJETIVO: |
Reestruturar a sede do PROCON Cachoeiro visando um ambiente de
trabalho humanizado, tornar o ambiente mais higiênico e acolhedor para os
seus colaboradores e usuários, proporcionando melhores condições de trabalho
através da reforma da estrutura física, substituição de mobiliários obsoletos
e aquisição de equipamentos de informática. |
DURAÇÃO: |
|
PÚBLICO ALVO: |
Servidores do PROCON, considerados usuários internos, e os cidadãos
que utilizam os serviços oferecidos pelo PROCON Cachoeiro. |
AGENDAMENTO: |
XXXXXXXXXX |
TEMAS: |
Reforma da estrutura física, substituição de mobiliários obsoletos e
aquisição de equipamentos de informática. |
COORDENAÇÃO: |
Auditor fiscal: Magda Aparecida Gasparini |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditor Fiscal: Janaina Mouro Noé, Neidemar
Paulino de Souza. |
RECURSOS MATERIAIS: |
Aquisição de material necessário para
consertos das paredes com retirada de infiltrações, conserto de pisos,
substituição de portas danificadas, pintura geral, remanejamento de
divisórias, remanejamento do local do refeitório ou mudança de endereço para
local mais adequado as necessidades do órgão, incluindo as alterações
necessárias para adaptação de novo espaço alugado, tais como aquisição e
instalação de climatização de ambiente, divisórias, mobiliário em geral,
persianas e afins e qualquer outro material ou serviço que se fizer
necessário para a execução do projeto. Também abrange substituição dos
mobiliários obsoletos e aquisição de novos equipamentos tais como painel para
senha, PABX, câmeras digitais, aparelhos de ar condicionado, switch,
computadores de mesa, notebooks, impressoras, máquinas de calcular elétricas
e com fita, mesa, suporte para televisão, estante, armário, arquivo, cadeira,
armário balcão, longarina e qualquer outro material ou serviço que se fizer
necessário para a execução do projeto |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 9 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
PROCON INFORMATIZADO |
OBJETIVO: |
Implantar o registro e o controle do tráfego de documentos e processos
no PROCON Cachoeiro de Itapemirim, garantindo informações com transparência,
rapidez e confiabilidade. Atualmente toda a tramitação de documentos
relativos aos procedimentos internos do órgão e relativos aos usuários
externos é realizada manualmente em livros de protocolo o que leva sempre ao
retrabalho, além de fluxos confusos e demorados. Através da implantação de um
sistema de protocolo os usuários internos e os cidadãos poderão acompanhar de
forma simples e prática o andamento dos documentos protocolados no PROCON
Cachoeiro. A busca de processos poderá ser simplificada e todos os documentos
protocolizados poderão ser classificados de acordo com o assunto, prazo de
tramitação, tempo de arquivamento entre outras especificações, o que
facilitará a sua localização e contribuirá para o cumprimento dos prazos
estabelecidos, para a desburocratização, para a diminuição de custos
operacionais e para a redução do tempo de tramitação dos processos. |
DURAÇÃO: |
|
PÚBLICO ALVO: |
Servidores do PROCON, considerados usuários internos, e os cidadãos
que necessitarem realizar a protocolização de qualquer tipo de documento no
PROCON Cachoeiro. |
AGENDAMENTO: |
XXXXXXXXXX |
TEMAS: |
Implantar o registro e o controle do tráfego de documentos e processos
no PROCON Cachoeiro. |
COORDENAÇÃO: |
Consultor Interno: Lucas Lazzari Serbate |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditor FiscaL: Magda Aparecida Gasparini. |
RECURSOS MATERIAIS: |
Contratação de empresa especializada na elaboração e implantação de
sistemas informatizados de protocolo e
qualquer outro material ou serviço que se fizer necessário para a execução do
projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 10 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO |
OBJETIVO: |
Qualificar e melhor organizar o trabalho com investimentos em
treinamentos técnicos e comportamentais e participação em congressos,
simpósios e seminários que contribuam para o
domínio das regras jurídicas e procedimentais que regulam a administração
pública, bem como contribuam para manter os servidores atualizados em suas
áreas de atuação e preparados quanto as técnicas de execução de atividades
visando o alcance dos melhores resultados na administração e
operacionalização do Sistema Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do
Consumidor. Visando a atualização contante, também se faz necessário a
disponibilização no órgão de assinatura de jornais, periódicos e
publicações técnicas ou afins relacionadas a proteção e defesa dos direitos
do consumidor. |
DURAÇÃO: |
Exercício de 2015 e subsequentes. |
PÚBLICO ALVO: |
Participantes do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, servidores
do PROCON Cachoeiro de Itapemirim, membros do CONDECON. |
AGENDAMENTO: |
XXXXXXXXXX |
TEMAS: |
Qualificar e melhor organizar o trabalho com investimentos em
treinamentos. |
COORDENAÇÃO: |
Coordenador
Executivo do PROCON Cachoeiro de Itapemirim: Rogério da Silva Athayde, |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditores Fiscais: Janaina Mouro Noé, Magda
Aparecida Gasparini, Neidemar Paulino de Souza. |
RECURSOS MATERIAIS: |
Aquisição da participação em congressos, simpósios, seminários,
cursos, diárias, hospedagens, despesas com locomoção, assinatura de jornais,
periódicos e publicações técnicas ou afins relacionadas a proteção e defesa
dos direitos do consumidor e qualquer outro material ou serviço que se fizer
necessário para a execução do projeto. |
PONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 11 |
|
TÍTULO DO PROJETO: |
PROCON SECRETARIA |
OBJETIVO: |
Implantar comitê formado por servidores públicos municipais visando
verificar a viabilidade administrativa e financeira da transformação da
Coordenadoria Executiva de Defesa do Consumidor na Secretaria Municipal de
Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor. Esta mudança visa, ao
transformar o órgão em uma secretaria, agilizar os processos de tomada de
decisões administrativas de grau recursal, além de proporcionar autonomia na
gestão administrativa. Espera-se com essa mudança no formato de gestão
atingir independência administrativa, tornando o PROCON Cachoeiro referência
e modelo de ações de proteção e defesa do consumidor. |
DURAÇÃO: |
Exercício de 2015 e subsequentes. |
PÚBLICO ALVO: |
Servidores do PROCON, considerados usuários internos, e os cidadãos
que utilizam os serviços oferecidos pelo PROCON Cachoeiro. |
AGENDAMENTO: |
XXXXXXXXXX |
TEMAS: |
Autonomia administrativa, financeira e patrimonial e agilização dos
processos de tomada de decisões. |
COORDENAÇÃO: |
Coordenador Executivo do PROCON Cachoeiro de Itapemirim: Rogério da
Silva Athayde, |
ORGANIZAÇÃO: |
Auditores Fiscais: Janaina Mouro Noé, Magda
Aparecida Gasparini, Consultor interno: Lucas Lazzari Serbate. |
RECURSOS MATERIAIS: |
Material de processamento de dados, material de expediente, e qualquer
outro material ou serviço que se fizer necessário para a execução do projeto. |
FONTE E RECURSOS: |
Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
Cachoeiro de Itapemirim, 29 de abril de 2015.
ROGÉRIO DA SILVA ATHAYDE
Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de
Itapemirim
CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO
CONSUMIDOR
- CONDECON -
RESOLUÇÃO Nº 003,
de 29 de abril de 2015.
O plenário do
CONDECON - Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, no uso de
suas competências regimentais e atribuições legais, conferidas pela Lei Federal
nº 8.078, de 22 de setembro de 1990, Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março
de 1997, e Lei Municipal nº 7078, de 01 de outubro de
2014, em decisão aprovada em reunião ordinária realizada no dia 29 de abril
de 2015,
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar o Relatório Bimestral de Atividades do
CONDECON, referente ao 1º bimestral de 2015, conforme anexo que passa a fazer
parte integrante desta Resolução.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Cachoeiro de Itapemirim, 29 de abril de 2015.
ROGERIO DA SILVA ATHAYDE
Presidente do CONDECON
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de
Itapemirim
RELATÓRIO BIMESTRAL DE ATIVIDADES – 1º BIMESTRE DE
2015 – CONDECON
INTRODUÇÃO
A resolução
CONDECON 002/2015 aprovou o Plano de Trabalho para o exercício
de 2015 e subsequentes estabelecendo os programas PROCON CIDADÃO, PROCON
DIGITAL e PROCON MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA. O primeiro visando contribuir
para o desenvolvimento da sociedade, atuando nas comunidades através de
orientações e esclarecimentos educativos relacionados ao consumo consciente; e
os demais visando elevar o nível de satisfação dos consumidores atendidos pela
Coordenadoria Executiva de Defesa do Consumidor, através de investimentos na
melhoria da estrutura física e treinamento de pessoal.
Cada programa
agrupa diversos projetos, identificados por fichas, organizados em um conjunto
de atividades contínuas e interligadas que se encontram em nível de maior
especificidade e com recursos, prazos e equipes definidas. Os projetos
considerarão os mesmos objetivos dos programas nos quais se inserem.
Assim, a gestão
de cada projeto será apresentada no relatório bimestral de atividades elaborado
para informar aos conselheiros do CONDECON as ações desenvolvidas para a
concretização de cada um deles.
O relatório de
atividades abordará minimamente o status de cada projeto, as etapas concluídas,
a coordenação e a organização e os recursos materiais.
As etapas
pendentes e detalhamentos tais como atas e demais documentos gerados estarão
disponíveis para consulta, no portfólio de cada projeto, devidamente arquivados
na sede do CONDECON.
FICHA 1 -
PROJETO PROCON NO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR. |
|
META: |
Promover a 1ª Jornada de Difusão do Conhecimento do Direito do Consumidor,
com um dia destinado a realização de palestras e debates visando propagar os
conhecimentos sobre os direitos do consumidor, trazendo especialistas no tema
para a realização de palestras e minicursos, na primeira quinzena de Março de
2015. |
STATUS: |
Em
execução |
ETAPAS CONCLUÍDAS: |
Local: Teatro
Municipal Rubem Braga. Programação do
dia 11/03/2015: 18:00 horas
-Apresentação da Camerata Tocando em Frente – Projeto Casa Verde. 18:30 horas –
Abertura oficial (pronunciamento de autoridades convidadas). 19:10 horas até
19:50 horas – Painel :“O papel do Ministério Público Estadual na Defesa dos
Consumidores” proferido pelo Dr. Cleto Vinicius Vieira Pedrollo. 19:50 horas até
20:00 horas – Intervalo. 20:00 horas até
21:30 horas – Palestra: “Relação de Consumo, Sujeitos e Objetos” proferida
pelo Dr. Cristiano Heineck Schmitt. 21:30 horas até
22:00 horas – Grupo de discussão. Programação do
dia 12/03/2015: 18:00 horas
-Apresentação de Contação de Histórias – Maria Elvira Tavares Costa. 18:30 horas –
Abertura oficial (pronunciamento de autoridades convidadas). 19:10 horas até
19:50 horas – Painel :“A atuação do PROCON – Resolução de conflitos pela via
administrativa” proferido pelo Dr. Igor Rodrigues Britto. 19:50 horas até
20:00 horas – Intervalo 20:00 horas até
21:30 horas – Palestra: “Superendividamento e Publicidade na Relação de
Consumo” proferida pelo Dr. Leonardo de Medeiros Garcia. 21:30 horas até
22:00 horas – Grupo de discussão.
|
COORDENAÇÃO: |
Magda
Aparecida Gasparini |
ORGANIZAÇÃO: |
Janaina
Mouro Noé |
APOIO ORGANIZAÇÃO: |
Antonio
Henrique Martinelli Vidal, Aquiles Madeira Launé, Clayton dos Santos Stulzer,
Edilamar Andrade da Costa Marroquio, Jorge Luiz Rocha, Juliana da Silva
Ferreira, Juliana Rozaes Coelho, Julio Cezar Vigne, Karina Guerra Rodrigues,
Lays Cossi Correia, Liotides Pereira de Souza Junior, Lucas Lazzari Serbate,
Neidemar Paulino de Souza, Regina Célia Zanol, Ricardo Silva Fonseca, Rodrigo
Sabino dos Santos, Susany Garcia Calvi. |
FICHA 1 -
PROJETO PROCON NO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR |
|
RECURSOS
MATERIAIS: |
Apoio
organização: FACCACI
– Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de
Itapemirim
FDCI
– Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim
Faculdade
MULTIVIX
Centro
Universitário São Camilo
Maria
Elvira Tavares Costa - Contadora de Histórias, Escritora, Agente Cultural
Programa de Promoção e Assistência Social – Casa Verde
Dr. Cleto Vinicius Vieira Pedrollo.
Dr. Igor Rodrigues Britto.
|
Adquiridos
com recursos do FMPDC: Contratação
de palestrantes Cristiano Heineck Schmitt …...........R$ 1.450,00 Contratação
de palestrantes Leonardo de Medeiros Garcia ….....R$ 1.450,00 Contratação
de hospedagem Hotel Rinkão Ltda ….......................R$ 400,00 Total
…...........................................................................................R$
3.300,00 |
|
Realizados
e cedidos através de parcerias com Secretarias Municipais: Coordenadoria
Executiva de Administração do Gabinete do Prefeito: Contratação
de passagens aéreas para palestrante (Porto Alegre/RS x Vitória/ ES x Porto
Alegre/RS)......................................................................R$
1.864,77 Total..................................................................................................R$
1.864,77 Coordenadoria
Executiva de Defesa do Consumidor:
|
FICHA 1 -
PROJETO PROCON NO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR |
|
RECURSOS
MATERIAS: |
Realizados
e cedidos através de parcerias com Secretarias Municipais: Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Social:
DATACI
– Companhia da Tecnologia da Informação de Cachoeiro de Itapemirim.
Secretaria
Municipal de Cultura:
Secretaria
Municipal de Serviços Urbanos:
Secretaria
Municipal de comunicação:
Secretaria
Municipal de Gestão Estratégica:
Secretaria
Municipal de Transportes:
Em
contrapartida para os recursos materiais cedidos por Secretarias Municipais o
CONDECON, deliberou favoravelmente a aquisição e instalação de equipamento de
climatização de ar para a recepção do Teatro Municipal Rubem Braga com
recursos financeiros do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. |
FICHA 2 - PROJETO PROCON NA
ESCOLA |
|
META: |
Ministrar nas escolas do município de Cachoeiro de Itapemirim
palestras com conteúdos programáticos que visem a formação de consumidores
conscientes, capazes de reflexões
que proporcionem uma atitude crítica como consumidores e como cidadãos que
conhecem e exigem seus direitos. |
STATUS: |
Em
execução |
ETAPAS
CONCLUÍDAS: |
|
COORDENAÇÃO |
Ricardo
Silva Fonseca |
ORGANIZAÇÃO: |
Magda
Aparecida Gasparini |
APOIO
ORGANIZAÇÃO: |
Juliana
Louzada de Backer, Nália Thomas de Araújo Pastore Santana, Rodrigo Sabino dos
Santos, Susany Garcia Calvi, Magda Aparecida Gasparini, Regina Célia Zanol,
Janaina Mouro Noé, Liotides Pereira de Souza Junior. |
RECURSOS
MATERIAIS: |
Em
etapa de definição. |
FICHA 3 - PROJETO PROCON
ITINERANTE |
|
META: |
Levar os serviços oferecidos pelo PROCON Cachoeiro de Itapemirim aos
bairros e distritos da Cidade, oferecendo orientação aos consumidores que
perceberem seus direitos lesados e, quando necessário, realizando a coleta e
o registro das reclamações e os demais encaminhamentos oficiais necessários
para a resolução das demandas dos consumidores. |
STATUS |
Em
execução |
ETAPAS
CONCLUÍDAS: |
|
COORDENAÇÃO; |
Ricardo
Silva Fonseca |
ORGANIZAÇÃO: |
Magda
Aparecida Gasparini |
APOIO
ORGANIZAÇÃO: |
Juliana
Louzada de Backer, Nália Thomas de Araújo Pastore Santana, Rodrigo Sabino dos
Santos, Susany Garcia Calvi, Magda Aparecida Gasparini, Regina Célia Zanol,
Janaina Mouro Noé, Liotides Pereira de Souza Junior. |
RECURSOS
MATERIAIS: |
Em
etapa de definição. |
FICHA 4 - PROJETO SABER
CONSUMIR |
|
META: |
Construir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação projeto visando
formas de treinar os educadores, objetivando instrumentalizar e incentivar o
desenvolvimento de práticas nas escolas, onde os alunos possam reconhecer as
relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano e os interesses e
influências do mercado produtor sobre suas escolhas. O projeto objetiva
influenciar a percepção de que o ato de consumir vai além da simples compra e
venda de produtos e serviços e abrange questões relativas à segurança, saúde,
proteção da vida, ética, finanças entre outras. |
STATUS: |
Não
iniciado |
FICHA 5 –
PROJETO CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO AO SUPERENDIVIDADO |
|
META: |
Promover estudos para a verificação da viabilidade da criação e
implantação no exercício de 2016 de um projeto-piloto oferecendo serviços com
o propósito de promover o atendimento individual de consumidores insolventes,
com a promoção de medidas preventivas e corretivas, de âmbito individual e
coletivo, das causas e efeitos do crédito irresponsável. |
STATUS: |
Não
Iniciado |
FICHA 6 –
PROJETO SEMANA DO CONSUMIDOR |
|
META: |
Oferecer os serviços prestados na sede do PROCON Cachoeiro, durante
uma semana, em standes montados na praça Jerônimo Monteiro, levando
orientação aos consumidores que perceberem seus direitos lesados e, quando
necessário, realizando a coleta e o registro das reclamações e os demais
encaminhamentos oficiais necessários para a resolução das demandas dos
consumidores. |
STATUS: |
Não
iniciado |
FICHA 7 – PROJETO
RECLAMAÇÕES ON LINE |
|
META: |
Criar página na internet para o PROCON Cachoeiro de Itapemirim que
abrigue todas as informações relativas ao órgão e funcione como um canal para
prestar informações relativas ao direito do consumidor, divulgação do cadastro
de reclamações fundamentadas, entre outras, além de oferecer ao usuário uma
ferramenta que possibilite o cadastro de reclamações via internet. |
STATUS: |
Não
iniciado. |
FICHA 8 –
PROJETO HUMANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA |
|
META: |
Reestruturar a sede do PROCON Cachoeiro visando um ambiente de
trabalho humanizado, tornar o ambiente mais higiênico e acolhedor para os
seus colaboradores e usuários, proporcionando melhores condições de trabalho
através da reforma da estrutura física, substituição de mobiliários obsoletos
e aquisição de equipamentos de informática. |
STATUS: |
|
FICHA 9 -
PROJETO PROCON INFORMATIZADO |
|
META: |
Implantar o registro e o controle do tráfego de documentos e processos
no PROCON Cachoeiro de Itapemirim, garantindo informações com transparência,
rapidez e confiabilidade. Atualmente toda a tramitação de documentos
relativos aos procedimentos internos do órgão e relativos aos usuários
externos é realizada manualmente em livros de protocolo o que leva sempre ao
retrabalho, além de fluxos confusos e demorados. Através da implantação de um
sistema de protocolo os usuários internos e os cidadãos poderão acompanhar de
forma simples e prática o andamento dos documentos protocolados no PROCON
Cachoeiro. A busca de processos poderá ser simplificada e todos os documentos
protocolizados poderão ser classificados de acordo com o assunto, prazo de
tramitação, tempo de arquivamento entre outras especificações, o que
facilitará a sua localização e contribuirá para o cumprimento dos prazos
estabelecidos, para a desburocratização, para a diminuição de custos
operacionais e para a redução do tempo de tramitação dos processos. |
STATUS: |
Não
iniciado. |
FICHA 10 – PROJETO
TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO |
|
META: |
Qualificar e melhor organizar o trabalho com investimentos em
treinamentos técnicos e comportamentais e participação em congressos,
simpósios e seminários que contribuam para o domínio das regras jurídicas e procedimentais
que regulam a administração pública, bem como contribuam para manter os
servidores atualizados em suas áreas de atuação e preparados quanto as
técnicas de execução de atividades visando o alcance dos melhores resultados
na administração e operacionalização do Sistema Municipal de Proteção e
Defesa dos Direitos do Consumidor. Visando a atualização contante, também se
faz necessário a disponibilização no órgão de assinatura de jornais,
periódicos e publicações técnicas ou afins relacionadas a proteção e defesa
dos direitos do consumidor. |
STATUS: |
Não
iniciado. |
FICHA 11 –
PROJETO PROCON SECRETARIA |
|
META: |
Implantar comitê de estudos formado por servidores públicos municipais
para verificar a viabilidade administrativa e financeira da transformação da
Coordenadoria Executiva de Defesa do Consumidor na Secretaria Municipal de
Proteção e Defesa dos direitos do Consumidor, durante o exercício de 2015. |
STATUS: |
Não
iniciado. |
CONSELHO MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO
CONSUMIDOR - CONDECON -
RESOLUÇÃO Nº 004,
de 29 de abril de 2015.
O plenário do CONDECON - Conselho Municipal de Proteção
e Defesa do Consumidor, no uso de suas competências regimentais e atribuições
legais, conferidas pela Lei Federal nº 8.078, de 22 de setembro de 1990,
Decreto Federal nº 2.181, de 20 de março de 1997, e Lei
Municipal nº 7078, de 01 de outubro de 2014, em decisão aprovada em reunião
ordinária realizada no dia 29 de abril de 2015,
CONSIDERANDO a necessidade de operacionalizar a realização da
1ª Jornada de Difusão do Conhecimento do Direito do Consumidor, projeto constante
do Plano de Trabalho do CONDECON, Programa PROCON Cidadão, Ficha 1, denominada
Projeto PROCON no dia Internacional do Consumidor;
CONSIDERANDO o relatório bimestral de atividades do CONDECON,
1º bimestre de 2015, aprovado em reunião do dia 29 de abril de 2015,
consubstanciado na resolução 003/2015, que relaciona os recursos materiais
cedidos por diversas Secretarias Municipais para a realização da 1ª jornada de
Difusão do Conhecimento do Direito do Consumidor,
RESOLVE:
Art. 1º Aprovar a aquisição
e instalação de equipamento de climatização de ar a ser instalado na recepção
do Teatro Municipal Rubem Braga em contrapartida da utilização de suas
dependências para a promoção de atividades e eventos educativos relacionados à
educação, proteção e defesa do consumidor.
Parágrafo único. Os termos da utilização das dependências do Teatro Municipal Rubem
Braga devem ser estipulados em Termo de Compromisso e Responsabilidade pelo
Uso do Teatro Municipal Ruben Braga a ser firmado entre as Secretarias
Municipais as quais estão vinculados o CONDECON e o Teatro Municipal Rubem
Braga, devendo ser divulgado através de publicação no diário oficial do
município.
Art. 2º Esta Resolução entra em vigor
na data de sua publicação.
Cachoeiro de Itapemirim, 29 de abril de 2015.
ROGERIO DA SILVA ATHAYDE
Presidente do CONDECON
Este texto não substitui o
original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cachoeiro de
Itapemirim